março 9, 2016

Tudo sobre a Histeroscopia

Imagem de mulher e texto: Você vai fazer uma histeroscopia? contamos tudo sobre esse exame

Entre os vários exames e procedimentos realizados para identificar alterações que podem estar dificultando a gravidez, a Histeroscopia tem um papel importante para o diagnóstico de infertilidade, causas de aborto de repetição e sangramento uterino.

Assim como a Laparoscopia, a Histeroscopia normalmente é um exame complementar à HisterossalpingografiaUf, muitos nomes estranhos, né? Não se preocupe, leia agora sobre a Histeroscopia, e se ainda não viu os posts anteriores sobre os outros exames, depois clique nas palavras para acessar a informação completa sobre cada procedimento.

A Histeroscopia pode identificar e tratar:

  • Miomas uterinos
  • Pólipos
  • Malformações congênitas
  • Aderências, como as provocadas pela endometriose

Como é feita a Histeroscopia?

Antes de dar inicio à Histeroscopia, normalmente é preciso fazer a dilatação temporária do colo do útero para abrir o tamanho da sua abertura. O colo do útero é a parte estreita de baixo do útero que está unida à parte superior da vagina.

Para fazer a Histeroscopia não é necessário fazer cortes na pele, pois para ver a cavidade uterina, o Histeroscópio (que é uma espécie de telescópio com uma luz na ponta) é inserido pela cavidade uterina.

Durante a Histeroscopia, para melhorar a visão, gás carbônico ou fluidos especiais são injetados através do Histeroscópio. Todo procedimento é realizado por um especialista em um centro cirúrgico ou local especialmente preparado.

Cirurgia Histeroscópica

Assim como a Laparoscopia pode ser um exame e tratamento ao mesmo tempo, a Histeroscopia também tem essa flexibilidade. Dessa forma, eventuais obstruções podem ser identificadas e tratadas dentro do mesmo procedimento, como por exemplo, a remoção de um septo uterino, que é uma porção de tecido esponjoso que cresce dentro do útero e impede a gravidez, pois impede o embrião de fixar-se no útero.

Riscos da Histeroscopia

O risco mais comum da Histeroscopia é que durante o procedimento ocorram pequenas perfurações, algo que normalmente cicatriza de forma espontânea, mas devem ser analisadas para o caso de necessidade de reparação cirúrgica.  O risco de complicações estimado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) é de 2 de cada 100 procedimentos, onde também está incluído em menor número eventuais adesões, infecções ou reações alérgicas. No entanto, complicações graves são pouco comuns.

Cuidados após Histeroscopia

É possível que após realizar a Histeroscopia a paciente tenha sangramento por vários dias. No geral, a recuperação para a maioria das atividades físicas é dois dias. Com relação às relações sexuais, é preciso receber orientação individualizada do especialista que. baseado na Histeroscopia realizada, irá instruir cada paciente.

Após a Histeroscopia ou em ocasiões também antes, o especialista irá receitar alguns medicamentos que auxiliam na recuperação, especialmente caso tenha sido realizada uma cirurgia.

Solicite a sua primeira consulta:

56 Comentários

  • Aline says:

    Fiz uma Histeroscopia cirúrgica dia 04/03 era pra menstruar dia 06.. E até hoje dia 13 ela não veio . É normal atrasar ou não vir a menstruação depois de uma Histeroscopia?

    • Luciana Barbosa says:

      Olá Aline, diretamente estes dois fatos não estão relacionados. Consulte o/a especialista que está acompanhando seu caso para esclarecer esta dúvida.

      Sinto muito não poder te ajudar.
      espero que tenha tido uma boa recuperação da Histerocopia!
      atenciosamente

    • Patricia monteiro Alves Melo says:

      Eu fiz histeroscopia ontem dia 19/01/18
      Estava morrendo de medo mas foi super tranquilo. Só quando a anestesia começou a passar q senti um pouco de cólica mas o antiflamatorio com o medicamento pra dor resolveu esse problema.
      Sem sexo por 15 dias no meu caso, era pólipos.. Daqui uns dias pego o resultado da Patologia.. Espero que agora eu tenha um ciclo menstrual normal
      Pra quem ainda vai fazer podem ficar tranquila, a pessoa não sente absolutamente nada.

