julho 22, 2014

Dia-a-dia do embrião

embrião no laboratorio

Comitê Editorial IVI Salvador

O espermatozoide fecunda o óvulo. Assim começa a grande aventura sobre como surge a vida. Mas, este momento mágico e cheio de mistérios nos leva a questionar nossos conhecimentos sobre como se forma o ser humano:

Você sabe como é o dia-a-dia do embrião?

dia-a-dia embrião

A reprodução humana assistida ajuda a nascer anualmente cerca de 350 mil bebês em todo o mundo e, muitos deles um dia vão sentir a curiosidade, típica das crianças, de saber como chegaram ao mundo. No IVI te ajudamos a responder esta pergunta com uma riqueza de detalhes completa: 


Dia 1: Depois da união entre óvulo e espermatozoide, a informação genética de ambos gametas se reorganizam formando um novo núcleo celular composto por 46 cromossomos. Neste processo nasce o pré-embrião, que leva o nome de zigoto e mede aproximadamente 0,15 milímetros.


Dia 2: Começa a divisão celular do zigoto. Primeiro em duas células, depois cada célula se divide outra vez em duas chegando a 4 células.


Dia 3: As divisões celulares continuam até atingir 8 células. Neste momento, a qualidade dos embriões é avaliada, pois nem todos se desenvolvem corretamente. Os embriões com melhor desenvolvimento serão transferidos ao útero materno.


Dia 4: As divisões continuam aumentando o número de células ao mesmo tempo que se compactam para formar o que denominamos mórula. Este processo de compactação celular é fundamental para que as células, que até o momento se multiplicavam sem estabelecer relação entre elas, comecem a gerar conexões que permitem a evolução para o seguinte passo do desenvolvimento embrionário: A formação de blastocisto.


Dias 5 e 6: Se o desenvolvimento é correto e o embrião viável, entre o dia 5 e 6 o embrião alcança o estado de blastocisto. A partir da forma de mórula no dia 4, as células começam a conectar-se e isto permite não apenas continuar a divisão celular a aproximadamente 100 células, mas também uma distribuição em dois grupos. Um grupo de células se distribui pelo contorno periférico formando uma esfera denominada trofoectoderme e outro grupo forma uma massa compacta unida ao trofoectoderme denominada Massa Celular Interna, que será o futuro bebe. O trofoectoderme tem um papel fundamental durante o processo de implantação no endométrio uterino.
Apesar de algumas transferências serem realizadas no terceiro dia do desenvolvimento embrionário, cada vez existem mais casos denominados cultivo sequencial ou cultivo prolongado a blastocisto, onde a transferência acontece entre o dia 5 ou 6. O objetivo destes cultivos é garantir a formação do blastocisto, passo fundamental para a próxima fase, que é a implantação no útero materno depois da transferência embrionária.


Dias 7 a 12: Graças às enzimas segregadas pelo trofoectoderme, o endométrio estará mais receptivo, facilitando que o blastocisto possa implantar-se aderindo às paredes do útero. O endométrio começará a segregar o hormônio hCG que permite a produção contínua de progesterona. Consequentemente, o ciclo menstrual é interrompido preparando o corpo para a gravidez.

A partir deste momento, o saco amniótico inicia sua formação e o embrião, implantado no endométrio, cresce pouco a pouco. Através de ultrassonografias é possível acompanhar o desenvolvimento dos órgãos, do esqueleto e as extremidades do corpo, que vai adquirindo autonomia funcional de forma progressiva de um bebê.

Emocionante fenômeno, não? Mas provavelmente você vai precisar de uma versão simplificada para seu futuro filho…

Solicite informação sem compromisso:

51 Comentários

  • Luciana Barbosa says:

    As crianças nascidas com a ajuda dos tratamentos de reprodução humana, são iguais a outras crianças, tendo chances similares de problemas genéticos. No entanto, existe no caso da reprodução assistida a possibilidade de fazer um teste genético para identificar se o embrião vai desenvolver as principais doenças genéticas, incluindo a sindrome de down. O teste chama-se diagnóstico genético pré-implantacional.

  • Juaneide de Abreu sales says:

    Fiz minha enceminacao ta tá c doze dias só sentir cólicas algumas reações,q acredito q pode ser tbm dos medicamentos e fiz dois teste de gravidez de Farmacia deu negativos mais tava recente tipo sete dias.me entristeçi.mais sabendo q podia dar negativo.foi só um embrião.tenho38 anos posso ter a esperança? to convicta q Deus segurou meu BB.sou mãe de mais três filhos .e aí?

