setembro 28, 2016

4 dicas para manter o romance no namoro programado

O namoro programado quando associado ao objetivo reprodutivo pode levar alguns casais a sentirem este momento íntimo de conexão como um processo mecânico para obter a gestação, afetando o romance e prazer.

Se você está seguindo seu período fértil, está em tratamento de coito programado ou na véspera da transferência do embrião no tratamento de Fertilização in Vitro, siga as dicas que daremos para manter o romance no namoro programado.

1. Como nos velhos tempos

Certamente existiu um momento na relação do casal onde o namoro era programado e longe de ser um motivo de perda da libido, era exatamente o oposto disso. Um convite ao cinema, uma festa, seja qual fosse a razão para encontrar-se no início do namoro, tinha nas entrelinhas a expectativa de fazer amor. Que tal resgatar aqueles momentos e situações?

A antecipação de um momento especial gera emoções de felicidade prazer, é o oposto do que se conhece como “sofrer por antecipação”. Acontece, por exemplo, quando temos uma viagem de férias programada. Na relação do casal, a antecipação pode ser um combustível para o amor, por isso, no lugar de encarar o namoro programado como uma obrigação, fantasie sobre este momento e prepare algo especial para a ocasião.

2. Fuja da rotina

Não é preciso uma viagem a um lugar exótico para sair da rotina, se puder fazer isso, ótimo, mas se não, um final de semana diferente, um SPA a dois ou até mesmo ver o pôr do sol em um lugar bonito pode deixar para trás as preocupações e criar um clima romântico.

Pense em coisas que vocês gostariam de fazer e estão sempre adiando. Viva esta relação com intensidade, a final, ela vai mudar quando você receba seu positivo de gravidez!

3. Identifique algo novo em vocês

Tudo tem um lado positivo. Mesmo os piores problemas apresentam oportunidades. Talvez você esteja diante da oportunidade de conectar com seu parceiro de uma forma diferente ou inclusive de experimentar e conhecer mais sobre você mesma. Não se prepare apenas para o namoro programado, pense como a relação íntima com seu parceiro poderia ser ainda mais satisfatória.

4. Estabeleçam limites para falar sobre ter filhos

Principalmente diante de um namoro programado pode ser difícil evitar o assunto, no entanto é preciso separar as coisas para manter o pensamento em viver o momento com prazer, independente do que aconteça depois.

Principalmente na hora do namoro programado, mas também na rotina do casal, estabeleçam limites com relação a falar sobre o plano de ter filhos. Este limite deve ser suficiente para que vocês tenham tempo para compartilhar o que sentem com relação a este sonho, ao mesmo tempo que dá margem para que a vida de vocês não gire somente ao redor deste objetivo.

Por que é recomendado o namoro antes da transferência embrionária?

Namorar um dia antes da transferência do embrião ao útero materno no tratamento de Fertilização in vitro é recomendado não apenas para reduzir o estresse, mas também porque após as relações sexuais o corpo da mulher fica mais receptivo para a gravidez.

Vale a pena programar o namoro durante o período fértil?

Calcular o período fértil é fazer uma estimativa de quando a ovulação provavelmente está acontecendo, porém é importante não limitar as relações a este período, pois isso pode reduzir suas chances. O ideal é manter relações frequentes, ao menos 3 vezes por semana.

Participe do evento gratuito Diálogos com a Cegonha

Dia 4/10 às 19h na Livraria Cultura do Salvador Shopping, o terapeuta Jordan Campos irá falar sobre os desafios modernos dos casais que desejam engravidar.

Será um evento voltado aos fatores emocionais que os casais enfrentam quando se deparam com o diagnóstico da infertilidade. Garanta sua vaga! Envie seu nome completo e telefone para [email protected]

Diálogos com a cegonha. Convite para evento 4/10 na Livraria cultura do Salvador Shopping

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up