  • Vera Santana says:

    Uma boa tarde
    Estou com uma histeroscopia cirúrgica agendada para dia 10/02/2017, tenho 54 anos e esse procedimento será para a retirada de pólipos. Confesso que estou com medo… Alguém já fez para me orientar? Grata

    • Blog.BR says:

      Olá Vera,
      A histeroscopia é um procedimento realizado a vários anos e nas mãos de especialistas experientes os riscos são baixos. Boa sorte!

    • Márcia says:

      Oi Vera! Eu fiz a histeroscópia cirurgica dia 06/01/2017. muito tranquila. Estou me recuperando super bem. Vai dar tudo certo. Tenha Fé. Deus é mais! Bj

  • Valdinei says:

    Quanto custa em media um enxame histeroscopia diagnostica

  • Viviane Milhomem says:

    Tenho uma histeroscopia cirúrgica marcada pra sábado (28/01). Minha amiga foi operada e, passado o efeito da anestesia, ainda no hospital, ela sentiu dores tão fortes que deram morfina. Isso é comum nesse tipo de cirurgia?

  • MARIA APARECIDA CHUPEL says:

    Estou sangrando muito, e meu exame acusou um pólipo. O médico marcou histeroscopia para o dia 15/02/2017, como tenho 58 anos, estou com muito medo. Meu medo maior é estar com câncer no endométrio, pois tenho cólicas terríveis e minhas costas doem muito, parecem quebradas. Na verdade estou com medo de ter que esperar tantos dias devido aos exames solicitados e da liberação do meu Plano. São dias de angústia. Sofro muito.

    • Blog.BR says:

      Maria você é muito forte! Apesar de ser muito difícil tente desviar seu pensamento por enquanto. Estes dias de espera não vão piorar seu diagnóstico. Para tentar tirar o foco faça alguma atividade que exija concentração da sua mente, coisas que você gosta da fazer e está deixando de lado por conta desta preocupação e dor.

  • Ruth Magalhães dos Santos says:

    Por favor me respondem com quantos dias pode ter relacao secual apos o exame histeroscopico

  • claudia says:

    tive 2 abortos em 2015, e após isso não consigo engravidar, agendei uma histeroscopia diagnostica para o dia 06/04, e neste dia estarei ovulando , posso tentar a gravidez nesse período ou devido o contraste usado no exame bom evitar , essa ovulação ?

  • Maria luci de souza says:

    Vou fazer uma histeroscopia cirurgica por video porque tenho um espessamento no utero e ja tenho 64 anos confesso que estou receiosa.

  • sineide says:

    Fiz a histeroscopia no dia 19/04/17, com quantos dias após a cirurgia posso levar uma vida normal? Não tenho cólicas e nem sangramento

    • Blog.BR says:

      Boa tarde Sineide, depende das instruções que o especialista que realizou a cirurgia indicou para o seu caso específico.
      Infelizmente não consigo te ajudar com a resposta que precisa.

  • vera says:

    boa tarde ,
    vou fazer a histeroscopia cirúrgica para retirar polipos, gostaria saber quanto tempo vou precisar de licença ?
    quantos dias o medico da de laudo ?
    obrigada

  • danita says:

    bom dia,tenho uma histeroscopia para retirada de polipos e de um mioma submucoso,estou sangrando,gostaria de saber se esse procedimento pode ser feito msesmo eu estando com sangramento?!

    • Blog.BR says:

      Bom dia Danita! você precisa ligar diretamente para a clínica onde tem agendado o procedimento, eles poderão te orientar melhor que nós.

