Entre os vários exames e procedimentos realizados para identificar alterações que podem estar dificultando a gravidez, a Histeroscopia tem um papel importante para o diagnóstico de infertilidade, causas de aborto de repetição e sangramento uterino.
Assim como a Laparoscopia, a Histeroscopia normalmente é um exame complementar à Histerossalpingografia… Uf, muitos nomes estranhos, né? Não se preocupe, leia agora sobre a Histeroscopia, e se ainda não viu os posts anteriores sobre os outros exames, depois clique nas palavras para acessar a informação completa sobre cada procedimento.
A Histeroscopia pode identificar e tratar:
- Miomas uterinos
- Pólipos
- Malformações congênitas
- Aderências, como as provocadas pela endometriose
Como é feita a Histeroscopia?
Antes de dar inicio à Histeroscopia, normalmente é preciso fazer a dilatação temporária do colo do útero para abrir o tamanho da sua abertura. O colo do útero é a parte estreita de baixo do útero que está unida à parte superior da vagina.
Para fazer a Histeroscopia não é necessário fazer cortes na pele, pois para ver a cavidade uterina, o Histeroscópio (que é uma espécie de telescópio com uma luz na ponta) é inserido pela cavidade uterina.
Durante a Histeroscopia, para melhorar a visão, gás carbônico ou fluidos especiais são injetados através do Histeroscópio. Todo procedimento é realizado por um especialista em um centro cirúrgico ou local especialmente preparado.
Cirurgia Histeroscópica
Assim como a Laparoscopia pode ser um exame e tratamento ao mesmo tempo, a Histeroscopia também tem essa flexibilidade. Dessa forma, eventuais obstruções podem ser identificadas e tratadas dentro do mesmo procedimento, como por exemplo, a remoção de um septo uterino, que é uma porção de tecido esponjoso que cresce dentro do útero e impede a gravidez, pois impede o embrião de fixar-se no útero.
Riscos da Histeroscopia
O risco mais comum da Histeroscopia é que durante o procedimento ocorram pequenas perfurações, algo que normalmente cicatriza de forma espontânea, mas devem ser analisadas para o caso de necessidade de reparação cirúrgica. O risco de complicações estimado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) é de 2 de cada 100 procedimentos, onde também está incluído em menor número eventuais adesões, infecções ou reações alérgicas. No entanto, complicações graves são pouco comuns.
Cuidados após Histeroscopia
É possível que após realizar a Histeroscopia a paciente tenha sangramento por vários dias. No geral, a recuperação para a maioria das atividades físicas é dois dias. Com relação às relações sexuais, é preciso receber orientação individualizada do especialista que. baseado na Histeroscopia realizada, irá instruir cada paciente.
Após a Histeroscopia ou em ocasiões também antes, o especialista irá receitar alguns medicamentos que auxiliam na recuperação, especialmente caso tenha sido realizada uma cirurgia.
56 Comentários
Fiz histeroscopia a duas semanas não tive muito sangramento .Mas onte fui manter relações sexuais sangrou é normal sangrar depois de duas semanas.?
Olá, Estou esperando a menstruação a qualquer momento e tenho uma histeroscopia diagnostica p/ saber sobre fertilidade para amanhã, tudo bem?
Bom dia!
Qual o melhor período do ciclo para realizar histeroscopia?
Tentei fazer histeroscopia diagnostica ontem, mas o medico não concluiu, disse que estava muito fechado o canal, e que é melhor realizar com sedação… alguem já passou por isso?
Olá fiz histeroscopia diagnóstico após 3 dias baixou menstruação desde daí estou a quase 6 dias menstruada é normal
Olá Marilisa, não é normal. Marque uma consulta com seu ginecologista.