A Inseminação Artificial (IA) é considerada um tratamento de reprodução humana assistida de baixa complexidade e recomendada para mulheres jovens, férteis e casos leves de infertilidade masculina. Você já conferiu com a gente o passo-a-passo da Fertilização in Vitro (FIV), agora é a vez da Inseminação Artificial:
Primeiro Passo: Consulta
O primeiro passo coincide para todos os tratamentos, porque é na realidade o passo fundamental para saber o que deve ser feito para conseguir a gravidez. Apesar da Inseminação Artificial ser até 4 vezes mais barata que a Fertilização in Vitro, a decisão sobre um ou outro tratamento de reprodução humana não pode depender do custo e sim da indicação médica baseada no que é preciso para obter a gravidez.
Na primeira consulta serão solicitados exames que permitirão identificar a causa da infertilidade e sua solução, que não necessariamente passa por fazer uma Fertilização in Vitro ou uma Inseminação Artificial.
Em ocasiões a dificuldade de gravidez pode ser solucionada de forma simples, por isso é importante não esperar mais de um ano para procurar um especialista. Lembrando que a solução é uma questão do casal. Ambos devem passar pelo consultório e realizar exames. Durante a consulta examinamos pacientes, antecedentes familiares, índice de massa corporal, reserva ovariana, qualidade do esperma, etc.
Vários exames serão solicitados tanto para a mulher quanto para o homem. O tempo entre marcação, realização e resultados dos exames costuma levar um mês, tempo médio de retorno de nossos pacientes para apresentar os resultados ao especialista. Se a indicação for um tratamento de Inseminação Artificial, seguirá os seguintes passos:
Inicio do tratamento de Inseminação Artificial
1 – Estimulação ovariana (10 a 12 dias)
A inseminação artificial pode acontecer em um ciclo natural, mas a sua eficácia aumenta com o uso de gonadotrofinas exógenas que induzem o desenvolvimento folicular múltiplo. O controle da estimulação no caso da Inseminação Artificial é fundamental para evitar produzir muitos óvulos e evitar o risco de gravidez múltipla. Por isso, nunca tome remédios para estimular a produção de óvulos sem supervisão médica.
Durante o período de estimulação são realizadas ultrassonografias (3 ou 4) e verificados os níveis de estradiol no sangue para comprovar o crescimento e evolução dos folículos.
2 – Indução da ovulação (36 horas)
Ao comprovar por meio de ultrassom que os folículos alcançaram o tamanho adequado a inseminação é programada para aproximadamente 36 horas depois da administração de uma injeção de hCG que induz à maturação do óvulo.
3 – Preparação do sêmen (2 horas)
Duas horas antes da inseminação programada é realizada a coleta do sêmen por meio de masturbação e os espermatozoides são preparados em laboratório para melhorar e aumentar seu potencial de fecundação ao serem introduzidos no útero materno.
4 – Inseminação (14 a 16 dias)
Os espermatozoides capacitados são introduzidos no interior da cavidade uterina com a ajuda de um cateter.
Após esse procedimento o tratamento foi concluído. Então iniciamos a betaespera, ou seja, o tempo de espera para a confirmação da gravidez enquanto ocorre a nidação.
5 – Beta
Teste de gravidez (7 a 10 dias)
Obtendo o positivo no teste de gravidez, a paciente realiza uma ultrassonografia vaginal uma semana mais tarde para visualizar o saco gestacional e repetir a análise de sangue.
5 – Ultrassonografia
A primeira ultrassonografia da gravidez! Você nunca esquecerá este dia!
Ficou com alguma dúvida? Faça sua pergunta!
162 Comentários
Olá gostaria de saber quem tem endometriose pode engravidar naturalmente ou só por inseminação
Olá Gracilea, depende de muitos fatores, por isso para algumas é possível e para outras não. É preciso que você tenha um bom acompanhamento e não adie muito os planos de gravidez, já que com o tempo e evolução da endometriose as chances vão reduzindo.
Boa noite, me chamo Samara tenho 35 anos um filho de 14 anos e estou tentando engravidar a 4 anos do meu esposo atual q tem 34 anos, tenho endometrioma e sou acompanhada por uma especialista em reprodução humana. Minha médica me indicou fazer a inseminação artificial, gostaria de saber quais as minhas chances de engravidar de primeira?
Olá Samara, sua médica poderá te dizer melhor porque acompanha o histórico total do seu caso. Mas em geral, as chances de gravidez da inseminação artificial estão em torno a 17%.
Boa tarde tenho 35 sou lésbica e tenho um relacionamento estável a 6 anos . Gostaria de saber o qual o valor para fazer uma inseminação artificial.
Olá Daniela, nossa equipe de atendimento da clínica IVI, localizada em Salvador, pode enviar mais informações. Por favor, solicite o contato através do link: https://ivi.net.br/agendar-consulta/
Eu praticamente assisti um casal que sofreu muito por não conseguirem ter seus filhos, eu me lembro até hoje que era o sonho da vida deles ver seus filhos correndo, brincando pela casa toda… Trata-se de meu tio com minha tia por parte de meu pai.
Olá sou casada com um primo a 10 anos tenho 30 anos e ele 35, queremos ter um filho, qual procedimento seria melhor indicado inseminação ou fertilização… E no caso seria com um doador de semen correto? Por causa dos riscos por sermos primos….
Olá Josélia, o ideal no caso de vocês é realizar um aconselhamento genético para avaliar o risco de doenças genéticas. Atualmente existem técnicas para que se for identificado algum risco, definir um tratamento de diagnóstico do embrião sem a necessidade de utilizar sêmen de doador. O teste a ser realizado se chama teste de compatibilidade genética. https://ivi.net.br/tratamentos-reproducao-assistida/tcg-547/