A nidação é o momento mais esperado do tratamento de Fertilização in Vitro, pois é o período em que o embrião introduzido no útero materno e a parede externa deste mesmo órgão entram em contato com uma missão fundamental para o sucesso da gravidez: estabelecer as conexões necessárias para o embrião receber os nutrientes e desenvolver-se saudável.
Duas coisas importantes para que a nidação aconteça
Já vimos anteriormente que para que a nidação aconteça é preciso que o embrião tenha saúde genética, o que significa que é importante não ter alterações genéticas e cromossômicas que possam impedir ou colocar em risco a continuidade do desenvolvimento embrionário normal, se quiser recordar, acesse o post onde falamos sobre como o diagnóstico genético pré-implantacional (PGS) pode aumentar as chances de gravidez e reduzir os riscos de aborto.
Além de um embrião saudável, também é necessário um endométrio receptivo, ou seja, que a parede interna do útero onde o embrião irá estabelecer suas conexões precisa estar pronto para ajudá-lo com condições de implantação mais favoráveis.
Por que a nidação pode sangrar?
Quando ocorre a nidação, por conta da ruptura de alguns vasos, é possível que ocorra um sangramento que pode ser mínimo, ou até mesmo chegar a ser confundido com a menstruação. O sangramento da nidação ocorre em uma de cada quatro mulheres, portanto, a maioria das mulheres não irá sangrar nesta fase.
Quanto tempo dura o sangramento da nidação?
Normalmente o sangramento da nidação é suave, parecido com o fluxo do fim da menstruação e dura cerca de dois a três dias, porém este fluxo pode variar um pouco dependendo de cada mulher.
Não sangrei após a transferência. Será que a nidação não ocorreu?
Como dito, no momento em que o embrião começa a estabelecer as conexões vasculares com o endométrio, pode acontecer a ruptura de pequenas veias e artérias que irrigam este tecido interno. Esse processo é normal e ocorre em aproximadamente 25% das gestações.
Portanto, se você não sangrar, não se preocupe, a maioria das mulheres não sangra.
Sangrei na nidação anterior, mas neste ciclo ainda não. É normal?
É importante saber que cada gravidez é única, mesmo quando a mãe é a mesma. Portanto, pode acontecer que uma mesma mulher apresente o sangramento da nidação em sua primeira gestação, mas não tenha na segunda, ou vice-versa.
Como saber se o sangramento é por causa da nidação?
O sangramento sempre é um sinal de alerta, portanto, mesmo que desconfie que seja o sangramento de nidação, comunique à equipe de enfermagem da sua clínica para que elas se comuniquem com o médico responsável. As enfermeiras farão uma série de perguntas para você para estimar se existem riscos e também para informar seu médico.
Qual é a solução para o sangramento do início da gravidez?
A solução para reduzir o sangramento precisa ser estudada individualmente para cada paciente. Por isso é importante falar com seu médico, que pode apenas sugerir o repouso ou prescrever alguma medicação. Lembrando que é especialmente importante avisar sobre aqueles sangramentos que são acompanhados de dores fortes para descartar qualquer risco para sua saúde e de seu bebê.
Dr Agnaldo Viana explica o processo da nidação
Quer saber como acontece a nidação? Assista a explicação do Dr. Agnaldo Viana
24 Comentários
Fiz uma transvaginal dia dia 12 de dezembro estava com sintomas de gravidez porém sem atraso. Fui diagnosticada com um mioma uterino. Porém dia 17 veio um sangue rosa e no outro dia sangue vermelho que durou mais 2 dias. Inicie a cartela de anticoncepcional na terça feira porém os sintomas de gravidez não pararam. Minha barriga tá inchada tenho enjoou e muita espinha. Será que posso estar grávida mesmo com este sangramento.
Olá Sra. Edinete. Você deve consultar um médico para melhor diagnóstico.
Olá Sra. Edinete. Você deve consultar um médico para melhor diagnóstico.
Estou com 5 dias de atraso sem sinal de sangramento, tive relação pra estimular e vê se descia porém nada. Fiz um teste de farmácia hoje e deu negativo, estou com dor de cabeça enjoo matinal sono extremo. Aguardo mais para fazer outro teste ou elimino as chances de ser gestação. Estou tentando engravidar já tive 2 gestações uma de aborto retido e a outra do meu menino que vai fazer 4 anos. Estou confusa Dr, pode me ajudar?
Boa tarde. Tudo bem? Você deve realizar uma consulta médica e fazer um exame de sangue.