Após um ano tentando engravidar, para obter ajuda para engravidar é preciso consultar um especialista em reprodução assistida para uma avaliação da fertilidade do casal. O check up que será realizado junto com as orientações do médico podem ajudar a conseguir a gravidez natural ou, no caso de identificar algo mais complexo, iniciar o tratamento com mais chances de sucesso. Quando se trata de fertilidade, o fator tempo pode ser um inimigo impiedoso.
Marcar uma consulta com um especialista em reprodução humana nem sempre é um passo fácil de dar, mas necessário para sentir alívio ao identificar o que pode estar atrasando o projeto de família e ir em direção à realização desse sonho.
Um passo por vez
O primeiro passo importante ao marcar a consulta, é estar consciente que nesse momento você ainda não tem um diagnóstico definitivo. Você irá em busca de informação e aconselhamento para aumentar suas chances de gravidez ou identificar e solucionar qualquer dificuldade que impediu que até agora seu sonho se realize. Além disso, esta avaliação ajudará você a saber mais sobre vários aspectos da sua saúde que normalmente nunca foram estudados antes.
Dosagens hormonais, estudo morfológico do aparelho reprodutor, perfil genético e espermograma darão uma visão ampla da fertilidade do casal, mas na primeira consulta você ainda não tem estes resultados, portanto a conversa com o especialista irá centrar-se em pontos para conhecer seu histórico:
– Histórico de menopausa na família
– Existência de outros membros da família com dificuldades para ter filhos
– Regularidade do ciclo menstrual
– Exames anteriores (caso existam)
– Histórico de doenças na família
– Hábitos que podem prejudicar a fertilidade
A frequência de relações sexuais é um ponto importante para calcular as chances de gravidez. Você sabia que a fertilidade natural de um casal fértil é de apenas 25% de possibilidades de engravidar em cada ciclo da mulher? É apenas durante o período da ovulação, que nem sempre ocorre no momento em que a tabelinha do período fértil indica, é que existem chances de fertilizar o óvulo para gerar o embrião que será seu o bebê.
Durante a primeira consulta, o especialista em fertilidade pode dar algumas dicas para não perder o momento da ovulação, mas a forma mais efetiva para aumentar as chances de gravidez é manter relações frequentes, o que é considerado 3 vezes por semana.
Retorno da primeira consulta
Será no retorno da primeira consulta, com os resultados dos exames solicitados em mãos, que o especialista poderá ter certeza da fertilidade do casal. E, em caso de necessitar um tratamento, será neste momento também que você terá a indicação do tratamento para gravidez.
A ansiedade para saber sobre a recomendação do tratamento na primeira consulta é grande. Quando existem indícios claros na primeira consulta, por exemplo diante de condições existentes como idade avançada, endometriose, síndrome de ovários policísticos, varicocele e etc., será mais fácil estimar o que provavelmente será necessário, por isso também é possível antes mesmo do retorno você que tenha informação sobre o que provavelmente serão os passos para que a gravidez aconteça.
O tempo é fundamental
É muito importante marcar os exames solicitados o mais rápido possível, pois alguns estudos precisam ser feitos em datas concretas do ciclo, o que significa que dependendo da fase do ciclo que você estiver, terá que esperar algumas semanas para a realização e, consequentemente os resultados podem demorar mais.
Ficou com alguma dúvida? Acesse o link para solicitar mais informações.
Comentários estão fechados.