É possível ser mãe aos 40 anos, porém as chances são mais baixas e os riscos de complicações da gravidez são mais altos. Antes de iniciar as tentativas, a mulher deve fazer uma avaliação completa da saúde que inclua os marcadores da fertilidade.
Não é impossível, porém é pouco provável engravidar sem a ajuda de tratamento médico após os 40 porque a partir desta idade, as chances de gerar óvulos saudáveis são mais reduzidas devido às alterações cromossômicas que afetam aproximadamente 80% da reserva ovariana.
Alterações cromossômicas nos óvulos podem:
- Impedir que após a fecundação o óvulo fecundado possa evoluir ao estágio de embrião.
- Provocar falhas de implantação, quando o embrião não consegue se fixar no útero e realizar com sucesso a nidação.
- Gerar um bebê afetado por alguma cromossopatia, como a Síndrome de Down ou outras síndromes mais graves que aumentam o risco de abortamento ou de expectativa de vida do bebê nascido.
Tenho 40 anos e menstruo normalmente. Minhas chances são boas?
Mesmo menstruando regularmente, é possível que a ovulação não esteja acontecendo corretamente ou que os óvulos que estão sendo liberados não tenham suficiente força para sobreviver à fecundação.
A mulher nasce com todos seus óvulos e mensalmente estes gametas se perdem durante o desenvolvimento folicular ou são liberados em forma de ovulação. Estas células envelhecem em um ritmo diferente dos outros aspectos da saúde da mulher. Além disso, os óvulos com melhor qualidade são liberados para a ovulação primeiro, quando a mulher é mais jovem, enquanto os óvulos que permanecem no corpo vão sofrendo o impacto do envelhecimento normal ovariano.
A boa notícia é que os embriões gerados por uma mulher aos 40 anos que forem identificados como cromossomicamente saudáveis através do diagnóstico genético pré-implantacional, possuem chances similares de gravidez quando comparadas com os embriões de mulheres mais jovens identificados pelo mesmo exame genético.
Por isso, nos tratamentos de Fertilização in Vitro o estudo genético dos embriões é uma indicação para os casos de idade materna avançada, que na reprodução humana é considerada a partir dos 38 anos.
Se congelar óvulos posso garantir as chances de gravidez aos 40 anos?
Não é possível garantir as chances de gravidez em nenhuma idade, pois a saúde de uma pessoa e o sucesso de um tratamento possui variáveis imprevisíveis. No entanto, o congelamento de óvulos pode aumentar a possibilidade de sucesso da gravidez, já que como comentado anteriormente, a qualidade dos óvulos é um dos principais fatores da perda da fertilidade.
Para maximizar as chances de sucesso após descongelar os óvulos é importante:
- Ter até 35 anos no momento de congelar óvulos
- Procurar uma clínica com um laboratório de alta qualidade
- Congelar um mínimo de 8 óvulos
Manter uma vida saudável, com uma alimentação rica em vegetais e frutas, praticar atividades físicas com frequência e sem exageros, além de estar longe do álcool e cigarro, são dicas que podem ajudar muito para que aos 40 anos, a mulher conte com mais saúde e disposição para ser mãe.
Engravidei aos 40 anos, e agora?
A gestante acima dos 40 anos pode ter uma gravidez tranquila, mas que deve fazer um bom controle de pré-natal, pois a pressão alta e diabetes são riscos que aumentam de acordo com a idade materna.
Como dito anteriormente, as perdas gestacionais e acometimento de doenças cromossômicas no bebê são mais elevadas aos 40 anos. Para confirmar que tudo está bem o mais rápido possível, a gestante pode incluir ao seu pré-natal o teste genético não invasivo de pré-natal (NIPT), realizado a partir da décima semana de gestação.
5 Comentários
Bom dia.gostaria de saber qual as chances de uma pessoa com 40 anos colocar seus óvulos em outra. Pessoa com 24 anos pode dar certo.qual. a posibilidade
Olá Verônica, não tenho certeza se entendi sua pergunta. De todas formas, as chances de gravidez dependem de vários fatores, por isso é preciso consultar um especialista em reprodução humana para saber.
Queria saber se eubti 1 ano sem menstruação é menopausa e não ovulo mais
Olá Selma, a partir da menopausa a ovulação deixa de acontecer.
Boa noite, me chamo Valéria Fortes, tenho 40anos, tive 3 filhos muito jovem, fiz laqueadura de trompas.
Quando fiz a laqueadura tinha 23anos.
Hoje aos 40 casei novamente meu marido tem 54 anos nunca pode ter filhos, e com 40anos teve câncer de próstata, fez a cirurgia e retirou a próstata, hoje já com a saúde ok, pensa em ter filhos.
Mas oque fazer no nosso caso ?
É bem provável que anterior ao câncer ele não podia ter filhos, mas é agora depois de tirar a próstata recuperado . Podemos nos dois realizarmos o sonho?
Eu tenho saúde as três gestação foram parto normal, tinha 23quando operei a laqueadura.
Preciso saber se hoje podemos realizar nosso sonho?
Aguardo retorno.