junho 8, 2016

Sangramento após FIV (Fertilização in Vitro)

sangramento após transferência FIV, o que é?

Cerca de 30-40% das mulheres tem um sangramento leve após a transferência do embrião ao útero durante o tratamento de Fertilização In Vitro (FIV). Este sangramento ocorre no período que provavelmente está acontecendo a nidação, ou seja, o momento em que o embrião se fixa no endométrio. O nome técnico dado a este fenômeno é sangramento por implantação, que é bastante comum, porém sempre gera dúvidas e inseguranças para as pacientes. Por isso, aqui apresentamos uma série de respostas para as principais perguntas que recebemos sobre esse assunto.

Por que acontece o sangramento após a transferência do embrião?

O sangramento por implantação costuma acontecer nas primeiras semanas de gravidez quando o útero está muito irrigado e, por isso, pode sangrar com facilidade. Quando o embrião se fixa na parede interna do útero algumas veias e artérias que se conectam com o endométrio podem romper produzindo a perda de sangue.

Quando acontece o sangramento?

Aproximadamente entre seis e dez dias após a fecundação, coincidindo com período que em teoria a menstruação aconteceria se não houvesse gravidez. Isso também ocorre em casos de gravidez espontânea, no entanto, como não há certeza da existência do embrião no útero, como acontece durante o tratamento de FIV, muitas vezes o sangramento é confundido com a menstruação, razão pela qual muitos acreditam no mito de que é possível menstruar estando grávida.

Quanto tempo dura o sangramento?

Geralmente o sangramento dura de um a três dias com uma intensidade que costuma ser menor que a da menstruação normal, além disso a cor pode ser mais escura, similar à do fluxo dos últimos dias da menstruação.

O sangramento de implantação pode estar relacionado com aborto ou gravidez ectópica?

Não existe uma relação direta com o sangramento por implantação com o aborto ou gravidez ectópica, mas se quiser conhecer outras razões de sangramento na gravidez, temos um post que vai tirar suas dúvidas.

O que fazer se sangrar após a transferência do embrião?

Apesar de provavelmente ser algo normal, como comentamos anteriormente, para evitar qualquer risco e constatar que se trata da implantação, é recomendável consultar seu ginecologista e mantê-lo informado para descartar qualquer perigo para a gravidez.

Não sangrei na gravidez anterior e nessa sim, é normal?

Cada gravidez é única, por isso não existe um padrão fixo com relação a sangrar ou não no período de nidação. Pode acontecer para uma mesma mulher apenas em uma de suas gestações, em nenhuma ou em todas.

Ficou com alguma dúvida? Escreva sua pergunta nos comentários 🙂

Solicite a sua primeira consulta:

104 Comentários

  • Dr, bom dia. Gostaria de uma orientação; é possível que nesse sangramento após o fiv saia um pouco daqueles coágulos de sangue? Pois fiz a transferência dia 30 e 9 dias depois começou a sair um pouquinho de sangue com pequenos coágulos é um pouquinho de cólica. Será que perdi? Tô muito triste.? Vou fazer o beta dia 13/10 meu médico mandou continuar com a medicação até o dia do beta. Que o senhor acha? Desde já, agradeço a atenção.

    • Blog.BR says:

      Olá Marilene,
      Você fez a coisa mais importante que foi comunicar o seu médico. Ainda é cedo para ficar triste, mantenha repouso, fique confiante e evite o estresse tentando focar sua mente em coisas positivas.
      Estaremos torcendo por você!

  • Mari says:

    Sempre se sangra após a transferencia, ou pode não acontecer?

  • Denise says:

    Boa noite. No dia seguinte à transferência (FIV) saiu um risco escuro de uns dois centímetros e um muco transparente com leve sinal de sangramento. Fiquei assustada. Também tenho cólicas. Posso ter perdido?

  • Vanessa says:

    Fiz a transferência no dia 10/10 mais ainda não sangrei, porém estou sentindo muitas cólicas.

    • Blog.BR says:

      Olá Vanessa, nem sempre acontece o sangramento. Procure fazer atividades relaxantes estes dias para tirar o foco da transferência, é importante tentar controlar a ansiedade que acontece nesse período.

  • antonia says:

    Todas as pacientes que fizeram fertilização,após a transferência é obrigatório sangrar?

  • ivana says:

    Fiz uma transferência dia 05/10, no 12º fiz um teste de sangue deu negativo, porem ontem começou a sair um sangue bem pouquinho, so que ja parou, sera que fiz o exame cedo de mais?

