novembro 11, 2015

Engravidar após Histerossalpingografia

Para que serve a histerossalpingografia?

Comitê Editorial IVI Salvador

A Histerossalpingografia é um exame Raio X da cavidade uterina que permite ao especialista avaliar o colo do útero e tubas para diagnosticar eventuais aderências, obstruções ou malformações, como o útero bicorno, por exemplo. No entanto algumas pessoas acreditam que este exame é um tratamento para a infertilidade. Sabe por quê?

Para realizar a histerossalpingografia é injetado na cavidade uterina um líquido utilizado para dar o contraste necessário para obter os resultados do exame. Este líquido algumas vezes acaba “limpando” certas obstruções leves, razão pela qual existem casos de mulheres que conseguem engravidar naturalmente após a realização, porém este exame é realizado para obter um diagnóstico e não é um tratamento.

Quando realizar a histerossalpingografia?

Ao avaliar a fertilidade da mulher a saúde dos óvulos e o estado dos órgãos reprodutores são os dois pontos mais importantes. Existem casos onde o especialista em reprodução humana identifica que a mulher tem uma boa reserva ovariana, porém não consegue engravidar. Neste caso, além de estar investigando paralelamente fatores masculinos, cabe investigar se existe algo que está impedindo o encontro entre o óvulo e o espermatozoide. Cerca de 25% dos casos de infertilidade feminina estão relacionados à Trompa de falópio, por isso histerossalpingografia é importante quando existe a suspeita de obstruções.

O que causa obstruções nas Trompas de Falópio?

Entre as causas das obstruções, existem aquelas ligadas a cirurgias realizadas anteriormente, causadas por doença inflamatória pélvica, ou também por endometriose.

Cirurgias anteriores: cirurgias pélvicas anteriores podem ter como consequência aderências que impedem a passagem dos óvulos e espermatozoides.

Doença inflamatória Pélvica (EIP): entre outras causas, pode ser resultado do avanço de doenças sexualmente transmissíveis como a Clamídia e a Gonorreia, que quando não são tratadas a tempo podem causar inflamações pélvicas.

Endometriose: A evolução da endometriose, doença caracterizada pela presença do tecido endometrial (da parte interna do útero) fora da sua localização, que é dentro do útero. Em estágios mais avançados os tecidos podem causar obstruções.

Você já fez histerossalpingografia? Conte como foi sua experiência!

Solicite a sua primeira consulta:

11 Comentários

  • Leticia says:

    Vou partilhar com vocês pois me surpreendi! Em 2009 fiz uma histero que doeu muito, mas muito mesmo! Na épocà para injetar o contraste tinha que segurar o colo do útero e injetar com uma seringa! Sofri horrores de cólica durante e depois! Hj repeti o exame por orientação médica e praricamente te não sento nada!! Fiz o preparo com um antiinflama tório 1h e meia antes, como recomendou o médico! O que me ajudou muito e hoje o contraste é colocado com o auxílio de uma sonda!!! Foi muito tranquilo!

  • CINTIA SUELI WESCHENFELDER says:

    Fiz o exame hoje. Foi super tranquilo. Quisera eu nao ter olhado tanta coisa online antes dizendo que dói…nossa ..sedação?! Não tem necessidade alguma! Se vc j fez o pre câncer..é isso ai..mesma coisa..porém mais demorado…uns 10 minutos..20 com a preparação talvez…. Pensa no ore câncer com uns 3 a 4 shots de dor…dores rápidas..cada dor de uns 10 seg ou menos..como uma fisgada forte e certeira de uma cólica. Pronto. Terminou… Vou buscar mais lugares p falar..pois nossa fui super assustada p fazer… Mas ninguém morre viu!
    O pior p mim esta sendo agora..umas 6 hrs apos..estou com dores internas..nas laterais, creio que bem no ovário mesmo..mas nada de exagero! Gente, bom exame p quem for fazer, e desopilem um pouco, não é o fim do mundo ..

