outubro 28, 2015

Teste de ovulação funciona?

teste ovulação funciona

Quando o sonho de ter filhos bate forte é normal começar a utilizar métodos para tentar acelerar o processo, como por exemplo, calcular o período fértil para saber o melhor dia de engravidar. Outras pessoas se perguntam se comprar o teste de ovulação será um caminho mais fácil ou até mesmo mais preciso para identificar o período fértil. Aqui explicamos para você o que é e em que sentido o teste de ovulação ajuda a conseguir a gravidez.

Se por um lado o teste de ovulação adquirido em farmácia ou por internet de certa forma detecta o nível de fertilidade, já que identifica o nível do hormônio LH (luteinizante), esta informação não garante que a ovulação ocorreu, e caso tenha ocorrido, não indica se o óvulo é saudável, ou mesmo se existem outros fatores que podem estar dificultado que a gravidez aconteça, e por último, obviamente não contempla as causas ligadas ao fator masculino, que hoje em dia representam 30% das causas da infertilidade do casal. Portanto o teste de ovulação pode ser tão efetivo quanto calcular o período fértil baseando-se no conhecimento do próprio ciclo.

 

Calcular o período fértil

Mulheres que querem engravidar, mas tem o ciclo da menstruação irregular devem procurar orientação do seu ginecologista, pois apesar da menstruação irregular nem sempre representar um problema, ela deve ser um alerta para a necessidade de investigar eventuais alterações que podem dificultar a gravidez.

Se quiser saber em detalhes sobre como calcular o período fértil consulte o post que publicamos anteriormente no BLOG. Resumidamente, o cálculo consiste em diminuir 14 dias da duração completa do ciclo. Porém, para fazer esta conta é fundamental saber a duração completa do seu ciclo menstrual, pois caso dure 30 dias, o dia da ovulação seria em torno do dia 16 do ciclo, se dura 24 dias, seria ao redor do dia 10 e assim sucessivamente.

A recomendação caso o tempo de tentativas for longo, principalmente se completou um ano, é consultar um especialista em reprodução humana onde os dois membros do casal farão exames para comprovar que tudo está bem ou para tratar qualquer alteração antes que a dificuldade avance mais. Durante a consulta com o especialista em fertilidade, ele irá perguntar sobre o histórico familiar do casal e solicitar exames que avaliam vários aspectos da fertilidade masculina e feminina.

Caso seja cedo para procurar um especialista e você ainda não passou pelo ginecologista para fazer a revisão de preparação para a gravidez, aproveite a ocasião para tirar dúvidas e pedir orientações sobre a ovulação. A revisão ginecológica pode identificar pequenos detalhes que estão atrasando a realização do sonho de ser mãe.

 

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up