agosto 19, 2015

Efeitos dos anabolizantes na fertilidade

efeitos dos anabolizantes

A busca de um corpo musculoso é um objeto de desejo de muitos homens e mulheres. Estar saudável e forte nem sempre significa ter músculos avantajados, por isso apelar para o uso de anabolizantes infelizmente é mais comum do que podemos imaginar. No entanto, os efeitos dos anabolizantes esteroides são uma ameaça tanto para a fertilidade do homem, quanto para seu desempenho sexual, além de outros problemas de saúde que apresentamos aqui. E tem mais: Sabia que a mulher que toma anabolizantes também pode ter problemas de fertilidade?

Os efeitos estéticos de ganho de massa muscular, forma física e resistência que produzem estas substâncias podem afetar o homem para sempre, mesmo após o abandono do uso do anabolizante. Isso ocorre porque ao consumir testosterona sintética, a produção de testosterona natural é reduzida e como consequência, a produção e qualidade dos espermatozoides também diminuem. Os danos de “tomar bomba” podem chegar a ser irreversíveis.

Mesmo parando a aplicação, os efeitos dos anabolizantes na queda na produção dos espermatozoides continuam, podendo causar infertilidade para o resto da sua vida.

Por vários fatores o uso de anabolizantes é ilegal, um deles é porque pode causar dependência. Segundo o Ministério da Justiça do Brasil, alguns dos principais efeitos de utilizar o esteroides anabolizantes são nervosismo, irritação, agressividade, problemas hepáticos, acne grave (em geral nas costas e no peito, gerando um problema estético importante), crescimento das mamas, além de problemas sexuais, cardiovasculares e diminuição da imunidade.

Mulheres também podem prejudicar sua fertilidade com o uso de anabolizantes. No caso delas, queda de cabelo, diminuição de seios, aumento de pelos e engrossamento de voz são efeitos estéticos que abalam a feminilidade, mas não é só isso, pois outro efeito do anabolizante é que pode gerar tumores.

Efeitos colaterais do uso de anabolizantes:

  • Homens e adolescentes: diminuição da produção e qualidade do esperma, impotência sexual, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia);
    • Mulheres e adolescentes: queda de cabelo, diminuição dos seios, engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo e rosto;
    • Interrupção prematura do crescimento em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos:
    • Homens e mulheres de todas as idades: tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no nível de colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade.

O que fazer se os anabolizantes comprometerem a fertilidade masculina?

Os anabolizantes podem comprometer a fertilidade em vários níveis e os efeitos dependerão de pessoa para pessoa, portanto, primeiro é preciso avaliar cada caso através de um espermograma para um diagnóstico individualizado. Dependendo dos resultados e gravidade dos efeitos provocados, será indicado o tratamento de reprodução humana assistida para selecionar e capacitar uma mostra de espermatozoides coletados a partir de masturbação ou por punção testicular.

Se houver um diagnóstico de azoospermia, quando há ausência de espermatozoides, mesmo após punção testicular, será preciso contar com sêmen de doador para ter filhos.

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up