  • Andriele says:

    Antes de fazer o exame li muito sobre, e só vi relatos de pessoas falando que era dolorido que era o exame mais chato para fazer… Acho que varia de mulher para mulher. Eu fiz o exame super nervosa achando que ia doer horrooores. E acabo que não sentindo quasse nada. Uma cólica muito leve quando passa o líquido, mas muito leve mesmo. Super recomendo parA quem está tentando ter seu sonho realizado do seu pequeno. Pois é um dos melhores exames.
    Com certeza se fosse preciso faria novamente. 1,2,3,4 vezes se fosse preciso. Super tranquilo.
    Fica meu relato.

    Beijinhos ?

  • Gizele Souza Zacarias says:

    Fiz a Hist dia 11/12, fui muito receosa fazer este exame, por relatos que vi na internet dizendo que saiu da sala sem poder andar de tanta dor, dizendo que se lavou de tanto sangue.. Porem em mim nao senti absolutamente nada foi muito rápido e quando ja tinha terminado senti uma leve fisgada nada comparado a uma cólica, e nao tive nenhum sangramento. Pós exame tambem nao senti nada..
    Nao acreditem em relatos negativos, nem sempre é verdade.

  • DAYANA NUNES SANTOS GOMES says:

    Acabei de fazer o exame e fui muito nervosa por causa de relatos de amigas que fizeram e não gostaram. Mas graças a Deus o meu foi muito tranquilo, uma cólica somente no momento do exame e não estou sentindo nada após o exame. Estou muito esperançosa, pois espero ser mãe a 18 anos e não consigo. Recomendo o exame principalmente para aquelas que estão buscando o mesmo que eu. Bjsssss

  • Rafaela says:

    Olá, boa noite!

    Fiz minha histerossalpingo ontem. Estava tensa, nervosa e com medo da dor.
    Fiz uso de Ibuprofeno 1 hora antes do exame.
    Senti dor? Senti, porém super suportável.

    Após o exame não tive dor alguma, apenas um pequeno sangramento que durou até hoje pela manhã.

  • Lara says:

    Fiz o exame a pouco tempo e sinceramente, nada demais. Estava apavorada pelo o que eu tinha ouvido falar. Senti sim uma cólica, mas bem menos do que tenho sentido no período menstrual. A sonda é muito tranquila e quando vc pensa que vai piorar o médico diz que já está acabando e logo depois que termina, já foi, não sente mais nada. Faça o procedimento recomendado para estar com o intestino vazio, isso traz mais conforto para a paciente e melhora a visualização do médico. O antiflamatório antes do exame também vai te trazer a tranquilidade de que será apenas um desconforto bem passageiro, se não tiver complicações como alergia ao contraste, é claro. 😉

  • Adriana Faustino Da Silva says:

    Bom dia depois de 08 anos de casada resolvi fazer essa histerosopinografia ontem. Queria saber de vocês se é normal sentir dor no outro dia

  • Fernanda says:

    Fiz a histero ontem e fui muito tranquila, não li antes ssobre o exame, e achei que seria igual o preventivo. O médico começou o exame me explicando sobre ele e informando da possibilidade de leve cólica. A dor que eu senti não foi leve, doeu muito e a passagem do contraste me fazia contorcer com a intensidade da dor.eu tomei azitromicina 12 horas antes do exame, e um antiinflamatório meia hora antes, fiz o preparo certinho. Após o exame me injetaram um buscopan na veia e senti dor até a hora de dormir. É um exame necessário, e fico feliz que não é todo mundo que sente dor igual a que senti.

  • Daniela Maria Mendes portilho PORTILHO says:

    Fiz o exame te 2 dias ou sema fiz ele dia 16de Fevereiro de 2023. Confesso que estava muito nervosa por conta dos artigos que dei uma lida, porém na hora a moça que fez o exame foi muito acolhedora e me explicou tudo que ia acontecer antes do procedimento,. É claro que e um desconforto e as dores vem de acordo com a velocidade que é injetado. Correu tudo bem no meio exame e está tudo ok graças a Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A IVI trata seu banco de dados de forma confidencial e não o compartilha com outras empresas.

Enviando
Obrigado por nos contatar
Voltar ao topoarrow_drop_up