agosto 5, 2014

Ácido fólico e a gravidez

Quando uma mulher planeja a gravidez deve preparar seu corpo para a ocasião. É recomendável às futuras mães uma alimentação rica em ácido fólico antes de engravidar e durante as primeiras 12 semanas de gestação, já que tomar este suplemento ajuda ao correto desenvolvimento da medula espinal do bebê.

O que é ácido fólico?

É a vitamina hidrossolúvel do grupo B – (Vitamina B9). Como todas as vitaminas, não aporta energia ao organismo, mas é fundamental para gerá-la e manter o corpo saudável. Possui propriedades antianêmicas e preserva o sistema imunológico. Também previne as enfermidades cardiovasculares e reduz a possibilidade de desenvolver câncer de cólon, útero e mama. Durante a gravidez, o ácido doenças fólico é importante para redução do risco de malformações do sistema nervoso central do feto e outros defeitos congênitos.

Apesar do ácido fólico estar presente em muitos alimentos, é preciso ter em conta que esta quantidade não cobre as necessidades do feto, e por isto os ginecologistas recomendam tomar um suplemento alimentar. A recomendação da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) é que a mulher consuma 400 microgramas por dia de ácido fólico durante pelo menos um mês antes de engravidar (melhor que sejam três meses) e ao longo do primeiro trimestre de gestação – período em que o tubo neural está em pleno desenvolvimento. Esta recomendação conta com o apoio do Ministério da Saúde que, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determinou em 2002 que as farinhas de trigo e de milho vendidas no país sejam enriquecidas com ferro e ácido fólico.

Alimentos ricos em ácido fólico

ácido fólico

Vegetais folhosos verdes, brócolis e espargo

Castanha

Feijão

Ervilha

Batata

Carne e Fígado

Abacate e frutas em geral

Cogumelo

Trigo integral, farinha integral e cereais

Arroz integral

Cítricos

Uma das vantagens de preparar-se para a gravidez é ter em conta fatores como enriquecer nossa alimentação com nutrientes que serão importantes para a saúde da gestante e também para a formação do bebê.

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up