Na busca pela tão desejada maternidade, muitas mulheres ouvem sempre falar sobre o período fértil. Mas será que ele é a solução para engravidar?
Esse caminho até a gravidez pode levar meses ou até anos. Por isso, quando um casal resolve ter filhos, a demora na concepção pode ser algo absolutamente normal, principalmente por conta da ansiedade.
Mas, em contrapartida, pode ter como causa algum problema de fertilidade. E necessitar de cuidados e suporte da reprodução assistida.
Os motivos das tentativas de concepção frustradas podem ser inúmeros. Podem, inclusive, ter origem no companheiro, ou ser fruto da associação de dificuldades de ambos.
Apenas um diagnóstico individualizado é capaz de determinar a origem do problema. A partir dele, pode-se iniciar o tratamento mais adequado e seguir em frente com o planejamento da gravidez.
O que é o período fértil e como identificá-lo:
O período fértil é a fase em que a mulher ovula. Apesar da variação de mulher para mulher, esse estágio acontece cerca de 14 dias antes da menstruação. Além da contagem dos dias – que funciona principalmente para ciclos regulares – o corpo feminino passa por algumas mudanças durante esse período.
E são essas mudanças que permitem identificar o período fértil. “O cálculo do período fértil permite que a mulher identifique o provável dia no qual ocorrerá a ovulação. Esse dia pode variar muito de mulher para mulher, e a cada ciclo menstrual de uma mesma mulher”, explica a Dra. Andreia Garcia, do IVI Salvador.
Para identificar esse dia, é preciso que você saiba quanto tempo dura o seu ciclo, que começa no primeiro dia da menstruação e vai até o início da próxima. Para mulheres que não possuem ciclos muito regulares, a melhor forma de identificar o período fértil é por meio da observação do muco vaginal, uma das maneiras do corpo feminino se preparar para a fecundação.
Como a ovulação dura cerca de 24h, o corpo da mulher produz um muco transparente e pegajoso, parecido com a clara do ovo. É ele que vai preservar o espermatozoide vivo de três a sete dias, e vai facilitar o trajeto do útero até as trompas.
Quais são as chances de engravidar durante o período fértil?
Durante o período fértil, as chances de engravidar aumentam cerca de 25%. Isso não quer dizer que a gravidez ocorre apenas durante o período fértil, mas que as chances são maiores nessa fase. As relações sexuais, nessa época, têm mais chances de gerar um embrião devido ao fato do óvulo durar cerca de 24 horas no organismo da mulher.
Muitos casais tentantes se programam para ter relações sexuais nesse momento.
Na prática, funciona assim: a mulher que menstrua a cada 28 dias, espera-se que a ovulação ocorra no 14º dia. A que menstrua a cada 30 dias, a ovulação deve ocorrer no 15º; e por aí vai. Como o período fértil costuma ir até o quinto dia após a ovulação, para aumentar as chances de engravidar, basta ter mais relações durante o período.
Por que eu não consigo engravidar?
Caso os ciclos menstruais da mulher sejam irregulares (com intervalos de tempo que variam de um para o outro), é preciso investigar a suspeita de infertilidade. Para isso, o especialista em reprodução assistida vai solicitar diversos exames, como o de sangue, para verificar as dosagens hormonais, além de uma série de ultrassonografias.
“Os distúrbios ovulatórios estão entre os possíveis motivos para não conseguir engravidar, sendo ligados a 20% dos casos de infertilidade em pacientes com ciclos irregulares. Isso porque, eles podem levar à baixa frequência de ovulações ou a anovulação, que é a interrupção completa da mesntruação”, diz a médica do IVI Salvador.
Assim, por mais que a mulher ainda menstrue, ela não ovula como deveria. Entre os fatores que aparecem como prováveis causas dos distúrbios ovulatórios, e que afetam diretamente a função reprodutora, podemos citar disfunções hormonais (como doenças da tireóide – hiper ou hipotireoidismo), síndrome dos ovários policísticos (SOP) e até distúrbios alimentares.
O uso contínuo de certas medicações, como corticosteroides, antidepressivos, antipsicóticos e quimioterápicos pode alterar a ovulação. Assim como estresse contínuo e excessivo, e outros aspectos emocionais, como depressão e ansiedade, que são prejudiciais à saúde.
Um estilo de vida pouco saudável, com a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, tabagismo, má alimentação e exagero no consumo de ultraprocessados, noites mal dormidas e sedentarismo, também entram no rol dos inimigos da fertilidade. Assim como diabetes, sobrepeso ou desnutrição.
Atletas de alto rendimento podem ter dificuldades para engravidar por conta da prática intensa de exercícios físicos.
Quando procurar um especialista?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), o consenso médico recomenda que mulheres de até 35 anos, devem procurar um especialista em fertilidade após um ano de tentativas frustradas.
Acima dessa idade, o ideal é esperar no máximo, seis meses, por conta da baixa reserva ovariana.
Após o diagnóstico do médico especialista, começa o processo de escolha sobre a melhor opção de tratamento. “Muitas vezes, mulheres com menstruações irregulares conseguem engravidar após a indução de ovulação com coito programado. Para isso, é preciso usar medicamentos indutores de ovulação e programar as relações sexuais para o próximo período fértil”, diz a médica do IVI Salvador.
Outro tratamento possível é a inseminação artificial (IA). O procedimento é indicado principalmente para pacientes com distúrbios de ovulação leves, assim como alterações seminais discretas. Já para casais que não tiveram sucesso com as alternativas anteriores, pode-se recorrer à fertilização in vitro (FIV). Nessa técnica, os embriões são formados em laboratório e, só então, transferidos para o útero. Existe também a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI).
Problemas de ovulação costumam ser a principal causa da infertilidade em mulheres com ciclos menstruais irregulares. Nesses casos, vale a pena procurar um especialista em reprodução assistida para investigar as razões dos distúrbios e dar início o quanto antes ao tratamento mais indicado. Dessa maneira, ao invés de dizer “não consigo engravidar”, essa mulher logo logo estará planejando a tão sonhada gestação!
Comentários estão fechados.