    • Blog.BR says:

      Olá Ivana,
      O 12º dia pode ser muito cedo para o hormônio ser detectado no sangue. Você precisa ao menos esperar duas semanas.
      Estaremos torcendo por você!

  • Vanessa says:

    Oi doutor,

    No dia 14/10 eu lhe enviei uma mensagem falando que eu ainda não havia sangrado.
    E agora 9 dias após a transferência de embriões tive o tal sangramento estilo uma borra preta, sai pouquinho mais sai, meu médico pediu para manter o Ultragestan de 8/8.
    Agora minha pergunta é normal sair essa borra mesmo?
    É meu 3 tratamento que faço é nos 2 primeiros não tive sangramento nenhum, porém tb não tive gestação o que vc pode me dizer?

    • Blog.BR says:

      Olá Vanessa,
      Você conversou com a equipe médica da clínica? Eles são as pessoas indicadas a responder esta pergunta porque estão acompanhando seu caso. Por aqui posso apenas dizer de forma genérica que pode existir o sangramento após a transferência por conta do processo de fixação do embrião no útero, e além disso, que o sangramento aconteça em uma gravidez, não significa que acontecerá em todas e vise-versa.
      É importante que neste momento você esteja em contato com a equipe médica, ok? Com certeza eles poderão esclarecer muito melhor, já que estão acompanhando seu tratamento.
      Boa sorte!

  • Ana says:

    Ola Dr !

    estou na minha 2 FIV….estou hoje no meu 10 dia após a transferência de 2 embriões. E somente hoje houve um corrimento tipo borra de café….é possível que a nidação ocorra após 10 dias da transferência dos embriões? Leio em muitos artigos que a nidação / implantação ocorre por volta do 7 dia após a transferência.
    Obrigada pela ajuda.
    Att
    Ana

    • Blog.BR says:

      Olá Ana, o período pode variar um pouco estando os 10 dias dentro dessa variação. No entanto também é importante sempre manter a equipe que acompanha seu tratamento informada quando ocorrer o sangramento ligando para a clínica.
      Estamos à disposição!

  • Maria Fernanda says:

    Boa tarde Dr. hoje faz nove dias após minha implantação, no sexto, sétimo e oitavo dia veio pouco sangramento na coloração escura, mas hoje completando quatro dias eu ainda continuo sangrando, não é o mesmo fluxo de uma menstruação normal, mas hoje é parece que está mais avermelhado. Estou muito agoniada, pq li a respeito da nidacão e vi q o período é de tres dias. Sei q não tem oq eu fazer a não ser esperar. Mas estou preocupada pq ja é o quarto dia e ainda continuo sangrando.

    • Blog.BR says:

      Maria, você precisa informar a equipe médica, a melhor forma de tranquilizar-se é informar tudo que está acontecendo nesse período para que os especialistas possam te orientar sobre como proceder. Procure não fazer esforços neste período.

  • Carla says:

    Dr. quantos dias após a transferência de de embriões de D3 acontece a nidação e quantos dias após o hCG é detectado em exame? Fiz teste de farmácia clear blue q dizem ser bem sensível no D9 Eder negativo. Será q fiz cedo demais?

    • Blog.BR says:

      Olá Carla, é possível que você tenha feito cedo demais. É importante esperar duas semanas após a transferência para fazer o texte.

  • Elaine Lima says:

    Boa tarde. estou no meu décimo primeiro dia da transferência de dois embriões.estou com sangramento, é normal?? farei o exame do beta amanhã e outro na quarta.essa é minha primeira FIV tenho 33 anos

    • Blog.BR says:

      Boa tarde Elaine, sim, o sangramento pode acontecer por conta da nidação. Em todos casos, sempre é recomendável comentar com a equipe médica sobre o sangramento para eles acompanharem o que está acontecendo, ok? Boa sorte dom o beta! Estaremos torcendo por você!

  • Carla says:

    Fiz transferência de embriões D3. Quando se inicia implantação de embriões de 3 dias?

  • Karina says:

    Bom dia Dr. !!! Fiz a transferência de dois embriões no D2(com dois dias), sinto muita cólica como fosse descer a menstruação .O único sitoma que tive foi esse ,em muitos relatos o pessoal conta que sangrou e que quando acontece isso é pq houve Nitidacao do embrião.Fiz o exame de farmácia no D11 e deu negativo.Meu beta tá marcado para o dia 11.11.Sera que houve algum problema.

