Entre os vários exames e procedimentos realizados para identificar alterações que podem estar dificultando a gravidez, a Histeroscopia tem um papel importante para o diagnóstico de infertilidade, causas de aborto de repetição e sangramento uterino.
Assim como a Laparoscopia, a Histeroscopia normalmente é um exame complementar à Histerossalpingografia… Uf, muitos nomes estranhos, né? Não se preocupe, leia agora sobre a Histeroscopia, e se ainda não viu os posts anteriores sobre os outros exames, depois clique nas palavras para acessar a informação completa sobre cada procedimento.
A Histeroscopia pode identificar e tratar:
- Miomas uterinos
- Pólipos
- Malformações congênitas
- Aderências, como as provocadas pela endometriose
Como é feita a Histeroscopia?
Antes de dar inicio à Histeroscopia, normalmente é preciso fazer a dilatação temporária do colo do útero para abrir o tamanho da sua abertura. O colo do útero é a parte estreita de baixo do útero que está unida à parte superior da vagina.
Para fazer a Histeroscopia não é necessário fazer cortes na pele, pois para ver a cavidade uterina, o Histeroscópio (que é uma espécie de telescópio com uma luz na ponta) é inserido pela cavidade uterina.
Durante a Histeroscopia, para melhorar a visão, gás carbônico ou fluidos especiais são injetados através do Histeroscópio. Todo procedimento é realizado por um especialista em um centro cirúrgico ou local especialmente preparado.
Cirurgia Histeroscópica
Assim como a Laparoscopia pode ser um exame e tratamento ao mesmo tempo, a Histeroscopia também tem essa flexibilidade. Dessa forma, eventuais obstruções podem ser identificadas e tratadas dentro do mesmo procedimento, como por exemplo, a remoção de um septo uterino, que é uma porção de tecido esponjoso que cresce dentro do útero e impede a gravidez, pois impede o embrião de fixar-se no útero.
Riscos da Histeroscopia
O risco mais comum da Histeroscopia é que durante o procedimento ocorram pequenas perfurações, algo que normalmente cicatriza de forma espontânea, mas devem ser analisadas para o caso de necessidade de reparação cirúrgica. O risco de complicações estimado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) é de 2 de cada 100 procedimentos, onde também está incluído em menor número eventuais adesões, infecções ou reações alérgicas. No entanto, complicações graves são pouco comuns.
Cuidados após Histeroscopia
É possível que após realizar a Histeroscopia a paciente tenha sangramento por vários dias. No geral, a recuperação para a maioria das atividades físicas é dois dias. Com relação às relações sexuais, é preciso receber orientação individualizada do especialista que. baseado na Histeroscopia realizada, irá instruir cada paciente.
Após a Histeroscopia ou em ocasiões também antes, o especialista irá receitar alguns medicamentos que auxiliam na recuperação, especialmente caso tenha sido realizada uma cirurgia.
56 Comentários
Ola
Fiz uma histeroscopia cirurgica dia 09/08 ate agora nao parei de sangrar , o sangramento e pouco mas constante … tem vezes a sai uma borrinha marron outras vezes um sangue mais vivo … e normal ? Estou preocupada ..desde ja agradeço! !
Pode acontecer, mas entre em contato com o médico que solicitou o exame para informar o que está acontecendo.
Olá fiz minha histeroscopia dos 25/07/17 e este é a primeira menstruação após o procedimento, é normal mas está primeira vez que ela dure mais de uma semana? Na próxima semana tenho o retorno então não sei o que o médico me dirá.
Patrícia, seu médico será a melhor pessoa para responder esta questão, pois é preciso saber como foi a histeroscopia
Olá, fiz minha cirurgia dia 10/08 para retirada de um mioma, recuperação tranquila minha menstruação veio dia 25/08 senti muita cólica. Estou sentindo umas pontadas ainda, isso é normal da cirurgia?
É preciso ver com seu ginecologista Rosimeire.
Olá!!!
Minha médica solicitou uma histeroscopia a príncipio para investigação, porém no laudo está dizendo que tenho Estenose de orifício interno de canal cervical ou seja nada visualizado e foi feito uma observação para que eu realize uma vídeo histeroscopia sob anestesia em ambiente hospitalar. Devo me preocupar com essa conclusão? Meu retorno será em Outubro, estou anciosa.
Olá Priscila, não se preocupe de forma antecipada, se recomendam um novo exame é porque não conseguiram concluir o diagnóstico.
Fiz VideoHisteroscopia para avaliar o pólipo, porém não foi a cirurgia. O exame doeu muito. Após este exame a minha menstruação atrasou e foi muito ruim, primeiro dia um liquido com sangue rosa e depois no próximos dois dias com pouco fluxo, muito estranho. Uma menstruação fraca. Isto poucos dias após este exame. Também não sei se tem a ver com o fato de eu ter ido ao pronto socorro por causa de dor na coluna lombar um dia antes da menstruação vir e me aplciaram duas injeçoes uma de voltarem outra de coltrax. Sei que antiflamatorios diminuem o fluxo. Será que aconteceu algo com minha menstruação por causa do exame?