O Hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana, conhecido popularmente como HCG, é um hormônio que o corpo da mulher produz durante a gravidez.
Por causa desse hormônio, é possível perceber a gestação logo nas primeiras semanas, pois ele é responsável por ativar todos os sintomas iniciais, como a sensibilidade nos seios, as tão famosas náuseas e até a fadiga.
Além disso, é através da presença dele, que os exames de urina e sangue detectam a gravidez.
“O corpo da mulher funciona através do equilíbrio dos diversos hormônios relacionados ao ciclo menstrual, à preparação para a concepção e, depois, alguns diminuem e outros aumentam, como é o caso do HCG, que é o marcador para indicar gravidez”, conta a Dra. Andreia Garcia, médica do IVI Salvador.
Como é produzido o Hormônio HCG
Em primeiro momento, o hormônio HCG é produzido pelo embrião. Mas isso ocorre apenas até a formação da placenta, no útero da mulher. Ela será, a partir disso, a responsável pela produção do HCG no decorrer da gestação.
Esse hormônio é o responsável pela manutenção da gravidez. O HCG tem como principal função produzir a progesterona, outro hormônio importante, pois prepara o organismo para o completo desenvolvimento do bebê.
Função do Hormônio HCG
Durante as semanas de gravidez, a reserva de gordura é fundamental ao corpo da mulher, pois, dessa forma, o organismo poderá fornecer os nutrientes necessários à placenta, que vai então transferir a energia ao feto.
Esse hormônio também tem como função manter o corpo lúteo no primeiro trimestre.
A presença do Hormônio HCG
Se uma mulher está tentando engravidar por vias naturais ou está em tratamento de reprodução assistida, é mais comum que ela esteja atenta a alguns sinais que são ativados pelo Hormônio HCG, que podem indicar que a tão sonhada hora, chegou! Para as que são pegas de surpresa, esses sintomas podem ser um importante indicativo.
Por isso, é bastante comum as mulheres desconfiarem que estão grávidas, antes mesmo de realizar o teste de sangue e urina. Isso acontece porque o Hormônio HCG provoca algumas reações no corpo, os conhecidos “sintomas” de gravidez.
Entre os principais, estão náusea, vômito, mudança nos seios e sensação de sono e cansaço.
Sintomas do Hormônio HCG
Os sinais mais conhecidos são, de fato, as náuseas e/ou vômito, que acontecem nas primeiras semanas. Esses sintomas são causados devido ao aumento dos níveis de HCG, que indicam o início da gestação. Por ocorrerem com maior frequência pela manhã, são referidos como “enjoo matinal”, porém podem acontecer a qualquer horário do dia.
A recomendação para aliviá-los é fazer refeições menores e mais frequentes durante o dia. Caso ocorra regularmente pela manhã, a gestante deve levantar-se com calma, sentar-se na cama primeiro, comer um alimento rico em carboidrato, e só então, tentar sair da cama. Também é indispensável estar atenta à alimentação, buscando alimentos mais leves e que irão beneficiar a saúde do bebê e da gestante.
Logo nas primeiras semanas, a mulher irá notar um inchaço nos seios. Com essa mudança, as veias azuis ficaram mais perceptíveis, as aréolas mais escuras e os mamilos, sensíveis e doloridos. Essas mudanças acontecem pois o corpo está se preparando para nutrir o bebê.
O hormônio HCG durante a gravidez provoca ainda grandes alterações no organismo. No primeiro trimestre, é normal sentir uma sensação enorme de fadiga e cansaço extremo. Após essa fase, no começo do segundo trimestre, a gestante irá notar uma explosão de energia.
Aumento do nível do hormônio HCG
Os três meses iniciais da gravidez são os mais intensos, pois o corpo da mulher ainda não está acostumado com a presença do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana.
Grande parte das gestantes sente os temidos e sofridos sintomas, porém ele atua de maneira diferente em cada mulher. “No consultório, um ponto que sempre tratamos com as pacientes é que cada caso é um caso. Cada mulher tem sua especificidade, cada tratamento será diferente e até as respostas do corpo aos hormônios são diferentes em cada uma delas”, pondera a médica.
Prova disso é que algumas mulheres não chegam nem a perceber estes sinais. A partir do quarto mês, o HCG passa a agir de forma mais discreta, levando os sintomas a desaparecerem.
Com ou sem esses desconfortos, toda gestante deve realizar acompanhamento com um obstetra de sua confiança que irá indicar as melhores soluções para aliviar os sintomas, além de encaminhar para consultas de outras especialidades médicas que devem ser observadas.
O nível do Hormônio HCG e o que ele pode indicar
O nível comum de HCG por volta da quarta semana de gravidez é de cerca de 140 mUI/mL5. Um nível elevado, em geral, indica que a mulher está grávida. No entanto, há certas condições médicas raríssimas que podem provocar o aumento dos níveis desse hormônio. Um resultado positivo em um teste de gravidez, para mulheres que não tiveram relações sexuais sem proteção desde seu último período menstrual, liga o alerta sobre a necessidade de buscar ajuda médica especializada e entender o caso.
Os níveis de HCG podem informar ao médico, ainda, se existe o risco de uma gravidez ectópica ou se ocorreu um aborto espontâneo. No caso de uma gravidez ectópica, os níveis do hormônio HCG podem simplesmente se estabilizar ou aumentar de uma forma muito lenta. Contudo, isso só pode ser determinado, geralmente, consultando um médico especialista. Se o nível de HCG diminuir continuamente, isso pode indicar que ocorreu um aborto espontâneo ou que a gravidez não continuará.
Seja qual for o seu caso, aqui no IVI somos especialistas em medicina reprodutiva e cada tratamento é personalizado ao diagnóstico de cada paciente. Graças a isso, já ajudamos mais de 250.000 bebês a nascer. Se você deseja realizar o seu sonho de ser mãe, entre em contato com a gente através do (71) 3014-9999 ou nos envie uma mensagem através do Whatsapp (71) 99188-0336. Se preferir, preencha o formulário para marcar uma consulta no IVI e a nossa equipa irá te procurar.
Comentários estão fechados.