  • Lindiane says:

    Fiz a minha transferência dia 23 de outubro. No dia 07 d novembro fiz o beta. Deu positivo. Mais estou sentindo apenas umas dores embaixo da barriga. Estou preocupada. Oq n estou sentindo nada além disso. O q devo fazer?

    • Blog.BR says:

      Olá Lindiane, cada gravidez é de uma forma. Existem casos de gestante que não sentem os típicos sintomas de gravidez.
      Fique tranquila e se for se sentir melhor, marque uma consulta com seu obstetra para confirmar que está tudo bem.
      parabéns pelo positivo!

  • Jussara says:

    Olá Doutor, td bem?Na minha 1 FIV não tive sangramento,meu filho está com três anos.Fiz uma transferência de 2 embriões nessa última segunda, e logo na quarta começou um sangue bem vermelho e consistência gelatinosa, acontece que o fluxo só foi aumentando a ponto de ter que usar absorvente interno.Liguei para o médico que disse que não há nada a fazer a não ser continuar com a medicacao( primogenio, crenoni,AS) ,estou com medo, isso pode acontecer? O fluxo está bem forte

    • Blog.BR says:

      Olá Jussara, é importante que você siga as instruções do seu médico, para estar mais tranquila, permaneça em repouso.
      Mas cada gravidez é de uma forma, o fato de não ter tido sangramento não primeira não significa que você não possa ter sangramentos em outras FIV.
      Tente ficar tranquila e não fazer esforços, ok?
      Se sentir dores informe seu médico.
      Boa sorte!

  • Ana Moreira says:

    Olá Dr.

    Fiz a punção folicular no dia 31/10/2016 e a transferência embrionária no dia 3/11/2016, neste momento estou com cólicas e a ter sangramento tipo “borra de café e por vezes um pouco avermelhado ” vou fazer o beta na 3feira dia 15/11/2016 será normal!??!!?

    • Blog.BR says:

      Olá Ana, o sangramento podo ser normal, no entanto é importante que ela informe tudo que está acontecendo à equipe de enfermagem da clínica.
      Estaremos torcendo por você!

  • Larissa Cardoso da Rocha says:

    Bom dia Dr.
    Fiz a transferência de dois blastocistos D5 dia 18/11/2016, hoje é meu D4 e desde a TEC sinto muitas fisgadinhas e tipo uma “queimação” no ventre… Ainda não tive o tal sangramento d nidação e lendo vários relatos de positivos vejo que meio “via de regra”. Fico muito apreensiva e ansiosa… Quantos dias após transferência de blastocistos é normal ter a nidação?

    • Blog.BR says:

      Olá Larissa, o sangramento não é “regra”, de fato, é mais frequente não existir o sangramento, no entanto uma sua ansiedade é bastante comum, este período do tratamento onde temos que esperar a natureza fluir e esperar pelo positivo foi identificado como o momento mais estressante do tratamento, inclusive pior que o período onde você esteve injetando as medicações de estimulação ovariana!
      Desculpe ter demorado um pouco para responder, nesta altura você estará bem próxima de ter o resultado do tratamento, por enquanto tente fazer atividades tranquilas para tirar o foco da espera pelos resultados.
      Boa sorte! estaremos torcendo!

  • Maria Gabriela says:

    Olá, boa noite!!!
    Doutor estou no meu dia 11 após a fiv, senti cólicas somente nos primeiros dias, hoje sinto cólicas abdominais, mto gás na barriga…estou preocupada, fiz teste de farmácia ontem no meu d 9 clear blue plus, e deu negativo…meu beta é daqui dois dias… é normal não sentir mais cólicas, tenho corrimentos transparentes

    • Blog.BR says:

      Olá Maria, para saber o que aconteceu vamos ter que esperar o resultado do beta. É normal não sentir cólicas.
      Tente ficar tranquila estes dias e não fazer muito esforço. Estaremos torcendo por você!

  • Valeria says:

    Dr ° Hoje é meu D11, primeira FIV, estou sentindo muita cólica, tive a borra escura por dois dias e um pouco de sangramento, será que é normal??

    • Blog.BR says:

      Olá Valeria, um pouco de sangramento pode acontecer, mas só podemos saber o resultado com o teste de gravidez. Faltam poucos dias para você saber! Estaremos torcendo por você!

