Muitas mulheres têm certeza que querem ser mães um dia, outras despertam para a maternidade mais tarde e inclusive há quem não quer ser mãe. Esta importante decisão da vida de uma pessoa deve ser tomada com calma, pois vai mudar seu mundo completamente.
Se por um lado, a maturidade ajuda a lidar melhor com a maternidade, por outro, o corpo da mulher está biologicamente ótimo para a maternidade entre os 20 e 30 anos e vai perdendo capacidades com o incremento da idade. Uma vida saudável sempre será positiva para o corpo, no entanto, a queda da fertilidade feminina, acentuada a partir dos 37 anos, é um fato mesmo para mulheres em boa forma.
Quem está ao redor dos 30 anos e vive uma situação estável com seu parceiro deve discutir em casal a possibilidade de decidir se é a hora de engravidar ou guardar óvulos para o futuro, questionando os prós e contras de cada opção.
Mas sabendo que querem ter filhos, porque não engravidar antes da mulher superar os 35 anos? É um passo grande, mas com esforço os pais sempre conseguem proporcionar ao menos o básico, incluindo muito amor.
Se existem dúvidas ou se é um momento da carreira em que as circunstâncias inviabilizam este passo, preservar óvulos será como um seguro de vida. Seu material genético em melhor estado é a melhor garantia de ter um filho saudável se a gravidez não chegar de forma natural.
“Muitas mulheres percebem tarde que a vitrificação de seus óvulos poderia ter evitado a necessidade de contar com óvulos doados para conseguir engravidar no futuro, principalmente após os 37 anos” – garante a Dra. Genevieve Coelho, especialista em reprodução humana e diretora da clínica IVI Salvador – “atualmente cerca de 20% dos tratamentos que realizamos no Brasil são fertilizações com utilização de óvulos doados, e na Espanha, país de origem do grupo IVI, este número chega a 50% dos tratamentos realizados”.
A idade não afeta apenas a fertilidade feminina, o homem também sofre com a queda da fertilidade a partir dos 50 anos, além dos vários fatores externos que comentamos anteriormente neste Blog poderem acelerar o processo.
Quem quiser saber passo a passo como funciona a vitrificação de óvulos. Acesse o link em nosso site ou faça perguntas aqui.
Em nosso próximo post, vamos falar sobre como lidar com as emoções do diagnóstico de infertilidade. Não perca!