junho 25, 2015

A importância da progesterona durante a gravidez

progesterona e gravidez

Já falamos neste blog sobre a influência dos hormônios durante o ciclo menstrual, especificamente a progesterona. Hoje você vai entender a importância da progesterona durante a gravidez. Começamos por uma definição geral:

O que são os hormônios?

Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelo organismo com funções reguladoras de vários órgãos e também todo sistema reprodutivo. A produção de hormônios está intimamente relacionada com a fertilidade pela dupla de hormônios estrogênio e progesterona.

O que é a progesterona?

A progesterona é um hormônio produzido nos ovários pelas glândulas supra-renais. Durante a gravidez esse hormônio também é produzido pela placenta. Os alimentos lácteos são ricos em progesterona e, apesar de ser um hormônio tipicamente feminino, também é produzido pelos homens em pequena quantidade.

Junto com o estrogênio a progesterona tem um papel fundamental para a fertilidade feminina, conforme você já comprovou em nosso post sobre o período fértil.  O estrogênio é o hormônio mais ativo na primeira fase do ciclo menstrual até a liberação do óvulo, enquanto a progesterona atua mais na segunda fase após a ovulação, para garantir que caso o óvulo tenha sido fecundado, o embrião se desenvolva até o nascimento de um bebê perfeito.

Com o aumento da idade da mulher a partir dos 35 anos, a produção de progesterona reduz, bem com é reduzida a fertilidade pelo envelhecimento dos óvulos e diminuição de reserva ovariana (quantidade de óvulos que a mulher armazena desde seu nascimento).

A progesterona e a gravidez

A progesterona é essencial para a preparação do endométrio (revestimento uterino), onde o embrião vai implantar-se, desenvolver e permanecer durante a gravidez, sendo que a implantação é o momento em que o embrião se instala no útero e cria as conexões necessárias para crescer e desenvolver-se adequadamente. Esse processo leva o nome de nidação.

O papel da progesterona não se limita à confirmação da gravidez. A evolução da gestação depende também da ação da progesterona, que inibe a lactação durante a gravidez e sua diminuição após o parto impulsiona a produção do leite materno. Acredita-se também que essa diminuição facilita o trabalho de parto. O feto também se beneficia da progesterona, pois ele metaboliza o hormônio da placenta para a produção de esteroides supra-renais, fundamentais para sua formação.

Solicite a sua primeira consulta:

2 Comentários

  • Maria de lourdes Baldim pires says:

    Minha filha fez fertilização assistida implantou dois embrião sendo que um dividiu em dois sendo assim ia ser trigemeos mas a uns 20 dias os gemeos se desprendeu e veio a óbito o óvulo com um permanesse ela estava tomando progesterona até aí tudo bem mas a cada trez dias ela tem um pequeno escape (sangramento)vai no médico ele diz que esta tudo bem ,agora tiraram o hormonio faz tres dias e hoje teve sangramento muito grande parecendo menstruação fez ultrason e diz que esta bem nos estamos com medo e muito insegura, nos ajuda de uma orientação, obrigado

    • Blog.BR says:

      Olá Maria,
      Se ela está sendo observada por ultrassom e veem o bebê bem, é muito importante também que ela permaneça em repouso total. Se não se sentir segura com relação ao local que estão fazendo a avaliação, procure outro médico para confirmar que está tudo bem.
      Boa sorte! Estaremos torcendo para a segurança da sua filha e do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up