  • lurdinha pereira says:

    Bom dia. Realizei no último dia 02/06/17 uma histeroscopia cirúrgica e fui sedada. Hoje está indo para o quarto dia, e estou com um fluxo muito grande de sangramento vaginal e dores parecidas com cólicas e sensação de gases presos. As minhas dúvidas são: qual a média para o sangramento? Posso tomar remédios para cortar a hemorragia. ? No caso da sedação, foi necessário, uma vez que eu ia receber a raqui.? Obs: Não tive informações médicas que me preparasse nem antes nem depois do procedimento. Tenho muitas dúvidas. Desde já agradeço a ajuda.

  • Paty says:

    Bom dia , dia 13/06/17 fiz um exame de histeroscopia diagnóstico e desde o dia 15/06 estou sentindo uma dorzinha latejante do lado esquerdo da minha barriga por dentro .. Estou tomando buscopan e só tenho consulta com minha médica dia 21/06
    É normal essa dorzinha latejando até hoje dia 17/06 ?
    Obrigada

  • Kellen Domingues says:

    Bom dia , fiz a minha Vídeo-Histeroscopia para retirada de um pólipo e um septo uterino com bipsia no ultimo dia 29/06/17 , confesso que tive muito medo quando soube que a cirurgia era geral ,a mais fiquei muito tranquila no centro cirurgico , estou me sentindo bem tive um pouquinho de dor qd tive que levar meu bb ao médico para realizar um risco cirurgico mais logo tomei o remedio de dor ,continuo sangrando minha médica disse que e normal , fiquei 5 dias em casa para poder me organizar com a cirugia do meu bb dia 19/07.Hoje voltei ao trabalho o antbiotico termina hoje , uma coisa que notei foi que após a cirurgia me senti mais leve o meu abdomem dimunuiu bem foi como se algo estivesse renascido kkk, dia 27/07 volto para a revisão e ver o laudo da biopsia.
    O único chato e que meu bb pede colo e não posso lhe dar só sentada mais daqui a 15 dias vou poder lhe dar colo.

  • Viviani says:

    Olá, Eu fiz a histeroscopia cirurgica a 7 dias atras, fiquei apreensiva de bobeira. O procedimento é rapido, só tive sangramento no dia e nos outro 5 dias apos só uma secreção meio marrom, um pouco de colica. Foi retirado um polipo que ocupava 1/3 do meu utero. Proximo dia 19 vou no retorno pra saber o resultado da biopsia.

  • Bruna says:

    Ola
    Fiz uma histeroscopia cirurgica dia 09/08 ate agora nao parei de sangrar , o sangramento e pouco mas constante … tem vezes a sai uma borrinha marron outras vezes um sangue mais vivo … e normal ? Estou preocupada ..desde ja agradeço! !

  • Patrícia says:

    Olá fiz minha histeroscopia dos 25/07/17 e este é a primeira menstruação após o procedimento, é normal mas está primeira vez que ela dure mais de uma semana? Na próxima semana tenho o retorno então não sei o que o médico me dirá.

  • ROSIMEIRE DA SILVA LEITE says:

    Olá, fiz minha cirurgia dia 10/08 para retirada de um mioma, recuperação tranquila minha menstruação veio dia 25/08 senti muita cólica. Estou sentindo umas pontadas ainda, isso é normal da cirurgia?

  • Priscila Petri says:

    Olá!!!
    Minha médica solicitou uma histeroscopia a príncipio para investigação, porém no laudo está dizendo que tenho Estenose de orifício interno de canal cervical ou seja nada visualizado e foi feito uma observação para que eu realize uma vídeo histeroscopia sob anestesia em ambiente hospitalar. Devo me preocupar com essa conclusão? Meu retorno será em Outubro, estou anciosa.

  • silviane nogueira says:

    Fiz VideoHisteroscopia para avaliar o pólipo, porém não foi a cirurgia. O exame doeu muito. Após este exame a minha menstruação atrasou e foi muito ruim, primeiro dia um liquido com sangue rosa e depois no próximos dois dias com pouco fluxo, muito estranho. Uma menstruação fraca. Isto poucos dias após este exame. Também não sei se tem a ver com o fato de eu ter ido ao pronto socorro por causa de dor na coluna lombar um dia antes da menstruação vir e me aplciaram duas injeçoes uma de voltarem outra de coltrax. Sei que antiflamatorios diminuem o fluxo. Será que aconteceu algo com minha menstruação por causa do exame?

