A Inseminação Artificial (IA) é considerada um tratamento de reprodução humana assistida de baixa complexidade e recomendada para mulheres jovens, férteis e casos leves de infertilidade masculina. Você já conferiu com a gente o passo-a-passo da Fertilização in Vitro (FIV), agora é a vez da Inseminação Artificial:
Primeiro Passo: Consulta
O primeiro passo coincide para todos os tratamentos, porque é na realidade o passo fundamental para saber o que deve ser feito para conseguir a gravidez. Apesar da Inseminação Artificial ser até 4 vezes mais barata que a Fertilização in Vitro, a decisão sobre um ou outro tratamento de reprodução humana não pode depender do custo e sim da indicação médica baseada no que é preciso para obter a gravidez.
Na primeira consulta serão solicitados exames que permitirão identificar a causa da infertilidade e sua solução, que não necessariamente passa por fazer uma Fertilização in Vitro ou uma Inseminação Artificial.
Em ocasiões a dificuldade de gravidez pode ser solucionada de forma simples, por isso é importante não esperar mais de um ano para procurar um especialista. Lembrando que a solução é uma questão do casal. Ambos devem passar pelo consultório e realizar exames. Durante a consulta examinamos pacientes, antecedentes familiares, índice de massa corporal, reserva ovariana, qualidade do esperma, etc.
Vários exames serão solicitados tanto para a mulher quanto para o homem. O tempo entre marcação, realização e resultados dos exames costuma levar um mês, tempo médio de retorno de nossos pacientes para apresentar os resultados ao especialista. Se a indicação for um tratamento de Inseminação Artificial, seguirá os seguintes passos:
Inicio do tratamento de Inseminação Artificial
1 – Estimulação ovariana (10 a 12 dias)
A inseminação artificial pode acontecer em um ciclo natural, mas a sua eficácia aumenta com o uso de gonadotrofinas exógenas que induzem o desenvolvimento folicular múltiplo. O controle da estimulação no caso da Inseminação Artificial é fundamental para evitar produzir muitos óvulos e evitar o risco de gravidez múltipla. Por isso, nunca tome remédios para estimular a produção de óvulos sem supervisão médica.
Durante o período de estimulação são realizadas ultrassonografias (3 ou 4) e verificados os níveis de estradiol no sangue para comprovar o crescimento e evolução dos folículos.
2 – Indução da ovulação (36 horas)
Ao comprovar por meio de ultrassom que os folículos alcançaram o tamanho adequado a inseminação é programada para aproximadamente 36 horas depois da administração de uma injeção de hCG que induz à maturação do óvulo.
3 – Preparação do sêmen (2 horas)
Duas horas antes da inseminação programada é realizada a coleta do sêmen por meio de masturbação e os espermatozoides são preparados em laboratório para melhorar e aumentar seu potencial de fecundação ao serem introduzidos no útero materno.
4 – Inseminação (14 a 16 dias)
Os espermatozoides capacitados são introduzidos no interior da cavidade uterina com a ajuda de um cateter.
Após esse procedimento o tratamento foi concluído. Então iniciamos a betaespera, ou seja, o tempo de espera para a confirmação da gravidez enquanto ocorre a nidação.
5 – Beta
Teste de gravidez (7 a 10 dias)
Obtendo o positivo no teste de gravidez, a paciente realiza uma ultrassonografia vaginal uma semana mais tarde para visualizar o saco gestacional e repetir a análise de sangue.
5 – Ultrassonografia
A primeira ultrassonografia da gravidez! Você nunca esquecerá este dia!
Ficou com alguma dúvida? Faça sua pergunta!
162 Comentários
Boa noite
Não tenho mais nenhum ovário, consigo engravidar com a fertilizao in vitro?
Boa tarde! O ideal é consultar um médico especialista em reprodução humana para avaliar seu caso e seus exames.
Boa noite, fui em uma clínica pra começar o procedime to da fiv, e o médico me receitou um ant concepcional para preservar os óvulos. Eu estou muito confusa em relação a isso. Poderia me explicar o motivo? E se afetaria algo na minha gestação?
Bom dia. As indicações médicas são de acordo com a avaliação de seus exames e os procedimentos do tratamento.
Boa tarde, tenho 33 anos (faço 34 em dezembro), e não consigo engravidar naturalmente devido a baixa qualidade e motilidade dos espermatozóides do meu esposo (27 anos), fizemos os tratamentos para tentar melhorar esse quadro clínico porém sem resultado significativo (morfologia de Kruger de 1% para 2%), já meus exames histerossalpingografia, us seriada deu tudo normal, ovulação e trompas ok. Minha GO sugeriu que tentássemos uma inseminação, pois as chances seriam boas, mas tenho receio de não dar certo. Infelizmente não temos condições de arcar com um tratamento como a FIV, gostaria de saber se são feitas apenas 1 tentativa no procedimento de Inseminação, e se realmente é indicado para meu caso.
Boa tarde Eliza, tudo bem? Você deve fazer uma consulta com um especialista em reprodução humana para identificar o melhor tratamentos. Nós temos diversos pacotes e tratamentos. Para agendamentos: 71. 3014-9999. Estamos a disposição!
Olá. Tudo bem? O tratamento mais indicado é a FIV, porém, deve ser avaliado por um médico.
Qual o valor
Olá Sra. Lídia, tudo bem? Informações sobre valores, por favor entre em contato com nossa central: 71 3014-9999. Estamos a disposição.