    • Blog.BR says:

      Juaneide,
      O teste de gravidez precisa ser feito após 15 dias da inseminação. Antes disso não é possível detectar o hormônio da gravidez na urina.
      Tenha paciência e mantenha a calma, ainda existem chances!
      A inseminação é um tratamento de baixa complexidade para casos leves de infertilidade ou mulheres jovens, as chances de gravidez são menores que a Fertilização in Vitro, porém é possível conseguir engravidar com esse tratamento.
      boa sorte! estamos torcendo por você!

  • Sandra says:

    Acho que estou de 12dias , e sentindo à implantação as cólicas, inchaço no pé da barriga, ontem senti tontura e outros sintomas …Será que a implantação deu certo ? Será que estou grávida? muito ansiosa. ..

    • Blog.BR says:

      Olá Sandra, tente ficar tranquila, todos estes sintomas podem ser inclusive uma influência da sua ansiedade. Tente ficar tranquila, mas levando uma vida normal, e lembre-se que não adianta fazer o teste de gravidez antes do tempo, ok? porque não há níveis suficientes do hormônio no corpo para que o resultado seja positivo…

  • Carla says:

    Olá! Tenho 36 anos e no D2 da minha Transferência de 3 embriões de 3 dias, tive orgasmo involuntário durante a noite, acordei com uma cólica moderada e fiquei apavorada! Meu médico disse q ficasse tranquila mas não tivesse relações sexuais até o beta, mas vi q sites de clínica de reprodução como a Huntington, Vida Bem Vinda, Evangelista Torquato e o IPGO, dizem q não pode haver orgasmos após a FIV pq as contrações q eles causam, podem impedir a implantação do embrião, é verdade ? Ainda estou mto preocupada! Hj estou no D5.
    Obrigada.

    • Blog.BR says:

      Olá Carla, siga as instruções do seu médico e procure manter o repouso e tranquilidade, a espera para o resultados do tratamento é de muita ansiedade. Não conhecemos comprovações científicas que relacionam o orgasmo e o fracasso dos tratamentos de fertilização in vitro.

  • Carla says:

    Olá! Tenho 36 anos e no D2 da minha TRANSFERÊNCIA de 3 embriões de 3 dias, tive orgasmo involuntário durante a noite e acordei com uma cólica moderada e fiquei apavorada! Meu médico disse pra ficar tranquila e não ter relações sexuais até o beta, mas vi sites de clínica de reprodução como a Huntington, Vida Bem Vinda, Evangelista Torquato e o IPGO, dizerem q não pode haver orgasmos após a FIV pois as contrações q eles causam, podem impedir a implantação do embrião, isso é verdade ? Hj estou no D5. Ainda estou mto preocupada. Obrigada.

    • Blog.BR says:

      Boa tarde Carla,
      Fique tranquila se você já conversou com o seu ginecologista. No IVI também desconhecemos estas teorias relacionadas com o orgasmo e implantação embrionária.

  • Karina says:

    Bom dia!! Fiz um transferência de 2 embriões no dia 29.10 mas ainda não tive sangramento o único sintoma foi muita cólica. Será que deu certo?Fiz um teste de farmácia com 11 dias e deu negativo.

    • Blog.BR says:

      Boa tarde Karina,
      Nem sempre acontece o sangramento e o teste de farmácia é preciso esperar um pouco mais. Este período da espera parece uma eternidade, não? Mas infelizmente é preciso esperar e tentar fazer apenas atividades tranquilas.
      Boa sorte!!

  • Luana says:

    Tenho 33 anos e estou na minha primeira ICSI, foram aspirados 8 folículos, mas apenas 2 ovulos estavam maduros para serem fertilizados, e isso não pode acontecer no mesmo dia da aspiração, logo os 2 espermatozóides foram colocados em contato com o óvulo 1 dia após a aspiração..
    Apenas 1 embriao se desenvolveu e no segundo dia da fertilização estava com 2 células, bem assimétricas e sem fragmentos, meu médico nos disse que era um embriao bom.
    Mas minhas chances são menores neste caso?

    • Blog.BR says:

      Olá Luana, ter um embrião bom é melhor que ter vários embriões regulares, por outro lado com um único embrião caso precise fazer mais de uma tentativa, teria que passar mais uma vez pelo processo de estimulação dos ovários para obter mais óvulos.

  • Lina says:

    Ola,

    Fiz colecta e tive 5 ovulos, apos a fertilizaçao no D5 estou com 1 embrião congelado e outro em estagio morulo, e outros dois bloquearam a o desenvolvimento, queria saber pq isso acontece, o bloqueio de desenvolvimento e se no estagio morulo ainda no D5 é normal?

    estes embriões tem chances no descongelamento?

    Obrigado

    • Blog.BR says:

      Olá Lina, infelizmente o embrião pode bloquear em qualquer estágio do seu desenvolvimento. Com relação ao embrião congelado, com certeza, é possível descongelar, entendendo que o embrião que foi congelado apresentava condições saudáveis. Esta técnica está comprovada como segura.