  • Solange Antonia dos Santos Pereira says:

    Fiz histeroscopia a duas semanas não tive muito sangramento .Mas onte fui manter relações sexuais sangrou é normal sangrar depois de duas semanas.?

  • REJANE RITA DA SILVA SANTOS says:

    Olá, Estou esperando a menstruação a qualquer momento e tenho uma histeroscopia diagnostica p/ saber sobre fertilidade para amanhã, tudo bem?

  • Josi says:

    Bom dia!
    Qual o melhor período do ciclo para realizar histeroscopia?

  • LILIA says:

    Tentei fazer histeroscopia diagnostica ontem, mas o medico não concluiu, disse que estava muito fechado o canal, e que é melhor realizar com sedação… alguem já passou por isso?

  • marilisa* says:

    Olá fiz histeroscopia diagnóstico após 3 dias baixou menstruação desde daí estou a quase 6 dias menstruada é normal

  • Fernanda says:

    Oi realizei minha histeroscopia cirúrgica retirei pólipos é está saindo um líquido hoje completa 3dias do procedimento preciso me preocupar?

  • Hillary says:

    Boa noite,

    Realizei a histeroscopia diagnóstica no dia 27/10 (e eu não estava mais menstruada quando realizei o exame já fazia 2 dias) e a médica informou que eu tinha muito sangue no útero e não daria para verificar lesões, a mesma informou que eu iria sangrar por uns dias pois jogaria soro fisiológico, mas até hoje (10/11) estou sangrando e tendo muita cólica.
    Isso pode ser grave?

  • Chaianne Petrucci says:

    Boa tarde. Fiz uma ultrassom transvaginal onde deu polipo sugestivo. Gostaria de saber se posso fazer a histeroscopia cirúrgica com biopsia direto ou precisa ser feito a histeroscopia diagnostica antes? Pq ambos vão fazer a biopsia depois. Porém a cirúrgica já vai retirar todo. Tenho 29 anos e meu maior medo é ficar estéril. Tem esse risco? Pela raspagem do útero…

  • Laila says:

    Boa noite! fiz um procedimento de histeroscopia dia 02/12/2017 e até hoje estou com sangramento até hoje, isso é normal?
    Já fazem 10 dias
    Estou muito preocupada!!!

  • Eliana Rocha says:

    Bom dia. Fiz uma histeroscopia dia 14/11 e foi super tranquila. Não sangrei depois e nem deu cólica. Mas de uma semana pra cá estou sentindo muita cólica e minha menstruação ainda não veio, e hoje já é 18/12, mais de um mês e nada. Pensei que ia vim pois meus seios estão sensíveis e minha barriga inchada e muita cólica. Isso é normal???

  • JOELAINE de Sousa farias says:

    Fiz uma conização em 2014.. para tirar a lesao do colo do ultero….até hoje sou acompanhada com minha ginecologista ..mais por causa da colonização meu colo do ultero ta obstruido…sinto muitas cólicas e ausências de menstruação. A minha médica falou que tenho Ke fazer a cirurgia no centro cirúrgico histeroscopia…para abrir o colo do útero..mais o endometrio esta com a largura normal….só o começo que ta obstruido e ela nao consegue fazer a prevenção…por dentro..Tenho medo…essa cirurgia tem complicações ???

  • Leila says:

    Oi boa tarde!
    Fiz uma histeroscopia cirúrgica com re ssetectoscopio para retirada de um pólipo no dia 30 de abril. Já tem 26 dias da cirurgia, o médico pediu 30 dias sem sexo. Será q teria problema ter relações sexuais hj? E outra pergunta o útero já tá cicratixado caso eu engravidar? Pois tô no período fértil.

  • claudia machado says:

    bom dia
    fiz o exame nessa tarde
    doeu …chegando em casaum descontorto como se fosse colica
    estou sentindo muita dor nas costas na altura do pulmao
    é normal ????
    devo ir ao p.s ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up