Entre os vários exames e procedimentos realizados para identificar alterações que podem estar dificultando a gravidez, a Histeroscopia tem um papel importante para o diagnóstico de infertilidade, causas de aborto de repetição e sangramento uterino.
Assim como a Laparoscopia, a Histeroscopia normalmente é um exame complementar à Histerossalpingografia… Uf, muitos nomes estranhos, né? Não se preocupe, leia agora sobre a Histeroscopia, e se ainda não viu os posts anteriores sobre os outros exames, depois clique nas palavras para acessar a informação completa sobre cada procedimento.
A Histeroscopia pode identificar e tratar:
- Miomas uterinos
- Pólipos
- Malformações congênitas
- Aderências, como as provocadas pela endometriose
Como é feita a Histeroscopia?
Antes de dar inicio à Histeroscopia, normalmente é preciso fazer a dilatação temporária do colo do útero para abrir o tamanho da sua abertura. O colo do útero é a parte estreita de baixo do útero que está unida à parte superior da vagina.
Para fazer a Histeroscopia não é necessário fazer cortes na pele, pois para ver a cavidade uterina, o Histeroscópio (que é uma espécie de telescópio com uma luz na ponta) é inserido pela cavidade uterina.
Durante a Histeroscopia, para melhorar a visão, gás carbônico ou fluidos especiais são injetados através do Histeroscópio. Todo procedimento é realizado por um especialista em um centro cirúrgico ou local especialmente preparado.
Cirurgia Histeroscópica
Assim como a Laparoscopia pode ser um exame e tratamento ao mesmo tempo, a Histeroscopia também tem essa flexibilidade. Dessa forma, eventuais obstruções podem ser identificadas e tratadas dentro do mesmo procedimento, como por exemplo, a remoção de um septo uterino, que é uma porção de tecido esponjoso que cresce dentro do útero e impede a gravidez, pois impede o embrião de fixar-se no útero.
Riscos da Histeroscopia
O risco mais comum da Histeroscopia é que durante o procedimento ocorram pequenas perfurações, algo que normalmente cicatriza de forma espontânea, mas devem ser analisadas para o caso de necessidade de reparação cirúrgica. O risco de complicações estimado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) é de 2 de cada 100 procedimentos, onde também está incluído em menor número eventuais adesões, infecções ou reações alérgicas. No entanto, complicações graves são pouco comuns.
Cuidados após Histeroscopia
É possível que após realizar a Histeroscopia a paciente tenha sangramento por vários dias. No geral, a recuperação para a maioria das atividades físicas é dois dias. Com relação às relações sexuais, é preciso receber orientação individualizada do especialista que. baseado na Histeroscopia realizada, irá instruir cada paciente.
Após a Histeroscopia ou em ocasiões também antes, o especialista irá receitar alguns medicamentos que auxiliam na recuperação, especialmente caso tenha sido realizada uma cirurgia.
56 Comentários
Fiz uma Histeroscopia cirúrgica dia 04/03 era pra menstruar dia 06.. E até hoje dia 13 ela não veio . É normal atrasar ou não vir a menstruação depois de uma Histeroscopia?
Olá Aline, diretamente estes dois fatos não estão relacionados. Consulte o/a especialista que está acompanhando seu caso para esclarecer esta dúvida.
Sinto muito não poder te ajudar.
espero que tenha tido uma boa recuperação da Histerocopia!
atenciosamente
Eu fiz histeroscopia ontem dia 19/01/18
Estava morrendo de medo mas foi super tranquilo. Só quando a anestesia começou a passar q senti um pouco de cólica mas o antiflamatorio com o medicamento pra dor resolveu esse problema.
Sem sexo por 15 dias no meu caso, era pólipos.. Daqui uns dias pego o resultado da Patologia.. Espero que agora eu tenha um ciclo menstrual normal
Pra quem ainda vai fazer podem ficar tranquila, a pessoa não sente absolutamente nada.
Olá Patricia Melo. Também realizei uma histeroscopia cirúrgica para remoção de um septo no mesmo dia que você, na Maternidade Alfredo da Costa. Onde realizou a sua?
ola também vou realizar remoção do septo gostaria de saber vc já tem filhos sera que depois da histeroscopia para remoção ajuda engravida ??
Boa tarde! é necessário passar por uma avaliação médica.
Uma boa tarde
Estou com uma histeroscopia cirúrgica agendada para dia 10/02/2017, tenho 54 anos e esse procedimento será para a retirada de pólipos. Confesso que estou com medo… Alguém já fez para me orientar? Grata
Olá Vera,
A histeroscopia é um procedimento realizado a vários anos e nas mãos de especialistas experientes os riscos são baixos. Boa sorte!
Oi Vera! Eu fiz a histeroscópia cirurgica dia 06/01/2017. muito tranquila. Estou me recuperando super bem. Vai dar tudo certo. Tenha Fé. Deus é mais! Bj
Quanto custa em media um enxame histeroscopia diagnostica
Bom dia Valdinei,
Não realizamos este exame em nossa clínica.
Tenho uma histeroscopia cirúrgica marcada pra sábado (28/01). Minha amiga foi operada e, passado o efeito da anestesia, ainda no hospital, ela sentiu dores tão fortes que deram morfina. Isso é comum nesse tipo de cirurgia?
Olá Viviane, cada pessoa tem diferentes relações com a dor, não é normal precisar de morfina.
Estou sangrando muito, e meu exame acusou um pólipo. O médico marcou histeroscopia para o dia 15/02/2017, como tenho 58 anos, estou com muito medo. Meu medo maior é estar com câncer no endométrio, pois tenho cólicas terríveis e minhas costas doem muito, parecem quebradas. Na verdade estou com medo de ter que esperar tantos dias devido aos exames solicitados e da liberação do meu Plano. São dias de angústia. Sofro muito.
Maria você é muito forte! Apesar de ser muito difícil tente desviar seu pensamento por enquanto. Estes dias de espera não vão piorar seu diagnóstico. Para tentar tirar o foco faça alguma atividade que exija concentração da sua mente, coisas que você gosta da fazer e está deixando de lado por conta desta preocupação e dor.