O ciclo menstrual pode ser um reloginho para algumas mulheres. Mas, para outras, é uma caixinha de surpresas. Ou seja, a mulher pode ir ao banheiro e notar aquela mancha de sangue na calcinha.
Mas não se preocupe! Existem muitas causas para a menstruação adiantada e todas são bastante normais. Ou seja, nem toda menstruação adiantada é sinal de um problema.
O organismo passa por diversas alterações hormonais em cada fase: proliferativa, ovulatória e lútea. O tempo de cada uma dessas fase muda de um organismo para o outro, mas também de um ciclo para outro.
“Na verdade, mulheres que têm o ciclo bem reguladinho podem se assustar quando se deparam com a sua menstruação adiantada. Nem sempre é motivo de desespero. Mas é sempre bom estar atenta aos sinais do seu corpo e, em caso de necessidade, buscar ajuda especializada”, explica a Dra. Isa Rocha, médica do IVI Salvador.
As fases do ciclo menstrual
O primeiro passo nesse processo de conscientização corporal, é que a mulher entenda o que acontece em cada uma das três fases do seu ciclo menstrual.
Na primeira fase, o estímulo hormonal começa logo após o término da menstruação. Para algumas mulheres, e em ciclos isolados, ele também pode acontecer mesmo durante o esvaziamento do endométrio da cavidade uterina (menstruação). Os folículos começam a ser estimulados e passam a crescer dia após dia.
Já na segunda fase, quando o folículo dominante está maduro o suficiente, acontece outra ação hormonal que faz com que a mulher comece a secretar maior quantidade de estrogênio e um pico de LH. Assim, acontece a ovulação e, consequentemente, o período fértil.
Na terceira fase, após a ovulação acontecer, o corpo passa a secretar outro hormônio, a progesterona. Esse hormônio é secretado pelo corpo lúteo, por isso, o nome de fase lútea. Essa fase normalmente é fixa para a mulher. Pode durar de 11 a 18 dias e varia de acordo com o organismo ou atividade do corpo lúteo.
Por que pode acontecer da menstruação se adiantar?
Uma série de fatores pode fazer com que a menstruação seja adiantada. Basicamente, se isso acontecer de vez em quando, provavelmente não é motivo de preocupação, pois as variações no ciclo menstrual, como dissemos, são comuns. A menstruação adiantada acontece quando uma dessas fases fica mais curta do que o esperado.
Em ciclos regulares, a fase proliferativa e lútea sempre possuem a mesma duração, por isso a constância de dias do ciclo. Porém, devido às alterações hormonais imprevistas, o ciclo pode ficar menor. É provável que este ciclo menor seja causado pela antecipação da ovulação, já que a fase proliferativa é mais vulnerável a mudanças do que as demais.
Pode acontecer de um ciclo ter menor duração porque o tempo que a ovulação levou para acontecer se tornou menor. Este prazo pode variar de 3 até mais de 10 dias para ciclos longos.
O que pode motivar esse adiantamento do ciclo menstrual
Se você mudou a sua dieta ou sua rotina de exercícios físicos, pode adiantar o seu ciclo menstrual. Dieta e exercício podem afetar seus hormônios, e são eles que controlam o ciclo.
Vale atentar que, o ganho de peso drástico ou a perda de peso também podem alterar seriamente seus níveis hormonais e desequilibrar seu ciclo menstrual.
O estresse proporciona muitas mudanças químicas no corpo. E isso pode ser uma causa comum de menstruação adiantada. No entanto, esteja ciente: o estresse excessivo e a ansiedade também podem atrasar a sua menstruação. Saiba interpretar os sinais do seu corpo reagindo ao que está acontecendo em sua vida.
Se a adolescente começou a menstruar recentemente, é mais provável que tenha ciclos irregulares. O que pode significar que a menstruação chegue antes do esperado. Isso acontece simplesmente porque os hormônios que controlam o ciclo menstrual são uma novidade para o corpo.
Na verdade, algumas meninas levam até um ano para ter um ciclo menstrual regular. Até lá, se o seu período menstrual estiver uma semana adiantado ou atrasado, é perfeitamente normal.
Qualquer grande mudança em sua programação regular, desde viagens até o tempo de sono, pode afetar os hormônios que controlam o ciclo menstrual. Assim, a menstruação pode chegar mais cedo do que o esperado.
Algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) – incluindo clamídia, gonorreia e sífilis – podem causar sangramento vaginal entre os períodos menstruais. Por conta disso, se notar algum sangramento anormal acompanhado de sintomas como coceira e desconforto, procure um médico para tratar o problema.
Também há possibilidades de a menstruação adiantada acontecer devido à anovulação. Esses ciclos podem proporcionar duas situações: menstruação adiantada ou menstruação atrasada, seja levemente ou ao extremo.
É importante saber que o primeiro passo quando a menstruação atrasa é um teste de gravidez. Caso não seja positivo, a melhor solução é procurar um médico.
Preciso me preocupar com o adiantamento do período menstrual?
Por si só, um período menstrual precoce não tende a indicar um problema. No entanto, se ocorrerem outras alterações menstruais ou se você tiver dúvidas, é preciso procurar a ajuda de um médico.
Vale lembrar também, que as que flutuações hormonais durante a puberdade e a perimenopausa podem fazer com que a menstruação chegue mais cedo do que o esperado. Além disso, o sangramento causado pelo aborto, às vezes, pode se assemelhar à menstruação. Visto que pode envolver cólicas abdominais e sangramento vaginal.
Uma menstruação saudável tem duração de 2 a 6 dias.O sangramento de 30 a 80 mL (até 6 trocas de absorventes por dia). O intervalo entre um fluxo e outro de 21 a 35 dias. Variações disso já caracterizam um fluxo e ciclo menstruais irregulares. A primeira menstruação acontece lá pelos 12 anos e é normal que o ciclo menstrual seja irregular por até 18 meses.
Se você estiver tentando engravidar, é recomendado que tenha em mãos, testes de ovulação. Eles podem indicar o dia mais fértil e assim otimizar suas chances de ficar grávida!
No mais, a indicação é que a mulher acompanhe a sua menstruação regularmente e não deixe de cuidar da saúde.
Comentários estão fechados.