abril 15, 2015

Causa da infertilidade

IVI

A maioria das pessoas imagina que engravidar é algo fácil, mas a realidade é que o potencial reprodutivo da espécie humana é baixo. Mesmo pessoas jovens sem qualquer problema de fertilidade possuem em cada ciclo uma possibilidade de gravidez que gira em torno de apenas 25%. Por isso recomenda-se procurar um especialista em fertilidade após um ano de tentativas, o que corresponde a chances acumuladas de engravidar de 90%. A não ser que a mulher tem mais de 35 anos, nesse caso sua fertilidade começa a diminuir com mais velocidade e por isso, recomenda-se reduzir o tempo de espera para 6 meses. A causa da infertilidade pode ter origem em fatores internos (genética, idade) ou externos (hábitos). Vamos ver os principais neste post.

Sobre a infertilidade ter origem no homem ou na mulher, as porcentagens são equivalentes. A estimativa é que 30% da origem está no homem, 30% na mulher, 20% em uma combinação onde homem e mulher estão contribuindo para a dificuldade de engravidar, e por último, 20% de casos são de origem desconhecida, ou seja, apesar de aparentemente estar tudo bem, o casal não consegue a gravidez, o que não quer dizer que não existe um problema, mas sim que a medicina atual ainda não conseguiu explicar.

Principais causas da infertilidade Feminina

Fator ovulatório: problemas com a ovulação, ausência da mesma ou baixa qualidade dos óvulos. Às vezes os problemas de ovulação surgem com a queda natural da fertilidade. Isso ocorre porque os óvulos nascem com a mulher e vão perdendo qualidade com o passar dos anos, diferente dos espermatozoides, que são produzidos continuamente ao longo da vida do homem.

Fator tubário: Devido a lesões ou obstruções nas trompas de falópio.

Endometriose: Nem sempre a endometriose causa infertilidade, porém o avanço desta doença, que se caracteriza pela presença do tecido uterino fora do útero, pode comprometer a fertilidade ou dificultá-la.

Doenças sexualmente transmissíveis: Atualmente a Clamídia é considerada a principal causa de infertilidade evitável.

Outros fatores de risco: doenças de tireoide, uso de antidepressivos, baixa receptividade do endométrio, consumo de álcool, drogas, fumar e obesidade.

Principais causas da infertilidade Masculina

Alterações na produção do esperma: baixa qualidade e/ou mobilidade dos espermatozoides.

Varicocele: 40% dos casos de infertilidade masculina são devidos à varicocele, também conhecida como varizes dos testículos.

Alterações no trato genital ou problemas de ereção.

Outros fatores de risco: consumo de álcool, anabolizantes, drogas, fumar e obesidade.

Independente da causa da infertilidade ter origem no homem ou na mulher, os médicos consideram que a infertilidade é do casal, pois para conseguir a gravidez os dois devem estar juntos no tratamento.

Solicite a sua primeira consulta:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up