A nidação é o momento mais esperado do tratamento de Fertilização in Vitro, pois é o período em que o embrião introduzido no útero materno e a parede externa deste mesmo órgão entram em contato com uma missão fundamental para o sucesso da gravidez: estabelecer as conexões necessárias para o embrião receber os nutrientes e desenvolver-se saudável.
Duas coisas importantes para que a nidação aconteça
Já vimos anteriormente que para que a nidação aconteça é preciso que o embrião tenha saúde genética, o que significa que é importante não ter alterações genéticas e cromossômicas que possam impedir ou colocar em risco a continuidade do desenvolvimento embrionário normal, se quiser recordar, acesse o post onde falamos sobre como o diagnóstico genético pré-implantacional (PGS) pode aumentar as chances de gravidez e reduzir os riscos de aborto.
Além de um embrião saudável, também é necessário um endométrio receptivo, ou seja, que a parede interna do útero onde o embrião irá estabelecer suas conexões precisa estar pronto para ajudá-lo com condições de implantação mais favoráveis.
Por que a nidação pode sangrar?
Quando ocorre a nidação, por conta da ruptura de alguns vasos, é possível que ocorra um sangramento que pode ser mínimo, ou até mesmo chegar a ser confundido com a menstruação. O sangramento da nidação ocorre em uma de cada quatro mulheres, portanto, a maioria das mulheres não irá sangrar nesta fase.
Quanto tempo dura o sangramento da nidação?
Normalmente o sangramento da nidação é suave, parecido com o fluxo do fim da menstruação e dura cerca de dois a três dias, porém este fluxo pode variar um pouco dependendo de cada mulher.
Não sangrei após a transferência. Será que a nidação não ocorreu?
Como dito, no momento em que o embrião começa a estabelecer as conexões vasculares com o endométrio, pode acontecer a ruptura de pequenas veias e artérias que irrigam este tecido interno. Esse processo é normal e ocorre em aproximadamente 25% das gestações.
Portanto, se você não sangrar, não se preocupe, a maioria das mulheres não sangra.
Sangrei na nidação anterior, mas neste ciclo ainda não. É normal?
É importante saber que cada gravidez é única, mesmo quando a mãe é a mesma. Portanto, pode acontecer que uma mesma mulher apresente o sangramento da nidação em sua primeira gestação, mas não tenha na segunda, ou vice-versa.
Como saber se o sangramento é por causa da nidação?
O sangramento sempre é um sinal de alerta, portanto, mesmo que desconfie que seja o sangramento de nidação, comunique à equipe de enfermagem da sua clínica para que elas se comuniquem com o médico responsável. As enfermeiras farão uma série de perguntas para você para estimar se existem riscos e também para informar seu médico.
Qual é a solução para o sangramento do início da gravidez?
A solução para reduzir o sangramento precisa ser estudada individualmente para cada paciente. Por isso é importante falar com seu médico, que pode apenas sugerir o repouso ou prescrever alguma medicação. Lembrando que é especialmente importante avisar sobre aqueles sangramentos que são acompanhados de dores fortes para descartar qualquer risco para sua saúde e de seu bebê.
Dr Agnaldo Viana explica o processo da nidação
Quer saber como acontece a nidação? Assista a explicação do Dr. Agnaldo Viana
24 Comentários
Olá doutor estou com cinco dias de atraso.mestrual não tive nenhum sangramento de nidação ainda será que posso estar grávida ? Guando posso fazer o teste ?há eu tenho sop mas todo mês e certinho vir faço tratamento para engravidar tenho minhas dúvidas todos meu exames estão tudo bem para que eu possa engravidar
Bom Dia. Recomendamos que você tenha uma consulta com seu ginecologista que possa indicar o motivo do seu atraso. Saudações
Olá, doutor!
Minha menstruação veio do dia 10 de novembro até o dia 16 (último dia), no dia 19 tive relação e foi sem proteção.
Comecei a sentir enjôo no dia 25 de noite e de vez enquando sinto enjôos e tonturas quando faço movimentos muito rápidos.
Não sangrei, não estou com os seios doloridos e nem nada. É possível eu estar grávida?
Olá, doutor!
Minha menstruação veio do dia 10 de novembro até o dia 16 (último dia). No dia 19 tive relação sem proteção e no dia 25 desse mês, comecei a sentir enjôos de noite, de vez enquando sinto e quando faço movimentos rápidos fico tonta.
Não sangrei, não estou com os seios doloridos e nem nada.
É possível eu estar grávida?
Bom dia. É necessário realização de exames para avaliação.
Ola doutor mestruei no dia 6 do mês passado e
E tive relação desprotegida no dia 18 tomei apenas dois comprimidos anticoncepcional…e mestruei de novo dia 30 do mesmo mês so q minha menstruação foi um pouco leve no primeiro dia mas no segundo e no terceiro foi mas intenso e com coágulos sendo q fico 6 dias mestruada e na verdade só sangrei 4 e no outro dia desce pouquinho…..posso esta gravida me sinto um pouco sonolenta
Boa tarde! é necessário a realização de exames…
Tive relação com meu parceiro sexta feira por volta de fui fazer xixi saiu um pouco sangue meio rosa que pode ser
Boa tarde! Você deve consultar um ginecologista para realização de exames.