janeiro 18, 2017

Você tem dúvidas sobre a doação de óvulos?

A doação de óvulos é um ato voluntário que no Brasil pode ser feito por qualquer mulher entre 18 e 34 anos que tenha boa saúde e, também, por mulheres que desejam fazer um tratamento em uma clínica de Reprodução Humana. Conforme estabelecido na norma ética de Reprodução Assistida do Conselho Federal de Medicina, as doadoras podem ter parte do seu tratamento pago pela receptora de óvulos.

Se você está na dúvida sobre doar óvulos, respondemos algumas perguntas que podem te ajudar a decidir.

Quantos dias dura o tratamento?

O tratamento para doar óvulos é realizado por meio da aplicação de medicamentos injetáveis, e costuma durar entre 8 e 10 dias. Durante o período será preciso visitar a clínica de reprodução humana em torno de duas vezes para acompanhar através de ultrassonografia o desenvolvimento dos óvulos. O processo termina com a punção folicular, onde os óvulos são aspirados.

Doar óvulos dói?

O tratamento não é doloroso, no entanto na medida em que o tamanho dos ovários aumenta, pode gerar certo desconforto. No período que começam os desconfortos o tratamento está em sua última fase, quando faltam em torno de dois dias para o tratamento terminar.

Doar óvulos tem efeitos secundários?

Não existe efeitos secundários na doação de óvulos com o acompanhamento adequado. O risco de hiperestimulação ovariana é controlado a partir da dosagem de medicamento personalizada e o acompanhamento do desenvolvimento dos óvulos através de ultrassom. No caso de sentir o desconforto comentado na pergunta anterior, este será algo parecido aos sintomas da tensão pré-menstrual.

Posso manter relações sexuais durante o tratamento para doar óvulos?

Como o tratamento de estimulação ovariana provoca um aumento temporário do tamanho do ovário, não é aconselhável manter relações sexuais durante os dias de aplicação da medicação e até que a menstruação do período após a punção dos óvulos ocorra.

Tenho que ser internada?

Não. A extração dos óvulos é realizada em centro cirúrgico com anestesia, mas não requer internação. O procedimento dura 10 minutos e a paciente recebe a alta em torno de 2 ou 3 horas depois da punção.

Quantas vezes posso doar óvulos?

Em virtude da doação de óvulos no Brasil estar relacionada à necessidade de realizar um tratamento de reprodução assistida, não é possível doar muitas vezes.

Quais são os requisitos para doar óvulos

Para ser doadora de óvulos a mulher precisa ter uma ótima saúde física e mental, estar entre os 18 e 35 anos, não ser portadora de doenças genéticas na família e tão pouco outras doenças transmissíveis sexualmente. Além de não ter sido afetada pelo Zika vírus.

A doação de óvulos é remunerada?

Não. O benefício econômico que pode ter a doadora é que parte do seu tratamento de reprodução assistida seja pago de forma compartilhada pela receptora de óvulos.

Posso doar óvulos se tomo anticoncepcionais hormonais?

O fato de tomar anticoncepcional habitualmente não é uma contraindicação, no entanto para o procedimento será preciso interromper o uso até concluir o tratamento.

Posso doar óvulos se uso DIU?

As mulheres que utilizam DIU podem ser doadoras sem ter que retirar o mesmo.

Se doar óvulos estou diminuindo minhas chances de engravidar no futuro?

A doação de óvulos não afeta a futura fertilidade. Isso acontece porque de forma natural a cada ciclo dezenas de óvulos são descartados pelo corpo porque não amadurecem. O tratamento hormonal da estimulação ovarina faz com que estes óvulos que não se desenvolveriam de outra forma amadureçam e concluam o ciclo de evolução.

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui! Com prazer vamos te responder 🙂

Solicite a sua primeira consulta:

20 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up