Entre os vários exames e procedimentos realizados para identificar alterações que podem estar dificultando a gravidez, a Histeroscopia tem um papel importante para o diagnóstico de infertilidade, causas de aborto de repetição e sangramento uterino.
Assim como a Laparoscopia, a Histeroscopia normalmente é um exame complementar à Histerossalpingografia… Uf, muitos nomes estranhos, né? Não se preocupe, leia agora sobre a Histeroscopia, e se ainda não viu os posts anteriores sobre os outros exames, depois clique nas palavras para acessar a informação completa sobre cada procedimento.
A Histeroscopia pode identificar e tratar:
- Miomas uterinos
- Pólipos
- Malformações congênitas
- Aderências, como as provocadas pela endometriose
Como é feita a Histeroscopia?
Antes de dar inicio à Histeroscopia, normalmente é preciso fazer a dilatação temporária do colo do útero para abrir o tamanho da sua abertura. O colo do útero é a parte estreita de baixo do útero que está unida à parte superior da vagina.
Para fazer a Histeroscopia não é necessário fazer cortes na pele, pois para ver a cavidade uterina, o Histeroscópio (que é uma espécie de telescópio com uma luz na ponta) é inserido pela cavidade uterina.
Durante a Histeroscopia, para melhorar a visão, gás carbônico ou fluidos especiais são injetados através do Histeroscópio. Todo procedimento é realizado por um especialista em um centro cirúrgico ou local especialmente preparado.
Cirurgia Histeroscópica
Assim como a Laparoscopia pode ser um exame e tratamento ao mesmo tempo, a Histeroscopia também tem essa flexibilidade. Dessa forma, eventuais obstruções podem ser identificadas e tratadas dentro do mesmo procedimento, como por exemplo, a remoção de um septo uterino, que é uma porção de tecido esponjoso que cresce dentro do útero e impede a gravidez, pois impede o embrião de fixar-se no útero.
Riscos da Histeroscopia
O risco mais comum da Histeroscopia é que durante o procedimento ocorram pequenas perfurações, algo que normalmente cicatriza de forma espontânea, mas devem ser analisadas para o caso de necessidade de reparação cirúrgica. O risco de complicações estimado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) é de 2 de cada 100 procedimentos, onde também está incluído em menor número eventuais adesões, infecções ou reações alérgicas. No entanto, complicações graves são pouco comuns.
Cuidados após Histeroscopia
É possível que após realizar a Histeroscopia a paciente tenha sangramento por vários dias. No geral, a recuperação para a maioria das atividades físicas é dois dias. Com relação às relações sexuais, é preciso receber orientação individualizada do especialista que. baseado na Histeroscopia realizada, irá instruir cada paciente.
Após a Histeroscopia ou em ocasiões também antes, o especialista irá receitar alguns medicamentos que auxiliam na recuperação, especialmente caso tenha sido realizada uma cirurgia.
56 Comentários
Oi realizei minha histeroscopia cirúrgica retirei pólipos é está saindo um líquido hoje completa 3dias do procedimento preciso me preocupar?
Boa noite,
Realizei a histeroscopia diagnóstica no dia 27/10 (e eu não estava mais menstruada quando realizei o exame já fazia 2 dias) e a médica informou que eu tinha muito sangue no útero e não daria para verificar lesões, a mesma informou que eu iria sangrar por uns dias pois jogaria soro fisiológico, mas até hoje (10/11) estou sangrando e tendo muita cólica.
Isso pode ser grave?
Boa tarde. Fiz uma ultrassom transvaginal onde deu polipo sugestivo. Gostaria de saber se posso fazer a histeroscopia cirúrgica com biopsia direto ou precisa ser feito a histeroscopia diagnostica antes? Pq ambos vão fazer a biopsia depois. Porém a cirúrgica já vai retirar todo. Tenho 29 anos e meu maior medo é ficar estéril. Tem esse risco? Pela raspagem do útero…
Charianne, converse com seu médico sobre essa preocupação. É importante que ele saiba para orientar você.
Boa noite! fiz um procedimento de histeroscopia dia 02/12/2017 e até hoje estou com sangramento até hoje, isso é normal?
Já fazem 10 dias
Estou muito preocupada!!!
Olá Laila, consulte seu médico, é importante manter ele informado.
Bom dia. Fiz uma histeroscopia dia 14/11 e foi super tranquila. Não sangrei depois e nem deu cólica. Mas de uma semana pra cá estou sentindo muita cólica e minha menstruação ainda não veio, e hoje já é 18/12, mais de um mês e nada. Pensei que ia vim pois meus seios estão sensíveis e minha barriga inchada e muita cólica. Isso é normal???