maio 23, 2017

IVI lança guia de apoio emocional para casal em tratamento de fertilidade

IVI lança guia de apoio emocional para casal em tratamento de fertilidade

Comitê Editorial IVI Salvador

Com prazer anunciamos o lançamento do guia de apoio emocional para o casal em tratamento de fertilidade. Este ebook grátis que está disponível para download  no nosso site foi desenvolvido em parceria com a clínica IVI Lisboa com o objetivo de ajudar os casais que vão dar início ao tratamento de reprodução humana assistida.

A infertilidade se caracteriza quando após um ano tentando engravidar o casal não obtêm o positivo no teste de gravidez. Diante desta situação é preciso consultar um especialista em reprodução humana para um estudo e diagnóstico sobre as causas da demora e o tratamento personalizado para superar esta dificuldade, porém o estresse diante de uma possível infertilidade e depois, o medo de não poder ter filhos após o diagnóstico gera um impacto emocional profundo que precisa de atenção porque pode prejudicar o tratamento.

Contar com o apoio de um psicólogo beneficiaria todos os pacientes, no entanto, grande parte opta por desenvolver estratégias para lidar sozinhos com a situação. Por esta razão, a psicóloga Filipa Santos foi convidada a desenvolver um material de apoio psicológico para a jornada do casal em tratamento de fertilidade. O material contempla os temas:

  • Gerir o impacto do diagnóstico
  • Expetativas de quem inicia o tratamento
  • A decisão de iniciar o tratamento
  • O tratamento vivido a dois com expetativas diferentes
  • Entendendo o parceiro, como se sentem os homens e as mulheres?
  • Conciliar a rotina durante o tratamento
  • Estilo de vida
  • Tempo de espera para os resultados
  • E se der negativo?
  • Repetição da espera
  • O positivo de gravidez

Este ebook não substitui o papel de um psicólogo que pode ajudar de forma personalizada e acompanhar o casal durante todo o processo, mas é importante para aqueles que preferem tentar lidar com a situação sozinhos. Além disso, o guia também dá referências para o casal perceber se o nível de estresse que estão passando já é demasiado alto para ser solucionado sem ajuda especializada.

Manter o nível de estresse controlado ajuda a aumentar as chances de sucesso do tratamento

Vários estudos comprovaram o impacto emocional que a infertilidade provoca, alguns sugerem que altos níveis de estresse podem reduzir em até 29% as chances de gravidez do tratamento.

Na internet as pessoas podem encontrar uma infinidade de dicas para controlar o estresse, porém é difícil separar a informação confiável da que não deve ser levada em consideração. Além disso, um material desenvolvido por uma psicóloga que lida diretamente com o estresse provocado pela infertilidade é muito mais eficaz por diferenciar as fases do tratamento e inclusive as diferentes formas do homem e da mulher lidarem com a situação.

3 coisas que você vai aprender no guia de apoio emocional para o casal em tratamento de reprodução humana

  1. Como os homens e as mulheres expressam o estresse ligado à infertilidade: Não é segredo que os homens e as mulheres são diferentes na forma em que expressam suas emoções. No entanto, diante do estresse cada membro do casal costuma ter dificuldade de entender a outra parte. No ebook oferecido pela clínica IVI, Drª Filipa explica os sentimentos mais comuns de cada gênero e como a empatia e o diálogo podem derrubar o muro que se ergue entre o casal quando os pequenos conflitos de interpretação não recebem a atenção adequada.
  2. Como gestionar as expectativas com relação ao tratamento: O medo de criar expectativas de sucesso do tratamento e se decepcionar caso este não dê certo na primeira tentativa é uma crise constante. É fundamental criar expectativas positivas de sucesso do tratamento, bem como é preciso ter consciência de que existe a probabilidade do positivo não chegar na primeira tentativa. Como encontrar o equilíbrio desse dilema? Baixe o ebook para saber!
  3. Como o estilo de vida é importante para reduzir o estresse com relação aos obstáculos que separam você da gravidez: A frustração de não ter o total controle da situação durante o tratamento é uma das principais fontes do estresse do casal, porém cuidar do estilo de vida não apenas será uma forma de induzir o corpo produzir substâncias químicas que reduzem o nível de estresse, mas também ajudam a saciar a necessidade de controle através de traçar e cumprir metas com sucesso.

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up