março 17, 2022

Infertilidade Masculina: O olhar sobre o sêmen

Comitê Editorial IVI Salvador

Infertilidade Masculina: O olhar sobre o sêmen, esse é o guia lançado pelo IVI Salvador este mês. O material é digital e gratuito e traz um resumo abrangente sobre os principais problemas enfrentados por homens e casais na busca pela ampliação da família, quando se deparam com a infertilidade.

O guia já está disponível para download através do LINK. Com leitura leve, a material fala sobre as principais causas da infertilidade masculina. Explica também quais os tratamentos disponíveis atualmente, como preservar a fertilidade do homem – em detalhes – e quais as soluções para aqueles casos em que não é possível reverter a infertilidade.

“O nosso guia destina-se a homens e mulheres que querem realizar o sonho de aumentar a família e muitas vezes são acometidos pela dificuldade de engravidar. Esclarecemos dúvidas sobre a infertilidade masculina mas também apresentamos ao longo das páginas, todo o nosso cuidado por cada paciente”, explica a Daniele Freitas, biomédica e coordenadora do laboratório de FIV do IVI Salvador.

A infertilidade: como identificar a origem do problema

Muita gente acha que a infertilidade sempre é da mulher, mas em boa parte dos casos, já está comprovado que a infertilidade tem causas masculinas. Normalmente, em 30% dos casos, a infertilidade se deve a problemas da mulher, em outros 30%, há alguma anomalia nos homens. Em 20% dos casos, é pela combinação dos dois. Já nos outros 20% dos casos, mesmo investigando, não se consegue identificar a causa.

“Justamente para tirar esse estigma de que a infertilidade sempre é um problema da mulher, nós recomendamos que o casal realize os exames assim que identifiquem o problema. Hoje praticamente as chances de a infertilidade ser do homem é meio a meio em relação à mulher”, conta a biomédica.

Exames clínicos e laboratoriais, análise de estilo de vida, anamnese sobre família, fatores hereditários. Todas as possibilidades são levantadas até que se chegue a raiz do problema e assim se conduza o melhor tratamento.

É considerada infertilidade masculina quando o homem tem alguma anomalia em seu sêmen que leve à dificuldade de engravidar. Para identificar a infertilidade masculina, é feita análise com uma amostra de sêmen. São analisadas a quantidade, a atividade e o formato dos espermatozoides.

Principais causas da infertilidade masculina

A principal causa de infertilidade masculina é a varicocele. Outro possível causador da infertilidade masculina são as Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs. No homem, essas infecções podem levar à obstrução dos canais que levam os espermatozoides do testículo ao líquido seminal.

A criptorquidia, a oligozoospermia e a teratozoospermia também são fatores que levam à infertilidade do homem.

Todas essas condições – e outras mais – estão disponíveis no novo guia, recém lançado em nosso site. Você pode baixar gratuitamente.

Câncer e Infertilidade masculina

Para tratar o câncer, a indicação pode ser de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.  A quimioterapia atua sobre todas as células do corpo, destruindo tantos as células com o tumor quanto às células saudáveis que estão em processo de divisão. Entre essas células, se encontram os gametas.

Portanto, um dos efeitos é o prejuízo no sistema reprodutivo. Basicamente, a consequência é a redução do número de gametas, de forma geral causando a perda da fertilidade. Antes de se iniciar qualquer tratamento para o câncer indica-se a preservação dos gametas.

A preservação da fertilidade masculina se realiza com o congelamento do sêmen. Inclusive, a técnica não é exclusivamente para pacientes em tratamento contra o câncer. Ela também pode preservar a fertilidade para paternidade futura, ou antes de realizar uma vasectomia; além de outros motivos médicos.

O congelamento seminal é um procedimento simples, que dispensa preparo prévio, sendo necessário apenas alguns exames sorológicos anteriormente e respeitar o período de abstinência ejaculatória indicada. Realiza-se a coleta na própria clínica através da masturbação e o congelamento da amostra ocorre consequentemente.

Como tratar a infertilidade masculina?

Existem algumas possibilidades de tratamento, que o médico irá avaliar e a depender do caso, do que esteja provocando a infertilidade e de outros fatores individuais.

Caso o problema seja hormonal, o tratamento pode ser feito com ajustes hormonais. Em outros casos, o tratamento indicado é cirúrgico.

Mas se nenhum outro tratamento conseguir ser efetivo, os tratamentos de reprodução assistida (inseminação artificial e fertilização in vitro) têm obtido excelentes resultados para ajudar esses homens e casais a realizarem o sonho de ter um filho.

As novas tecnologias trouxeram evolução nos tratamentos e ampliaram as possibilidades para o paciente.

A Fertilização in Vitro (FIV) é uma das técnicas que pode ajudar na realização do sonho da paternidade.  Pode ser a chamada FIV clássica, quando se colocam os espermatozoides em contato com o óvulo para realizar a fecundação, ou o ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide) quando ocorre a introdução do melhor espermatozoide no citoplasma do óvulo, e após a fertilização e evolução do embrião transfere-se para o útero. Ambos os procedimentos realizados no laboratório da própria clínica.

Baixe seu guia gratuito!

 

Solicite a sua primeira consulta:

Comentários estão fechados.

Voltar ao topoarrow_drop_up