abril 7, 2021

Dia Mundial da saúde: o que é comemorado e por que é no dia 7 de abril

Comitê Editorial IVI Salvador

O Dia Mundial da Saúde é comemorado todos os anos no dia 07 de abril. Refere-se à promoção do bem-estar do ser humano. A data surgiu em 1950. E foi 7 de abril, porque neste mesmo dia, 2 anos antes, em 1948, tinha início uma das instituições até hoje mais respeitadas no planeta, a Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo da data é promover a saúde, garantir um melhor nível de cuidado, e melhorar a qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo.

É bom lembrar que o conceito de “saúde” definido pela OMS ultrapassa em muito a descrição literal da palavra. Ele envolve um estado completo de bem-estar, englobando o físico, o mental e o social. E não apenas as doenças e o que elas provocam. O ambiente externo e a condição psíquica influenciam não somente no corpo, mas na saúde global do cidadão.

E não é de hoje que a preocupação com a saúde e a qualidade de vida vêm ganhando espaço, cada dia mais, na lista de prioridades das pessoas. Portanto, a data é um convite para refletir sobre a nossa qualidade de vida. E questionar se nossos hábitos são de fato saudáveis. E, se não forem, buscar alternativas para mudá-los e melhorá-los.

O conceito de saúde

A cada ano a Organização Mundial de Saúde elege um tema. Depois disso, divulga-se para os governos, instituições e população em geral para provocar a reflexão a respeito. Essa diversidade de temas é interessante porque muitas pessoas se consideram saudáveis apenas por não terem nenhuma doença.

Mas, como já dissemos, a ausência de uma doença nem sempre significa estar saudável. De acordo com a ampla visão da OMS, é necessário a análise de um série de fatores (qualidade de vida, aspectos mentais e físicos) para uma pessoa ser considerada com saúde.

Com isso, percebe-se que ser saudável não é uma condição muito fácil de se alcançar. Muitas pessoas vivem na pobreza e com condições de saneamento básico e alimentação precários. Outras vivem em ambiente tóxicos ou possuem preocupações que podem mexer com todo o organismo e afetar a saúde.

A Lei nº 8.080, do ano de 1990, prevê que a saúde é direito fundamental do ser humano. E o Estado deve fornecer condições indispensáveis para isso. Na lei também está descrito que alguns fatores são determinantes para haver saúde. São eles: alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, acesso a educação, atividade física, transporte, lazer, e acesso à bens e serviços essenciais.

Assim, fatores que podem ser considerados irrelevantes para a saúde de um indivíduo, também afetam a vida saudável de cada um de nós.

“Construindo um Mundo mais Justo e Saudável”, o tema de 2021

Já faz um ano que a pandemia do COVID-19 nos mostrou que algumas pessoas tem mais acesso aos serviços de saúde do que outras. E isso, claro, devido a condições econômicas. No mundo inteiro pessoas lutam para sobreviver com uma escassa renda, condições de habitação e educação precárias, e menos oportunidades de emprego.

Tudo isso leva a uma vida de sofrimento, de doenças que poderiam se evitar e mortes prematuras. No final, isso prejudica as sociedades e as economias dos países. Por conta desse contexto, o tema do Dia Mundial da Saúde em 2021 pede aos líderes de Estado que garantam melhores condições de vida e trabalho, e assim favoreçam a saúde das pessoas.

O vírus atingiu de uma maneira imensurável o mundo. Tendo um impacto mais duro entre as comunidades com maior vulnerabilidade. Que estão expostas à doenças e com menor acesso aos serviços de saúde de qualidade. E sofrendo com todas as adversidades que são resultadas das medidas restritivas que são necessárias para conter a pandemia.

Pode parecer confuso, mas as ações do Dia Mundial da Saúde vão além de cuidarmos da nossa saúde. É preciso lutar por melhorias no todo. É trabalhar para melhorar gradativamente os fatores que determinam uma vida saudável.

Saúde x Infertilidade

Quando um casal pensa em engravidar, a saúde global também precisa estar bem. É necessário tomar cuidados que vão além dos exames de laboratório. Além de fazer consultas regulares ao médico, é importante praticar atividades físicas frequentes, ter uma dieta saudável e controlar o peso.

Dormir bem, evitar o consumo de drogas, e manter um ritmo de vida menos estressante, também entram na lista. Manter-se feliz e positivo diante da vida também é uma forma de ter saúde. Ter qualidade de vida é a melhor forma de cuidar da saúde integral de homens e mulheres. Esses cuidados também são importantes para a saúde reprodutiva de ambos. Se algo vai errado nesse contexto, é possível até mesmo que o casal tenha dificuldades para engravidar.

Caso a gravidez não aconteça, a medicina reprodutiva pode ajudar. O primeiro passo é uma conversa detalhada com um médico especialista em reprodução assistida. Depois falar sobre os hábitos e o histórico de saúde do casal. Diante dessa análise clínica e dos exames iniciais, o profissional vai apontar os melhores caminhos de investigação das causas e as melhores alternativas de tratamento para alcançar a gravidez desejada.

Como ter saúde nos dias de hoje

Alcançar a tão sonhada vida saudável nos dias de hoje não tem sido fácil. Enfrentamos tantos desafios todos os dias, com rotinas cheias de estresse, acabamos sem tempo pra organizar a rotina de saúde. A alimentação não segue tão equilibrada, a prática de exercícios acontece quando sobra um tempo.

Porém, devemos nos esforçar! Tentar ao máximo adotar no dia a dia práticas que melhorem nossa qualidade de vida. Assim, conseguiremos uma melhoria física, mental e também social. Alimente-se bem! Evite excessos. Durma bem e pratique alguma atividade física regularmente.

Só use medicamento por recomendação médica. Lave as mãos e beba muita água. Adicione à sua rotina atividades que te dão prazer. Mantenha as suas amizades – mesmo que nesse momento elas se limitem ao ambiente virtual – e trate bem as pessoas que estão a sua volta.

Apesar de estarmos vivendo dias difíceis, vamos tentar ser positivos diante das adversidades!

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up