fevereiro 8, 2017

Posso engravidar se tenho problema de tireoide?

tireoide e fertilidade

Problemas de tireoide estão diretamente relacionados à fertilidade da mulher. Isso acontece porque os hormônios tireoideanos (HT) são fundamentais para o correto funcionamento do ovário.

Tanto a escassez quanto o excesso dos hormônios produzidos pela tireoide podem produzir um impacto negativo, pois eles precisam trabalhar em equilíbrio com os restantes dos hormônios da fertilidade para o desenvolvimento dos óvulos e para preparar o corpo para a gravidez.

  • Hipertireoidismo – excesso dos níveis do hormônio da tireoide

Quando o excesso de produção de hormônios da tireoide não é tratado, ele pode impedir que a ovulação aconteça ou provocar o aborto espontâneo. É preciso fazer um planejamento e acompanhamento especial da gravidez com o apoio de um endocrinologista quando o hipertireoidismo é detectado.

  • Hipotireoidismo – redução dos níveis do hormônio da tireoide

A diminuição dos hormônios da tireoide também pode provocar disfunções de ovulação.

Durante a gravidez, o hipotireoidismo materno pode gerar problemas como o descolamento da placenta ou falhas no desenvolvimento cognitivo do feto.

Quais os sintomas da tireoide alterada?

Alterações no funcionamento da glândula endócrina da tireoide, que está localizada na região frontal do pescoço, podem ser identificadas a partir de alterações no seu tamanho ou consistência e também se você sentir a presença de nódulos ou dores no local.

Alterações no humor, do ritmo do sono, palpitações e aumento da pressão também são outros sintomas.

Sintomas do hipertireoidismo: alterações no humor com sentimentos de agitação e nervosismo, dificuldade para concentrar-se, dificuldade de ganhar peso apesar de sentir um aumento do apetite são alguns dos sintomas do hipertireoidismo.

Sintomas do hipotireoidismo: cansaço e perda de memória, além de alterações no ciclo menstrual com irregularidades e ganho de peso, além de outros sintomas como a queda de cabelo e pele seca podem estar associados ao hipertireoidismo.

Homens também podem ter problemas de tireoide

Homens com que apresentam disfunções na tireoide podem sofrer uma diminuição no número de espermatozoides ou disfunção erétil.

Que exame detecta alterações na tireoide?

Para avaliar o funcionamento da tireoide é preciso consultar um endocrinologista, que irá solicitar o exame TSH (hormônio estimulante da tireoide). Quando um casal procura uma clínica de reprodução humana para uma avaliação da fertilidade, normalmente este exame é solicitado na bateria de testes para detectar a causa da infertilidade.

As alterações na tireoide podem ser tratadas para restabelecer o equilíbrio hormonal e fertilidade.

Conheça os hormônios da fertilidade

Alterações no equilíbrio hormonal podem provocar a infertilidade, interferindo na regularidade do ciclo menstrual e ovulação. Por isso na avaliação da fertilidade da mulher são solicitados diversos exames para analisar o funcionamento hormonal. Entenda os principais hormônios que atuam na fertilidade feminina.

Solicite a sua primeira consulta:

9 Comentários

  • Juliana says:

    Bom dia,
    Estava tomando Puran 88 e agora gostaria de parar de tomar anticoncepcional, mas meu ths deu 7.83 e meu medico subiu a dose para 100 mg e pediu para eu esperar ate chegar o ths 2.5. Quanto tempo pode levar bara baixar? Obrigada,

  • alexandra pereira says:

    Minha tireode deu alta sera pirisso que nao consigo engravidsr

    • Blog.BR says:

      Olá Alexandra, alterações na tireoide podem influenciar na fertilidade. Procure um especialista em reprodução humana para uma avaliação conjunta com seu endocrinologista.

  • Daiane cristina de oliveira says:

    Eu tenho atireoide mas tive duas filhas normal agora estou tendo problema para engravidar faz dois anos que nao tomo mais anticoncepiscional e nao consigo engravidar e eu quero muito engravidar poderia ajudar obrigado aguardo resposta .

  • Michele Silva says:

    Gostaria de saber se a cirurgia de ter retirado a glândula da tireóde pode ter influenciado para ter tido 2 abortos espontâneos em 2 anos seguidos.
    E se tem possibilidade de engravidar estando utilizando o hormônio. Pois das duas vezes que consegui engravidar estava a 1 semana sem tomar o remédio.

    • Blog.BR says:

      Olá Michele, É possível engravidar, mas é preciso um acompanhamento especial e conjunto entre o endocrinologista e o especialista em reprodução humana.

  • Arlinda says:

    Tenho problema te tireoide não consigo engravidar e também tou a perder muito pesso …o que posso fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up