  • Vivi says:

    Olá Dr! Fiz a transferência de dois embriões no dia 1/12. Depois do sexto dia começou o sangramento bem avermelhado que vai e volta. Tem horas que sai bem escuro. Também sinto cólicas desdo do dia da transferência. É normal esse sangue avermelhado? Pois leio que a maioria dos casos o sangramento é escuro.

    • Blog.BR says:

      Olá Vivi, você informou o seu médico? apesar do mais comum ser um sangue mais escuro pode acontecer que seja um pouco avermelhado, no entanto é preciso acompanhar principalmente a questão da dor.

  • Michela says:

    Dr, não me contive e fiz um teste farmácia, tem 9 dias que fiz a transferia e só apareceu um listrinha?
    Será que fiz muito precoce o teste ou teste de farmácia pra FIV não funciona?
    #superansiosa?

    • Blog.BR says:

      Olá Michela, o teste de farmácia funciona para FIV, mas talvez ainda seja cedo para ter o resultado. Quando o teste é feito antes os níveis do hormônio ainda não são altos suficiente para serem detectados.
      É difícil esperar, mas neste momento é preciso.

  • Ariane says:

    Fiz minha FIV dia 28/11. No dia 07/12 comecei sangrar, fiquei apavorada pensando que tinha perdido meus bebês. No dia 12/12 fiz o exame beta e deu positivo ???❤️. Liguei para meu médico e ele pediu para ficar de repouso deitada o máximo que eu conseguir, pois desde o dia 07/12 não parou de sangrar. Bom, estou de repouso e irei fazer outro exame beta na próxima segunda. Que Deus abençoe que corra tudo bem e os meus bebês estejam aqui bem quietinhos. ??

  • Rachel says:

    Dr. Boa tarde. Estou no d8 após a transferência embrionária e desde o d6 estou com sangramento. No primeiro dia foi bem fraquinho, ontem senti MTA cólica e hj a cólica está mais fraca, mas percebi q o sangramento está mais vermelho. Pode ser sangramento de nidação ou indica algo mais grave? Comuniquei ao meu médico e ele me mandou continuar a medicação para cólica e repousar, mas só vai fazer a ultrassom quarta feira. Estou preocupada q seja algo mais grave e demore demais para diagnosticar.

    • Blog.BR says:

      Olá Rachel, você precisa seguir as instruções do médico, o repouso nessa situação e continuar com a medicação costuma ser a melhor solução mesmo. Estamos torcendo por você!

  • Paula Silva says:

    Olá Ddr,
    Fiz transferência embrionária no dia 15 de dezembro e amanhã farei o exqmw sanguíneo para verificar se estou grávida ou não. No entanto, hoje veio um corrimento vermelho, será menstruação? Já fiz uma transferência e deu negativo, mas na altura tive mesmo a certeza que não estava grávida, pois tive aquilo a que posso chamar os meus sinais habituais de menstruação.
    Obrigado pela atenção disponibilizada.

  • JACQUELINE says:

    Bom dia doutor,

    Fiz minha transferência dia 19 de dezembro 2016, beta para fazer em 28 de dezembro..
    Fui receptora de óvulos, fiz a biopsia dos embriões transferi dois uma menina e um menino, já sou mãe de um menina de 19 anos, tenho 40 anos e meu atual marido tem translocação robertsoniana, por isso a biopsia e o fato de ter 40 anos optei pela ovodoação, no dia da FIV senti cólicas mas até agora nenhum sangramento, não sinto nada….por ansiedade ja fiz dois testes de famacia e negativam os dois…O FATO DE TER FEITO A BIOPSIA PODE AJUDAR NA IMPLANTAÇÃO? É NORMAL NAO SENTIR NADA?

    • Blog.BR says:

      Olá Jacqueline, nesta altura você já deve ter o resultado do seu tratamento. Sim que é normal não sentir nada, é o que acontece na maioria dos casos.
      O fato de ter feito a biopsia não interfere, mas se a biópsia foi feita para analisar o embrião geneticamente, então as chances de engravidar são maiores por conta de ter sido feita uma análise mais profunda da saúde do embrião.

  • Paula Silva says:

    Olá Dr,
    Fiz transferência embrionária no dia 15 de dezembro e farei o teste sanguíneo amanhã, mas hoje apareceu um corrimento vermelho, será menstruação? Terei ainda hipótese de estar grávida? Já tinha feito outra tentativa in vitro e a dois ou três dias de fazer o teste veio o período menstrual. Aí tive mesmo a certeza de que não estava grávida, pois estava com todos os sintomas habituais anteriores ao período menstrual, mas agora não tive sintomas nenhuns e além disso, fiz transferência de 2 embriões e tinha algums esperança que pelo 1 embrião fixasse. Será ainda possível isto acontecer? Obrigada pela atenção disponibilizada.

