janeiro 6, 2016

Para o sonho de engravidar sair do papel

Café, bloco de notas e vista para o mar com texto "o que fazer para o sonho de ser mãe sair do papel"

A decisão de engravidar não é nada simples. Quando o casal decide que chegou o momento, antes de começar com as tentativas é importante fazer um check up geral para evitar complicações na gravidez. Mesmo que sua saúde parece estar em ordem, é importante certo planejamento, como por exemplo começar a tomar Ácido Fólico para reduzir o risco de mal formações no sistema nervoso central do bebê. Saiba o que mais você deve fazer antes do sonho de engravidar sair do papel.

O primeiro está claro, para um sonho sair do papel, antes ele precisa ser colocado no papel para deixar de ser somente uma vaga ideia e se transformar em objetivo. Se você já está tentando engravidar há um ano, é importante consultar um especialista em fertilidade  o mais rápido possível para não deixar o tempo passar, pois com o passar do tempo pequenas dificuldades podem aumentar complicando o tratamento. Se ainda não faz um ano que está tentando ficar grávida, consulte seu ginecologista para fazer um check up antes da gravidez.

Se na sua lista de promessas está conseguir a gravidez, confira que os hábitos que podem dificultar a realização desse sonho e os que podem ajudar a engravidar mais rápido:

Reduzir o consumo de álcool – Na verdade o melhor conselho é eliminar totalmente o consumo de álcool, pois o álcool comprovadamente reduz a fertilidade de homens e mulheres, além disso, imagina se você está consumindo álcool e já engravidou, mas ainda não sabe?

– Pare de fumar – Felizmente muitos estão conseguindo parar de fumar, o que ajuda para que cada vez mais o número de fumantes seja menor. A fertilidade da mulher é três vezes menor se ela for fumante e a fertilidade do homem também reduz quando ele fuma.

Mantenha o peso ideal – Além de poder trazer riscos para a gravidez, a obesidade pode afetar o bom funcionamento dos ovários e fazer com que a mulher não ovule. Também está constatado que homens obesos ejaculam menos espermatozoides. Para as mulheres, estar abaixo do peso ideal também pode prejudicar a fertilidade.

– Antidepressivos – Caso esteja tomando antidepressivos, as chances de engravidar também podem diminuir. Converse com seu especialista sobre esse assunto para encontrar a melhor forma de manter seu tratamento e engravidar.

– Evite lubrificantes íntimos durante as relações – Muitos deles dificultam a mobilidade dos espermatozoides.

– Alimente-se – Mesmo que precise perder peso, não faça dietas restritivas, para estar fértil o corpo necessita uma série de nutrientes e uma dieta equilibrada.

– Mantenha a mente e o corpo ativo – Quando a gravidez começa a demorar para chegar é normal que a ansiedade aumente e que engravidar seja o foco do seu pensamento dia e noite. A preocupação de como engravidar não deve impedir que você cuide de outros aspectos da sua vida e que seja feliz enquanto está nas tentativas. Atividades físicas são altamente recomendáveis, pois conseguem distrair a mente, além de liberar a ação de neurotransmissores que aumentam a sensação de prazer e acalmam.

– Consulte um especialista em fertilidade caso complete um ano de tentativas sendo menor de 35 anos ou após seis meses se for maior de 35. Procure um especialista antes se tiver sintomas que podem indicar disfunçõ6es na fertilidade, como ciclos irregulares ou em casos de menopausa precoce e infertilidade dentro da família.

– Não abuse dos estimulantes – Você pode tomar até 3 cafés ao dia, mas evite tomar mais que isso e também outros refrescos estimulantes ou muito doces.

– Mantenha relações sexuais frequentes – Mesmo que esteja calculando seu período fértil, mantenha as relações sexuais em intervalos de 2 ou 3 dias. Desta forma, seu corpo estará mais predisposto à gravidez e você estará aumentando a possibilidade de engravidar nos meses em que a ovulação não acontece dentro do período da tabelinha.

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up