junho 4, 2021

IVI Bem-Estar: “Inteligência Emocional para realizar seus sonhos” é o tema do evento dia 17 de Junho

Comitê Editorial IVI Salvador

Você sabe o que é inteligência emocional?

Há mais de um ano a pandemia do novo coronavírus mergulhou o mundo numa grande onda de incertezas. E as constantes notícias sobre o vírus podem nos parecer implacáveis. Por isso, além de protegermos o nosso corpo, é de fundamental importância manter o equilíbrio emocional.

Assim, o IVI Salvador irá promover o IVI Bem-Estar. Um encontro virtual e gratuito com presença do psicoterapeuta Jordan Campos, para falar sobre como manter a inteligência emocional mesmo diante das dificuldades e conseguir realizar os nossos sonhos.

O foco é apresentar caminhos para desenvolver e aprimorar a Inteligência Emocional dessa mulher moderna que lida com tantas tarefas no seu dia a dia. Dessa forma, melhorar o equilíbrio do corpo e da mente. E ajudando na realizações de sonhos como carreira profissional e gravidez.

Mostrar também que o poder não se encontra na força ou na autoridade. Mas sim, nos resultados que ela alcança ao longo da sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

O evento será no dia 17 de junho, às 18 horas, através do canal do TEAMS. As inscrições já estão abertas e quem quiser participar pode se inscrever no link.

A jornada da mulher moderna

A vida moderna trouxe para as mulheres grandes conquistas; mas junto com elas vieram medos, frustrações, preocupações e sensações de perda. Esse novo estilo de vida representado por um acúmulo de funções e responsabilidades aumenta muito a cobrança consigo própria, a ansiedade e o estresse diário.

Ser profissional, mãe, mulher, esposa, filha, amiga, dona de casa em tempo integral. Tudo ao mesmo tempo. Além dessa super jornada do cotidiano, diversas pressões sociais recaem com bastante intensidade.

Diante de tudo isso nos deparamos com mulheres cansadas mentalmente e, muitas vezes, adoecidas psicologicamente.

Mas, quando a exaustão física e emocional toma conta, para onde podemos fugir? Por conta disso, o número de mulheres que vem apresentando quadros de depressão, síndrome do pânico e transtornos decorrentes de crises de ansiedade está cada vez mais elevado.

Por isso é que cuidar da saúde mental também deve fazer parte da vida da mulher moderna! Reservar um tempo para cuidar de si, vai melhorar todo o contexto ao redor.

Inteligência Emocional

A capacidade de saber administrar as próprias emoções, como o medo, a tristeza, a raiva e a alegria se chama Inteligência Emocional. É o saber lidar com todos esses sentimentos de forma que usemos eles ao nosso favor. Conseguir fazer tudo o que precisa ser feito, sem desistir, ou adiar.

Ter inteligência emocional é saber lidar com o chefe ou com o empregado, com o fornecedor ou o cliente, com o marido, os filhos, com a sogra, com a mãe e com os amigos. É não permitir que as emoções negativas atrapalhem a sua vida. Conseguir manter as competências pessoais e sociais, pois elas são de fundamental importância para ter sucesso em qualquer setor da vida.

A boa notícia é que a inteligência emocional não só pode, como deve ser aprendida. Infelizmente, nós não nascemos com ela. O cérebro humano pode ser comparado à memória de um computador. As emoções são como programas, e o cérebro precisa ser reprogramado para deixar de repetir emoções negativas.

Com isso, você pode conduzir suas emoções de forma inteligente e fazer com que elas trabalhem a seu favor de forma intencional.

Gravidez, sonhos e a vida moderna

A mulher do século 21 trabalha, estuda, cuida da casa, da família, enfim, tem uma vida bastante agitada. Por conta disso, antes de decidir ser mãe, muitas mulheres priorizam a conquista da estabilidade financeira e profissional. Com dedicação à carreira, o sonho de engravidar tem sido adiado cada vez mais.

Nesse cenário, muitas mulheres acabam esquecendo o fato de que a partir dos 35 anos, a reserva ovariana começa a diminuir gradativamente e os óvulos apresentam perda de qualidade genética. Essas alterações são ainda mais severas a partir dos 40 anos.

“Além da diminuição das chances de ter filhos pelo aumento da idade, outro perigo de adiar a gestação é o maior risco do aparecimento de outras doenças como endometriose e miomas”, explica Dra. Genevieve Coelho, Diretora Médica do IVI Salvador.

Com o avanço da medicina e das técnicas da reprodução assistida, hoje já é possível conciliar os sonhos de ter uma carreira e de ser tornar mãe. O congelamento de óvulos é uma alternativa segura para programar a maternidade a longo prazo, e escolher o melhor momento para formar uma família. Vale ressaltar que óvulos mais jovens são óvulos mais férteis.

E na hora de realizar o sonho da maternidade já existem diversos tipos de tratamentos em clínicas de reprodução assistida para mulheres que têm dificuldade de engravidar. Dentre eles, a inseminação artificial e a fertilização in vitro (FIV). Indicados para casos em que a mulher apresenta algum problema, seja ele natural ou por conta da idade.

Sobre os palestrantes do evento

Jordan Campos: é baiano, natural de Salvador. Se formou em Filosofia; tem pós-graduado em Psicoterapia Clínica; e é mestrando em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação. Atua clinicamente como Psicoterapeuta Transpessoal Sistêmico (TTS), Iridólogo, Constelador Familiar, Palestrante e Conferencista, e Consultor pessoal e de relacionamentos.

É especialista no tratamento do trauma, na terapia integrativa complementar de transtornos psiquiátricos como depressão, fobias, pânico, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e manifestações de ansiedade. Também terapeuta no campo dos relacionamentos afetivos modernos.

Criador e docente do curso de formação e pós-graduação em Terapia Transpessoal Sistêmica. Autor de três livros publicados, e Master em Programação Neurolinguística pelo NPL ICTA, pela Associação Nacional de Neuropsicologia. Fundador e presidente do projeto “Farmácia da Alma” que visa auxílio em psicoterapia, nutrição e medicina à população de baixa renda.

Dra. Genevieve Coelho: ginecologista formada pela Universidade Federal da Bahia, Pós Graduada em Vídeo Cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão; e Pós Graduada em Reprodução Humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade na Espanha. Diretora Clínica do IVI Salvador desde sua fundação em 2010.

Autora de vários artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras. Participa de diversos projetos de pesquisa sobre a infertilidade conjugal.

 

 

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up