    • Blog.BR says:

      Olá Paula, Estávamos de férias no BLOG. Como você está? espero que bem, nessa altura imagino que suas dúvidas já foram solucionadas.
      Te desejo muita luz nesse ano novo!

  • Marcelo Correa says:

    Boa tarde Dr.

    Por favor, precisamos de uma resposta um pouco urgente para acalmar nossos corações. O Dr. pode nos ajudar?

    Minha esposa fez a FIV e o dia da Implantação foi dia 05/12 esse mês mesmo e no D11 descobrimos que felizmente, ela engravidou! Porém hoje, 26/12, ou seja, 21 dias após a transferência ela está com bastante cólicas e com corrimento em cor escura, sangue marrom.

    Vi o Dr. falar que esse sangramento é normal considerando o tempo de nidação, ou seja, o dia que o embrião fixa no endométrio que na verdade são 9 ou 10 dias após a implantação, mas o que está nos deixando preocupados demais é o fato de que esse sangramento está acontecendo já no dia 21, ou seja, muitos dias após a implantação, inclusive muitos dias já da data em que minha esposa deveria ter menstruado.

    Isso é preocupante Dr.??? É normal o sangramento após 21 dias? ou somente nos dias iniciais?

    Aguardamos sua resposta ansiosamente. (O médico de minha esposa está nos Estados Unidos). =\

    Aguardamos,
    Muito obrigado Dr.

    • Blog.BR says:

      Olá Marcelo,
      Peço desculpas pela demora, o blog esteve em período de férias. Espero que nesta altura já esteja tudo tranquilo com vocês. Nos casos de sangramento, mesmo que normalmente pode não ser nada, sempre é preciso informar a equipe médica sobre o ocorrido.

  • Silvana says:

    Olá Dr. Eu fiz a transferência dia 13/12. O sangramento de nidação aconteceu de 22 a 25/12. Mas já tive um pequeno sangramento, leve, algo que notei apenas no absorvente (pois estou usando ultrogestan e primogina). Não há presença de coágulos na urina, nem cólicas. Só um leve desconforto as vezes. Minha dúvida é se é normal esse sangramento após o período da nidação e o que pode estar provocando isso? Meu ultimo beta estava em 3069 ontem. Sei que é difícil um diagnostico assim, mas como ainda não tenho um(a) obstetra, só preciso de alguma orientação. Tenho consulta dia 10/01 na clinica para ecografia e mais um beta. Agradeço a atenção.

    • Blog.BR says:

      Olá Silvana, desculpe a demora em responder! Estávamos em período de férias no atendimento do BLOG. Sua consulta é amanhã! Espero que esteja tudo bem com você! Boa sorte

  • sandra aparecida campos says:

    gostaria de saber se é possível fazer uma inseminação artificial, já estando gravida bem no começo ,e sem saber.

    obrigado

  • Renata Silveira says:

    Boa tarde doutor.Eu estou no nono dia após a transferência de 3 embriões,tenho 36 anos e a minha indicação da fertilização foi devido a uma endometriose avançada . Hoje ao acordar (nono dia após FIV) por volta de 7 h da manhâ eu senti fortes dores no baixo ventre como se tivesse perdendo alguma coisa. Foi um pequeno sangramento tipo uma gota e se repete a cada vez que eu vou ao banheiro. Não me parece escuro e veio meio que misturado com o Utragestan.meu médico foi informado imediatamente e passou um comprimido de Buscopan composta e outro de 500 miligramas de Novalgina. Eu estou muito preocupada e triste com medo de ter perdido. A minha dúvida não é nem sobre o sangramento Porque eu conheço a nidação. É sobre a cólica intensa que senti cedo e agora estou aliviada após ter tomado a medicação, sentindo pequenos latejamentos. Tenho chances que dê tudo certo no dia do Beta e eu fique gràvida comk tanto sonhamos? Obrigada pela atenção

    • Blog.BR says:

      Bom dia Renata, o importante é que você fez o correto em consultar o seu médico. A indicação para você é continuar seguindo as instruções deles e não fazer esforços neste período.
      Te desejamos muita sorte!