  • Valeria Félix da silva says:

    Boa noite! Fiz uma FIV dia 5 desse mês de Dezembro,no dia 9 foi a transferência de 3 embriões , no décimo dia tive uma borra e mais tarde sangramento que durou uns 3 dias, meu médico disse pra fazer o beta dia 21, ou seja com 12 dias, fiz e deu negativo, fiquei arrasada. Será que fiz o exame cedo e pode ter dado um resultado errado? Será que posso está grávida mesmo após o sangramento?

    • Blog.BR says:

      Olá Valeria,
      Desculpe a demora por conta das férias do BLOG. Nesta altura você já deve ter seu resultado oficial. Espero que seja positivo!

  • ana tarsia pilar de vargas says:

    dia 06/12 fiz uma fertilização(transferência de embrião) dia 17/12 fiz o exame BETA QUE O MEDICO SOLICITOU, PORÉM DEU NEGATIVO. Só que estava tomando os medicamentos: primogyna 2mg e utrogestan (óvulo vaginal)200mg. Também não tive sangramento e desconforto nenhum.Será que estes medicamentos podem estar trancando o sangramento, já que o exame deu negativo?

    • Blog.BR says:

      Olá Ana,
      Desculpe responder somente agora, estávamos em período de férias no BLOG. Imagino que já tenha solucionado sua dúvida. Espero que esteja bem.
      Feliz ano novo!

  • Patricia says:

    Bom dia, fiz a minha transferência de dois embriões no dia 3 de fevereiro, já estou no quarto dia,certo?, mas não tenho nenhuns sintomas. Será que consegui engravidar após tantos anos de tentativas? Tenho medo, não sei que fazer. Vou fazer meu teste dia 14 de fevereiro.

    • Blog.BR says:

      Boa tarde Patricia, a maioria das pessoas não têm sintomas após a transferência, por isso não se preocupe. Até chegar o dia do seu beta, tenha uma rotina tranquila e pense positivo. Estaremos torcendo por você!

  • Melissa says:

    Olá Patricia, vc fez a tranferencia no mesmo dia q eu. Tbem nao tenho sintomas apenas cólicas leves as vezes.

  • Lara says:

    Bomdia eu estou com 07 de implantação nos 01 até o 05dias eu sinto cólica e umas fígados mas agora não estou sentindo nada .Será é normal. E até agora não tive sinal de borra de café. Min ajudar estou muito preocupado .

  • Aan Carolina says:

    Alo tenho 39 anos Fiz colecta hoje e tive 10 ovulos Maduro mais um D’r mim disse que vai congelar e que eu tenho ligar no primeiro dia da mestruacao para descongelar para empilatar eu nao enteldo podem mim anjudar por favor

    • Blog.BR says:

      Bom dia Ana,
      O ideal é você perguntar as razões para ele, pois poderia ser simplesmente a prática de muitas clínicas baseada em teorias que afirma que as transferências em ciclos posteriores oferecem mais chances de gravidez,ou que ele identificou que você estava um pouco hiperestimulada e por isso teria mais chances de gravidez em um ciclo posterior.

  • Aan caroline says:

    Ola o que e um hiperestimulada

  • Eliana says:

    Boa tarde,
    Fiz uma implantação de um embrião com 7 células no D3, porém realizei o exame e negativo, gostaria de saber se somente um embrião com 7 células a minha chance eram pequenas? Foi um processo de ovodoção.

    • Blog.BR says:

      Bom dia Eliana,
      Existem vários parâmetros para avaliar a viabilidade do embrião, não são apenas a quantidade de células e sim o momento que elas se dividiram, o aspecto que têm e quando o médico solicita, também os aspectos genéticos através de exame específico, por isso não seria possível responder sua pergunta.

  • FERNANDA FRANÇA says:

    Olá bom dia!! eu tive 07 óvulos…03 amadureceram..e apenas 01 fecundou .tirei na sexta feiRa e foi transferido na segunda….gostaria de saber se tenho chance de engravidar c apenas 01 embrião e de 3D???

    • Blog.BR says:

      Olá Fernanda,
      Você tem chances com um embrião sim. Inclusive existe uma corrente muito forte para seja transferido apenas um embrião ao útero materno, para dessa forma ter mais chances de uma gravidez segura para o bebê e para você, pois evitamos a gravidez múltipla.

  • Regina says:

    Bom dia. Transferi 2 embriões D3 no dia 21/03, desde a transferência sinto cólicas leves. Pelas minhas contas o processo de implantação deve estar completo na terça feira, gostaria de saber se na sexta 31 já poderia tentar um teste de farmácia.

    • Blog.BR says:

      Olá Regina, para quando marcaram seu Beta? no dia 31 são apenas 10 dias, existe o risco de um falso negativo porque a concentração do hormônio da gravidez ainda pode ser baixa.

