As Trompas de Falópio são os canais que ligam útero e ovários. As trompas são como um tubo, mas também se comportam como uma rede de pescar, recolhendo o óvulo libertado na ovulação e transportando os espermatozoides até o óvulo e depois, conduzindo o óvulo fertilizado ao útero. São nas Trompas de Falópio que é feita a cirurgia de laqueadura quando a mulher já não deseja engravidar, o que é uma pista sobre sua importância para a gravidez espontânea.
Atualmente 25% das causas da infertilidade feminina estão ligadas às Trompas de Falópio. Lesões e obstruções nesse canal podem impedir a passagem tanto do óvulo quanto do espermatozoide, impossibilitando o encontro dos dois. No entanto, com tratamento de reprodução humana é possível engravidar, mesmo em caso de infertilidade por fator tubário.
Que lesões podem surgir nas Trompas de Falópio?
As lesões ou obstruções nas Trompas de Falópio podem ter origem infecciosa ou por aderências causadas em consequência de cirurgias como as de endometriose, entre outras:
• Origem infecciosa: As doenças sexualmente transmissíveis (DST) podem causar danos permanentes nas Trompas de forma silenciosa, pois muitas vezes não produzem sintomas. As mais frequentes são a Clamídia e a Gonorreia.
• Origem inflamatória ou cirúrgica: cirurgias pélvicas ou enfermidades inflamatórias como a endometriose podem chegar a obstruir as Trompas.
Como detectar obstruções nas Trompas de Falópio?
Existem duas formas de analisar a permeabilidade das Trompas de Falópio. A primeira é a Histerossalpingografia (HSG), uma radiografia que avalia o estado do colo do útero e das Trompas, realizada através de contraste para detectar obstruções que podem estar impedindo a fecundação natural.
Uma segunda opção, considerada um método complementário à HSG é a laparoscopia, um procedimento que utiliza uma câmera introduzida através do umbigo da paciente para visualizar o trato genital. Para a realização da laparoscopia é preciso fazer uso da anestesia.
O que fazer quando não há permeabilidade nas Trompas de Falópio?
Cada caso deve ser tratado individualmente. No entanto, nos casos onde não é possível superar a obstrução existente nas trompas ou também quando a reversão da laqueadura pode não devolver a fertilidade, a Fertilização in Vitro é a melhor opção de tratamento.
25 Comentários
Fiz um exame colposcopia no dia 27/9 e desde então sinto mt dor na trompa lado esquerdo a dois dias venho percebendo q esta inchado.. oq pode ser ?
Olá Elisangela, você precisa consultar um médico para uma avaliação do que pode ser.
Oi boa tarde tenho mais de 45 anos e já estou entrando na menopausa e fui laqueada com 3 cesária só o premeiro q tive complicações ,,os outros ocorreu tudo certo hoje me arrependo de ter deixado faze laqueadura eu era muito nova sonho ainda de ter mais um bebê mais eu não tenho condições financeiras para fazer o tratamento e pelo SUS demora muito, queria tanto q algum médico me ajudasse ??
Olá Raimunda, após a menopausa, o tratamento para a gravidez é a fertilização in vitro com óvulos doados.
Ola! Tenho 35 anos, sem filhos e tive duas gestações ectopicas ( uma em cada trompa) e tive que remove-las. É possivel gestar naturalmente? Corro risco de ter uma nova ectopica? Nao sei a causa dessas perdas gestacionais, mas quero muito ser mãe.
Olá Lilian, sem as trompas não é possível engravidar naturalmente, seria necessário um tratamento de Fertilização in Vitro.