  • Janete says:

    Boa tarde,
    Gostaria de fazer duas perguntas.
    1- se o embrião congelado é mais difícil de obter uma gravidez?
    2- fiz minha transferencia de 1 embrião dia 15/02/17 e desde dia 20/02/17 até hj 23/02 estou com sangramento, nada muito intenso, mas toda vez que vou no banheiro fazer xixi sai um pouco de sangue, numa das vezes no dia 21/02 a noite saíram dois coágulos.
    Na terça 21/02 meu médico fez um US e disse que até poderia ser um bom sinal pois, podia ser a nidaçao mas ontem ele disse que já devia ter parado o sangramento e que não era um bom sinal Ainda estar sangrando.
    Gostaria de entender o que pode ser ? Estou bem confusa, será que posso já ter menstruado, mesmo tomando 4 comprimidos de cicloprimogina e 4 de ultragestan?
    Obrigada.

    • Blog.BR says:

      Boa tarde Janete, respondendo suas perguntas
      1- se o embrião foi congelado não é mais dificil engravidar, inclusive alguns estudos sugerem que as chances podem ser melhores.
      2- Pelo que comentou seu médico te explicou, pode ser um bom sinal por um tempo, mas muito sangramento pode não ser um bom sinal, mas nada ainda é definitivo. Infelizmente nesse período não é possível ter muito controle, a única coisa que você pode fazer é manter uma rotina mais tranquila e seguir as orientações do seu especialista.

  • joanaaraujo says:

    oi bom dia…fiz uma fiv este mes de fevereiro, no dia 6 fiz a punção e no dia 9 fiz a introdução de dois embrioes , no dia 20 fiz um beta o qual deu positivo mas tive de repetir no dia 22 pois tinha sido baixo o de dia 20 e o de dia 22 ja tinha duplicado, (e a medica me disse que pelos valores somente um embriao se tinha implantado) no dia 21 começaram a sair uns pequenos raios de cor marrom ( mas no dia 22 eu disse a medica e ela me respondeu para continuar a introduzir o o progefik )e assim continuou ate ao dia 26 e hoje fui no banheiro e me saiu um pouco de sangue vermelho claro estou preocupada (sera a explosao do outro embriao que nao implantou??) pois tenho uma ultrassonografia marcada para o dia 8 de março. obrigada

    • Blog.BR says:

      Boa tarde Joana, amanhã é sua ultrassonografia. Estaremos torcendo por você. Sobre sua dúvida, não existe explosão de embrião quando ele não implanta, com relação a este aspecto não se preocupe. Procure não fazer muitos esforços, ok?
      boa sorte!

  • San says:

    Olá Dr. Fiz a transferência dia 15, tive sangramento a sete dias atrás que começou como uma borra de café bem pouca e depois com dois dias um sangramento mais intenso, vermelho vivo. Fui ao médico e ele aumentou a dose da medicação e pediu para repousar. Fiz tudo que ele pediu. Hoje dia 01/03 estava marcado o beta, fiz e deu negativo. O que faço? Perdi o bebê? Muito triste

    • Blog.BR says:

      Olá San, não significa que você perdeu, porque neste caso a gravidez não chegou a acontecer. É importante não faltar na consulta com seu especialista para entender o que pode ter acontecido para evitar que isso ocorra novamente.
      Tenha muita força e fé! Mesmo que não tenha sido desta vez, você ainda pode conseguir em outras tentativas.

  • Luciana says:

    Oi Dr boa tarde tenho 40 anos e fiz uma fiv com doação de óvulos fiz dia 22/02 to sentindo um pouco de colica leve estou colocando utragestan de 8/8 e minha calcinha fica muito molhada tenho ate que trocar parece que fiz xixi na roupa..o que o dr pode me falar

    • Blog.BR says:

      Olá Luciana, desculpe não ter respondido antes, estas alterações você precisa comunicar ao seu médico, que por acompanhar seu caso irá saber te orientar melhor. Boa sorte!

  • Vitoria says:

    Olá Dr. Tenho 40 anos, primeira FIV, implantei 3 embriões de D3, no dia 19 de março, meu beta ta marcado para dia 31/03, mas ontem acordei com muitos sintomas que minha menstruação esta para vir, muita irritação, um pouco de cólica e dor de cabeça, pernas e lombar. Fiz um teste de farmácia que deu negativo, mas só com oito dias da FIV. Hoje tive um leve sangramento tipo nidação, mas estou sensação que a menstruação vem? Pode ser nidação ou mostrando que ela vem? Estou bem ansiosa. Beta daqui 3 dias.