  • Sara says:

    Bom dia! Transferi dois embriões no D2 mas não deu certo. Tenho um embrião congelado no D5 (blastocisto), sendo que este no segundo dia tinha crescido muito rápido, 7 células. Este blastocisto é de classificação B. Acabei de completar 35 anos. Quais as minhas chances com apenas esse embrião? Há algum problema por ele ter crescido muito rápido nos primeiros dias?

    • Blog.BR says:

      Crescer mais rápido ou mais lento costuma ser um dos indicadores do laboratório de embriologia para classificar o embrião. Para engravidar é preciso que apenas um embrião implante.

  • Liane says:

    Olá, tenho 42 anos e fiz uma FIV na segunda feira agora, dia 18/09/17, foram implantados dois embriões, um em estado de morula e um embrião com dez células AB, esses embriões são de qualidade? E outra, nunca tive problema com fertilidade, apenas tenho a trompa cortada, engravidava normalmente. Obg

    • Blog.BR says:

      Boa tarde Liane, mesmo as pessoas mais férteis sofrem uma queda da fertilidade aos 42 anos. Provavelmente essa é uma razão para a necessidade do tratamento. Sobre a qualidade do embrião, AB é um critério de bom, mas para ter detalhes mais específicos é importante conversar com o embriologista ou seu médico.

  • Liane says:

    Bom dia um embrião em estagio de morula e outro com 10 células de qualidade AB são bons? Obg

  • Adriane says:

    Olá, tenho 42 anos, fiz a implantação de 02 óvulos dia 11/09/2017, os óvulos deram bons mas estou sentindo cólica todos os dias e um desconforto no pé da barriga, não houve sangramento nenhum, não senti enjoos até agora, quais orientações o Sr. me daria? O meu médico falou que não bons esses sintomas.

    • Blog.BR says:

      Olá! você já teve o resultado do beta? Durante este período a única coisa que pode fazer é tomar os medicamentos que indique seu médico e tentar levar uma vida tranquila. Boa sorte!

  • Mari says:

    Olá

    Fiz um coito programado no qual obtive 2 folículos ..eles estavam com 16 e 9mm …no tempo estimado para o folículo de 16 já estar com 20mm foi aplicado choriomon. .Porém ao fazer uma ultra o folículo que rompeu foi o menor e já tinha corpo luteo. . O que esperava que fosse romper não tinha corpo luteo e estava com 21mm ainda …com vascularização …
    Será que o folículo que rompeu fez isso no tamanho certo ? O choriomon só eclode o que estiver em bom tamanho ?
    Obrigada

  • Omcldc says:

    Olá, com quantos dias está o embrião em uma tec ? Eu fiz na ivi, mas não perguntei pra médica … queria saber pra poder acompanhar pela tabela de pós transferência qual o dia q estou … no caso hj tem 6 dias q fiz e queria saber como tá o embrião … grata

  • Drica says:

    Olá fiz a implantação de dois embriões hoje dia 10/10/17 D4 um mórula e um 8AB quais as chances de gravidez? E é possível ser gêmeos?eles estão com boa qualidade no D4?

  • Angel says:

    Minha dúvida é a seguinte eu tenho 28 anos fiz laqueadura e fiz uma FIV minha coleta foi dia 11-10-017 dia 15-10 foi minha implantação minha dúvida em q estágio tava meus óvulos foram colocados 3 embrião quais as minhas chances de gravidez o único sintoma e dor de cabeça de vez em quando umas visgadas no colo fiz um teste de farmácia com sete dias deu negativo e estou apreensiva .

  • Mel Silva says:

    Após transferência (fiv). no dia de hoje tive sangramento rosado, explicaram que teve haver com o espectro, mas tenho ido ao wc e continuo com umas manchinhas rosadas sempre que me limpo, é normal? Obrigada

    • Luciana says:

      Bom Dia. Esperamos que você tenha resolvido o problema. Para todas as questões médicas, recomendamos que você sempre chame seu médico ou a clínica para que eles possam ajudá-lo no momento. Saudações

  • Maria says:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se um embrião congelado no D2 pode vir em laboratório a ser evoluído/levado a fase de blastocisto e se isso (essa evolução) prejudica a qualidade do embrião??????
    O fato de ter sido congelado em D2 e a possibilidade de tentar sua evolução a blastocisto significa que esse embrião já é “fraco” ou de menor qualidade por ter sido congelado em D2 e não pelo menos em D3????
    Desde já agradeço se responder as minhas perguntas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite informação sem compromisso

A IVI trata seu banco de dados de forma confidencial e não o compartilha com outras empresas.

Enviando
Obrigado por nos contatar
Voltar ao topoarrow_drop_up