- O risco de contaminação pelo Zika Vírus na gravidez vem assustando as mulheres, muitas estão adiando o sonho de serem mães. Os Centros de Medicina Reprodutiva vem buscando soluções para aquelas cujo relógio biológico não pode esperar.
“Após os 35 anos da mulher, independente de sua saúde, a queda da fertilidade é acelerada, por isso não é recomendável esperar para engravidar. Diante dessa situação, muitas estão optando pela técnica de congelamento para a preservação da fertilidade” explica Dra. Genevieve Coelho, especialista em reprodução humana e diretora do IVI Salvador. A especialista comenta que as dúvidas têm sido grandes desde a notícia do surto de microcefalia.
Se você está em dúvida sobre gestar ou não por causa do Zika Vírus, aqui vamos dar algumas dicas. No entanto é importante contar com o aconselhamento do especialista que analise seu caso de forma personalizada, pois ele é a pessoa indicada para ajudar você e seu parceiro a tomarem uma decisão mais segura.
Instruções para quem ainda não estava tentando engravidar
Antes de decidir entre adiar ou não a gravidez é preciso ter conhecimento sobre o estado atual da fertilidade. Para tanto existem exames muito simples como a ultrassonografia transvaginal com contagem de folículos antrais, o Hormônio FSH e o Hormônio Antimülleriano, que podem esclarecer esta questão fazendo a avaliação da reserva ovariana, que dito de modo simplificado é a reserva de óvulos que a mulher conta para toda sua vida.
Se a reserva ovariana está baixa, ou alterações hormonais indicam que sua qualidade é reduzida, significa que é preciso receber orientação de um especialista em reprodução humana sobre as alternativas de tratamento para evitar a infertilidade.
Instruções para quem está tentando engravidar há mais de um ano
A pergunta mais importante é: O casal consultou um especialista para saber porque a gravidez não chegou após um ano de tentativas? Se a resposta é não, então é preciso procurar um especialista em reprodução humana o mais rápido possível, pois antes de começar o tratamento de fertilidade e até chegar no momento de engravidar existe um tempo de resposta para os exames, dependendo do que seja solicitado.
Válido para todas: Prepare o corpo para a gravidez
Algumas vezes a avaliação da fertilidade indica a necessidade de um tratamento prévio ao da gravidez. Por exemplo, no caso de cistos ou obstruções nas Trompas de Falópio. Tratamentos cirúrgicos requerem um período de recuperação tanto para restabelecer a fertilidade natural, se possível, quanto para dar início ao tratamento de reprodução humana.
Importante: Conte com um aconselhamento especializado
Com os resultados sobre a reserva ovariana e estado do aparelho reprodutor e, também com a avaliação do espermograma do parceiro, é possível fazer uma estimativa de tempo seguro para adiar a gravidez ou colocar em ação um plano para manter os óvulos ou embriões congelados e, dessa forma, evitar os riscos de infertilidade e doenças genéticas nos descendentes.
Como funciona o congelamento de embriões?
O congelamento de óvulos e embriões é considerado seguro há mais de 10 anos. A técnica consiste em fazer o congelamento em nitrogênio líquido e manter a uma temperatura de -196º os embriões que foram fecundados a partir dos óvulos e espermatozoides do casal.
Decidi não engravidar agora. Congelar meus óvulos ou embriões vai garantir minha gravidez futura?
Não, apesar do congelamento de óvulos e embriões serem técnicas seguras e realizadas com sucesso há anos. Seu objetivo é manter óvulos e embriões nas mesmas condições do momento em que foram congelados, sendo essa sua garantia. No entanto para que a gravidez aconteça, além da qualidade genética do embrião no momento em que foi preservado, também existem outros fatores necessários para a gestação, como a implantação do embrião no útero materno, por exemplo.
Embriões congelados têm mais chances de gravidez nos tratamento de reprodução humana?
Por um tempo acreditava-se que sim. No entanto, estudos desenvolvidos pelo IVI comprovaram que em condições normais e sem riscos de hiperestímulo dos ovários, as chances de gravidez com embriões frescos ou congelados são as mesmas. Já em situações de risco de hiperestimulação dos ovários, é recomendada a transferência do embrião em ciclos posteriores, o que exige que o mesmo seja congelado.
5 Comentários
Quero gestar,mais com muito medo do zica virus.o que fazer?
Suzanny,
Consulte um especialista em fertilidade para fazer uma avaliação da sua reserva ovariana. São exames simples e cobertos pelos planos de saúde que te ajudarão a decidir se esperar para engravidar pode colocar em risco sua fertilidade.
Infelizmente não tenho tempo para medo de Zica… como diz meu GO tenho que enfrentar essa possibilidade de gravidez com todos os cuidados possíveis contra o mosquiro Aedes aegipty. Tenho 40 anos, sou mãe de duas meninas, uma de 5 e a outra de 9, mas estou em um segundo casamento e meu atual marido ainda não é pai, e esse é o grande sonho da vida dele. Portanto, estou fazendo todos os exames pedidos pelo médico e em breve vou retirar o Diu Mirena. Que Deus me abençoe!!! Quero muito esse outro filho!
Vai dar tudo certo Cris, você vai ver!
te desejo muito sorte e que Deus te abençoe!
Obrigada querida! Bjs.