    • Blog.BR says:

      Boa tarde Vitoria,
      Este é um período de muita ansiedade, mas não há outra coisa que fazer que esperar. Falta pouco!
      estamos torcendo por você!

  • Liliane says:

    Boa tarde Dr.!
    Hoje é meu 10 dia de transferência de 2 embriões congelados, fiz o exame de sangue Beta e deu negativo,hoje estarei fazendo uma US com muita esperança, não tive sangramento, somentes cólicas leves e fisgadas.

  • sonitoni says:

    Dr fiz a minha transferência de embrioes dia 20 dia 2 fui fazer o beta e deu um positivo muito baixinho como estou a sangrar a médica disse que podia ser mau… O meu sangue e vermelho vivo e dura desde dia 2 de inicio começou por sair assim um corrimento rosado mas depois dia 2 começou a sair sangue vivo. A médica marcou outro beta para dia 8… Este sangue e mau??? Estou preocupadissima. O sangue vem acompanhado de dores lombares e colicas coisa que com a menstruacao não costumo ter…

    • Blog.BR says:

      Boa tarde!
      Não é possível saber se é bom ou mal, o importante é que você está em contato com sua médica e ela está acompanhando estes sintomas. Procure fazer repouso nestes dias e distrair a mente.

  • Franciele says:

    Boa Tarde.
    Fiz minha Fiv dia 29 de abril fiz transferência de 2 embriões hoje é dia 07 de maio estou no dia D9 e até agora não tive a inidação será que os embriões não se implantaram ? Estou preocupada fiz exame de farmácia no D6 com o clearblue e deu não grávida sei que é era muito cedo que tinha a possibilidade de dar negativo mais até agora não vir a nidacao me deixa um tanto apreensiva nos primeiros dias eu sentia umas cólicas leves vi que era normal mais agora com o passar dos dias estou sentindo menos, meu beta é dia 11 .. tenho mais 4 dias a esperar não estou conseguindo me segurar é uma mistura de querer muito com um certo medo de não dar certo ansieansiedade .. 🙁

    • Blog.BR says:

      Olá Franciele, não é possível ter certeza se a nidação ocorreu, se você está se baseado somente pelo fato de não ter sangrado, nem todas as nidações sangram. É muito difícil, mas nestes momentos a única coisa a fazer é esperar. Por isso, o ideal é que você tente pensar em outras coisas e levar uma vida tranquila até o dia correto de realizar o teste de gravidez.

  • Jandy sousa says:

    Oi DR.fis transferência. Dia 1 de maio e hoje dia 8 foi fzr xixi e vi Um sangue escuro n cueca é. Normal?

  • Adriana says:

    É normal ou não o 1 dia da fiv ter um pouquinho de sangramento rosa e logo após uma sujeirinha. Hj estou no 3 dia mas não tive mais nada estou preocupada no mesmo dia da fiv tive isso.

  • ana says:

    Olá tudo bem, hj estou no 11D da fertilização só q hj mesmo estou sangrando um pouco meio rosado mas não tenho cólica nada. Vou fazer o beta segunda estou mto preocupada é normal no 11D ter esse sangramento

  • Maysa says:

    Bom dia dotor!! Fiz a transferencia de blastocisto d5 no dia 08-06. E.hj de manha veio um sangramento escuro mais groço .estou precupada com medo de ser a minha menstruação. Pois so tem 3 dias de implantaçao. Será a tal nidaçao
    .

  • Ana says:

    Olá Dr
    Sou paciente da IVI Salvador
    Fiz minha FiV estou no D5 da implantação
    Estou sentindo cólicas bem leve em horários bem espadados e algumas fisgadas meu Beta e dia 15/7
    É normal não ter sangramento ???
    A nidacao ocorre sempre com sangramento?

    • Blog.BR says:

      Olá Ana, é normal não ter sangramento sim. Inclusive é mais normal não sangrar que o contrário. Estamos torcendo por você!

  • Faty says:

    Bom dia Dr.

    Estou na minha 2. tentativa de IVF, desta vez optei por ovodoação e coloquei 2 embriões no D5, e hoje estou no meu D6, mas tenho sentido desde ontem, umas pequenas dores de estómago, de príncipio achei que fosse cólica, mas é uma pontada que vem mesmo na zona do meu estómago, gostava de saber se é um sintoma normal?Poderá ser da medicação que estou a tomar?Tomo (Prednisone (2), Estrofeme 2mg (2), Ecotrin 81 mg (1),Progesterona (2Ml) em injeção, e Vitaminas).
    O meu beta so será no D12.
    Obrigada pelo seu suporte neste momento tão dif;icil para nós.

