janeiro 21, 2023

No verão você pode cuidar da sua fertilidade…

verão

Comitê Editorial IVI Salvador

O verão é a estação mais esperada do ano! Aquela época que tem como sinônimos, dias ensolarados, férias e diversão. Mas o verão também pode ter relação direta com a fertilidade. Sabia? Vamos falar sobre isso aqui. 

O verão possui os dias mais longos, que permitem praticar uma atividade física ao ar livre, ou curtir um dia inteiro. A estação pede roupas mais leves, passeios, contato com a natureza – o que inclui banhos de praia, piscina e cachoeira. As atividades esportivas – como vôlei, futebol, corrida e caminhada são favorecidos pelo clima bom.

No verão, ficamos mais sociáveis e dispostos. O clima é extremamente benéfico para o humor.

Também é nesta época do ano, que normalmente comemos melhor. Ingerimos menos alimentos pesados e gordurosos; e bebemos bastante líquido. Água, sucos de frutas, água de coco, caldo de cana estão entre eles.

Por todos esses fatores, o verão termina sendo a estação ideal para engravidar. E isso não é apenas um mito. A ciência tem demonstrado as verdadeiras razões para acreditarmos nos benefícios do verão na melhora da fertilidade.

Alimentação no verão e os benefícios para a fertilidade

O verão oferece uma variedade de alimentos naturais, ricos em nutrientes, que têm grande importância para a saúde das pessoas. Especialmente para quem quer engravidar. Uma alimentação correta, não somente potencializa a fertilidade, como afeta positivamente os tratamentos de reprodução assistida.

Cada região tem os mais variados tipos de frutas, verduras, legumes e peixes. Alimentos estes, que são mais leves e facilitam a digestão em dias quentes. Além disso, eles têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. E também são ricos em fitoquímicos, que favorecem a saúde das células, como os gametas femininos e masculinos (óvulos e espermatozoides).

No verão, encontramos com facilidade as frutas vermelhas, como o morango, mirtilo, amora, cereja e framboesa. Elas têm menos calorias e são ricas em nutrientes.

Independente da estação do ano, sempre que possível, devemos escolher alimentos orgânicos, frescos e coloridos.

Como é uma estação quente, é preciso estar atento à hidratação do corpo. A melhor opção é sempre a água. A água de coco, na forma natural, é rica em vitaminas e minerais, tem baixa caloria e é uma excelente forma de hidratar. Alguns chás gelados (sem açúcar!) também são boas opções, e não interferem na fertilidade. A camomila que é anti-inflamatória e a hortelã, ajudam bastante no processo digestivo.

As carnes magras, como peixes e frango (cozidas, grelhadas ou assadas), são facilmente digeridas e menos calóricas do que as carnes vermelhas. Ricas em proteína, também ajudam a diminuir as inflamações e oleosidade da pele, comuns durante a estação.

Os grãos integrais são complementos ideais para as verduras e legumes. São ricos em fibras, nutrientes e mais saudáveis que as versões refinadas. Linhaça e chia, ricas em ômega 3, são ótimas opções.

Vitamina D e a fertilidade

Embora esteja associada mais à saúde óssea, existem estudos mostrando que essa vitamina possa cumprir importante papel na saúde reprodutiva e, para quem deseja ter filhos, toda ajuda é bem-vinda.

Com mais oportunidades para o  corpo produzir vitamina D naturalmente (graças à maior incidência da luz do sol), a vitamina D é um nutriente essencial para a fertilidade. Os tecidos reprodutivos em mulheres e homens têm receptores de vitamina D e enzimas metabolizadoras de vitamina D.

Assim, é recomendado 10 a 15 minutos de exposição ao sol (sem protetor solar) todos os dias durante o verão – em horário adequado – para aumentar e manter os níveis da vitamina.

O verão estimula o movimento

Muitas pessoas acham mais fácil se manterem motivadas durante o verão. O sol nasce mais cedo e dura mais tempo. É mais fácil deixar a cama, movimentar o corpo e sair para aproveitar o bom tempo. E porque não aproveitar os meses de verão para começar um novo tipo de atividade física?

Além de ajudar ao bem-estar, ajuda o sistema linfático para mulheres e homens. Qualquer movimento suave que melhore a circulação vai colaborar para a fertilidade. A atividade física diminui também o estresse e ativa o sistema nervoso parassimpático. O que gera uma resposta de relaxamento que se desencadeia e é muito poderosa para a saúde.

O verão pode ser o melhor momento para o amor

É um consenso que dias mais alegres deixam as pessoas mais afáveis, e isso melhora o relacionamento. Melhorando o relacionamento, melhora a intimidade e também o sexo.

A luz solar estimula o córtex cerebral e as glândulas produtoras de hormônios do bem-estar, como a serotonina e a ocitocina. No verão, também se faz mais atividade física, o que aumenta a produção de testosterona, tanto em homens como em mulheres, elevando a libido.

Alguns estudiosos afirmam que o calor desta época provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode intensificar a irrigação sanguínea dos órgãos sexuais, fazendo aumentar a libido. Por isso, as pessoas fazem mais sexo no verão.

Portanto, vale a pena passar mais tempo juntos neste verão. Marcar uma noite diferente, sair da rotina e desfrutar da companhia um do outro. Mandar embora o estresse, a mesmice do dia a dia e qualquer tipo de ansiedade. Nada melhor do que momentos descontraídos para aproveitar a vida e acender momentos de paixão e amor.

Cuidados que devem ser tomados no verão 

E com a estação mais desejada em pleno vapor, só pensamos em férias, sol, calor, praia… mas tome cuidado! Muitas situações podem comprometer a saúde e beleza. Saiba como se cuidar no verão com algumas dicas de ouro.

Hidrate-se! É recomendado beber bastante água durante o dia, antes que a sede apareça. Uma dica para saber se seu corpo precisa de líquido é a urina – se perceber que ela está com cor escura e odor, você está ingerindo pouca água. A urina deve estar bem clara, quase transparente!

Tenha uma boa alimentação. Algumas frutas e vegetais apresentam grandes quantidades de água em sua composição. Além de serem ricas em líquidos, as frutas e verduras são fonte de potássio, mineral que precisa ser resposto quando há uma produção de suor muito intensa.

Cuidado na prática de atividade física no verão. Durante o exercício físico, a pessoa se desidrata e perde muito sódio e potássio, por isso  é preciso ingerir líquidos! Nos dias quentes, a perda de fluídos no suor é ainda maior e pode variar conforme a intensidade do exercício.

Outros cuidados…

Durma bem! Um dos maiores incômodos dos dias quentes é a hora de dormir. Estudos mostram que, ao tomar um banho frio antes de deitar e evitar alimentos como chás e leite quente, a pessoa dorme tranquilamente e fresquinha.

Utilize filtro solar quando estiver exposto ao sol entre as 10h-16h, e reaplique a cada 30 minutos, use sempre um hidratante corporal e facial. Tome uma ducha e lave o rosto sempre que sua pele estiver oleosa. A esfoliação também é uma boa dica, para manter a pele sempre renovada.

Com todos esses cuidados, você estará leve e plena, com a saúde lá em cima. E se a saúde vai bem, sua fertilidade agradece!

Caso queira avaliar a sua fertilidade e realizar um aconselhamento reprodutivo no IVI Salvador, entre em contato conosco clicando aqui.

Solicite a sua primeira consulta:

Comentários estão fechados.

Voltar ao topoarrow_drop_up