As Trompas de Falópio são os canais que ligam útero e ovários. As trompas são como um tubo, mas também se comportam como uma rede de pescar, recolhendo o óvulo libertado na ovulação e transportando os espermatozoides até o óvulo e depois, conduzindo o óvulo fertilizado ao útero. São nas Trompas de Falópio que é feita a cirurgia de laqueadura quando a mulher já não deseja engravidar, o que é uma pista sobre sua importância para a gravidez espontânea.
Atualmente 25% das causas da infertilidade feminina estão ligadas às Trompas de Falópio. Lesões e obstruções nesse canal podem impedir a passagem tanto do óvulo quanto do espermatozoide, impossibilitando o encontro dos dois. No entanto, com tratamento de reprodução humana é possível engravidar, mesmo em caso de infertilidade por fator tubário.
Que lesões podem surgir nas Trompas de Falópio?
As lesões ou obstruções nas Trompas de Falópio podem ter origem infecciosa ou por aderências causadas em consequência de cirurgias como as de endometriose, entre outras:
• Origem infecciosa: As doenças sexualmente transmissíveis (DST) podem causar danos permanentes nas Trompas de forma silenciosa, pois muitas vezes não produzem sintomas. As mais frequentes são a Clamídia e a Gonorreia.
• Origem inflamatória ou cirúrgica: cirurgias pélvicas ou enfermidades inflamatórias como a endometriose podem chegar a obstruir as Trompas.
Como detectar obstruções nas Trompas de Falópio?
Existem duas formas de analisar a permeabilidade das Trompas de Falópio. A primeira é a Histerossalpingografia (HSG), uma radiografia que avalia o estado do colo do útero e das Trompas, realizada através de contraste para detectar obstruções que podem estar impedindo a fecundação natural.
Uma segunda opção, considerada um método complementário à HSG é a laparoscopia, um procedimento que utiliza uma câmera introduzida através do umbigo da paciente para visualizar o trato genital. Para a realização da laparoscopia é preciso fazer uso da anestesia.
O que fazer quando não há permeabilidade nas Trompas de Falópio?
Cada caso deve ser tratado individualmente. No entanto, nos casos onde não é possível superar a obstrução existente nas trompas ou também quando a reversão da laqueadura pode não devolver a fertilidade, a Fertilização in Vitro é a melhor opção de tratamento.
25 Comentários
Boa noite meu nome é Ana Paula e não consigo engravidar fui na gineco e ela pediu para mim e meu esposo fazer exames fiz exame do preventivo trasvaginal e exames de sangue eo meu esposo fez espermo grama e deu tudo normal agora ela pediu um histerionografia e gostaria de saber quais os resultados que pode dar e se tem que fazer cirurgia depois meu sonho e ter im folho e chorei muito no consultório obg des de já.
Boa tarde Ana, após a resposta dos resultados com a ginecologista, você ainda pode consultar um especialista em reprodução humana, que terá um conhecimento mais ampliado sobre este assunto e com certeza poderá te ajudar!
olá,fiz a laqueadura e mim arrependo,tem algo que eu possa fazer para engravidar?
Bom dia, após a laqueadura o tratamento indicado para engravidar é a Fertilização in Vitro.
gosto ver de novo nomes que eu já sei mas ver de novo reforça goosto
tirei minhas trompas tem 5 anos e casei novamente quero muito engravidar sera que e possivel ou nao tem mais jeito.
Olá Lucineide. Consulte um especialista em reprodução humana para uma avaliação personalizada do seu caso. No tratamento de Fertilização in Vitro, é possível engravidar mesmo com a ausência das trompas.
Boa tarde eu tive duas gestação nas trompas tive uma em fevereiro e Sutra em agosto recente tem como eu engravidar naturalmente ou preciso fazer tratamento mais eu tenho muita fé no deus poderoso que meu sonho vai sim realizar
Olá Jaqueline, a gravidez nas trompas é algo muito perigoso, você deve ser acompanhada por um médico. Só ele analisando o estado das suas trompas poderá recomendar o tratamento e te liberar para tentar engravidar naturalmente.