    Faty

    • Blog.BR says:

      Bom dia Faty,
      Entre em contato com a equipe médica diretamente com a clínica. Eles que estão acompanhando seu caso são as pessoas mais indicadas para resolver suas dúvidas de forma personalizada.
      Boa sorte! estamos torcendo por você!

  • Rita Valente says:

    Estou na minha 2ª FIV e no dia 21/08 fiz a transferência de dois embriões um com 12 células e outro com 10. Isso significa que são de boa qualidade?

  • Gizeli says:

    Olá doutor. Fiz uma fiv de congelado 2embriao.não tive sangrament. Mais alguma. Dores agudas baixo ventre. Tô de 9 dias. Posso tarde grávida sinto um pelo embaixador da bexiga e fasso muito. Xixi

  • Tamires says:

    Estou no 10/3 dia que fiz FIV e fiz o exame HCG qualitativo ontem e deu negativo, o resultado do quantitativo só sexta-feira, estou sentindo umas leves beliscadas do lado esquerdo da barriga e até agora não sangrei sinto dores nas costas tbm,posso está grávida com esses sintomas?

  • Leandra Russo Martimiano says:

    Fiz a FIV dia 14 e dia 23 tive sangramento, começou com um pouco e aumentou o fluxo igual menstruação normal. Também tive cólicas. Será que não deu certo? Estou arrasada e desesperada, pois agora não tenho mais dinheiro para fazer outra.

  • Vanessa Gonçalves dos Santos Barrozo says:

    Gostaria de saber se a transferência nao der certo. .. qto tempo depois a menstruação vem?

    • Blog.BR says:

      Olá Vanessa, A transferência é feita na metade lo ciclo, se não der certo a menstruação chegará em torno a 2 semanas, mas pode variar dependendo do ciclo de cada pessoa.

  • anapaula says:

    bom dia dr, meu nome é Ana Paula e pretendo fazer agora uma fiv já marcada para Fevereiro .
    mais tenho viajem só para dia 16 e a consulta marcada para o dia 19 será que vamos poder iniciar o tratamento? ou teremos que esperar o próximo ciclo?
    muito obrigada.

  • Maria Paula says:

    BOA TARDE…. fiz uma fiv dia 29/12/2017 e no D8 desceu uma borra de café, no D9 do mesmo jeito até meio dia, depois sangue em média quantidade e até hj no meu D11 desce em grande quantidade, tipo menstruação. Posso ter menstruado? estou tão sem esperanças, pretendo fazer amanha no D12 apos FIV o Beta quantitativo. O que o senhor me diz.

  • gel says:

    Boa Noite Dr. foi aspirado 18 óvulos e com 4 dias a embriologista me ligou dizendo que 15 estavam indo muito bem. No dia da implantação a medica falou que daria para implantar 3 e que tinha 7 bons. No outro dia a embriologista ligou dizendo que os embriões não resistiram e não iriam ter estoque, fiquei surpresa e sem palavras na hora. É normal isso acontecer??

    • Luciana says:

      Bom Dia. Isso pode ser respondido por um médico na consulta. Para marcar um horário, ligue para 71 3014 9999. Atenciosamente

  • Mel Silva says:

    Boa noite. Fiz transferência (FIV) no dia de hoje e saiu um leve sangramento rosado, na clínica informaram que terá sido do espectro, no entanto sempre que tenho de recorrer ao wc, continua a sair umas manchinhas rosadas. Será só isso?! Obrigada

    • Luciana says:

      Bom Dia. Esperamos que você tenha conseguido resolver seu problema. Se você tiver alguma dúvida médica, você deve sempre chamar seu médico ou clínica diretamente para que eles possam ajudá-lo. Saudações

  • Ana Anjos says:

    Boa tarde. Hoje fiz a minha transferência e estou a ter uma pinguinhas de nada de borra de cafe… ja tentei contactar a unidade de reprodução no hospital de S. Joao e não me atenderam. Por favor digam me algo k estou preocupada. N me pediram repouso absoluto mas algum repouso. Tenho medo k tenha feito algum esforco….

    • Luciana says:

      Bom Dia. Esperamos que você tenha resolvido seu problema. Se você tiver alguma dúvida médica, recomendamos que você sempre entre em contato com seu médico. Se você realizou um tratamento no IVI, é sempre melhor chamar a clínica diretamente. Saudações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up