junho 15, 2020

Alimentos que aumentam a fertilidade

Comitê Editorial IVI Salvador

Alguns alimentos aumentam a fertilidade, outros a prejudicam. Sabemos que um dos maiores prazeres da vida é comer. E com a variedade que nos cerca diariamente, fica difícil de resistir às tentações. São muitas opções coloridas e cheias de promessa de sabor. Muitas vezes não tem como resistir.

Alguns alimentos além de serem ótimos de sabor, podem aumentar a fertilidade. Notícia excelente quando consideramos que os números de infertilidade crescem a cada ano e que a estimativa atual seja de algo entre 50 e 80 milhões de pessoas pelo mundo sofrendo com o problema. Nesse caso, toda ajuda é bem-vinda! Especialmente se vem de uma fonte simples, como a alimentação.

É bom lembrar que os principais fatores que levam a infertilidade são problemas de saúde, alterações hormonais, estresse, tabagismo/alcoolismo e alimentação inadequada. Portanto, cuidar da alimentação é fundamental!

De um modo geral, os alimentos que ajudam a aumentar a fertilidade são os que contribuem na estimulação de hormônios sexuais. E consequentemente, ajudam na formação de óvulos e espermatozoides. Alimentos que tenham bastante zinco, vitaminas B6 e E, ômega 3, ômega 6 e ainda os ricos em ácidos graxos são boas opções.

Também é preciso cuidar de outros fatores

Mas vale destacar que não é apenas o alimento que vai ser fator decisivo para o aumento da fertilidade. Para que o organismo funcione de forma mais equilibrada, é necessário dosar os fatores da vida. Trabalho, descanso, lazer, exercícios. Tudo tem o seu momento e a sua importância. Um estilo de vida que traga esse equilíbrio, aliado à alimentação com ingredientes ricos nessas substâncias, é o fundamental para o das taxas de fertilidade.

Outro fator é estar em dia com a saúde. Fazer check-ups regularmente, visitar o médico e ter a certeza de que os índices corpóreos estão dentro dos parâmetros. No caso da fertilidade, investigar logo, caso algo pareça errado. Não é saudável alimentar pensamentos e tantas hipóteses sobre o que pode estar errado, sem realmente investigar. Especialmente em tempos modernos, com tantas tecnologias acessíveis. Até porque, em matéria de saúde, quanto antes se descobre um problema, fica mais simples e fácil de tratar.

Afinal, quais alimentos ajudam na fertilidade?

Frutas secas, aveia, centeio, gema de ovo, carnes e ostra são alimentos ricos em zinco. Já a couve-flor, agrião e brócolis, além da banana, possuem muita vitamina B6. Os ácidos graxos e ômega 3 e 6 podem ser encontrados em peixes gordos e sementes, entre elas a de girassol, que também é fonte de vitamina E.

Esses são apenas alguns dos exemplos de alimentos que podem contribuir para o aumento da fertilidade tanto no caso dos homens quanto das mulheres. Mas os nutricionistas alertam para a correta ingestão deles. Não é porque são bons para o processo, que devem ser ingeridos em excesso. Muito menos limitar a dieta a apenas esses ingredientes. Lembrar sempre do equilíbrio é a chave para o sucesso!

Uma alimentação bem regulada é aquela com pratos coloridos, alimentos o mais frescos possíveis, variedade de porções com legumes, vegetais, frutas e proteínas. Essa combinação é que faz a diferença. Outra recomendação dos nutricionistas é se alimentar várias vezes ao dia, com porções pequenas. Isso vai fazer com que o organismo esteja sempre em atividade, gerando um melhor funcionamento. Além disso, para aqueles que buscam uma forma física mais esbelta, ajudará no emagrecimento porque, mesmo comendo mais vezes, o corpo gastará mais energia para se manter em funcionamento constantemente. Mas fica a ressalva: porções pequenas!

Alerta para alimentos que podem prejudicar

Como em tudo na vida, existem também os vilões… no caso dos alimentos, também! E enquanto alguns podem ajudar no aumento da fertilidade, outros podem interferir negativamente. Entre eles, estão o café, farinha e açúcar refinado (entram nessa lista bolos, sobremesas e biscoitos, por exemplo). De modo geral, alimentos muito industrializados e processados, com quantidades muito grandes de conservantes devem ser evitados. Além disso, deve-se evitar doces, e a tão combatida gordura trans.

Alimentos especialmente bons para os homens

Como cada organismo funciona de forma particular, alguns tipos de alimentos são especialmente bons para os homens. Nesse grupo, consideram-se aqueles que possuem muito cromo, um mineral imprescindível para fabricar os espermatozoides. Na prática, o cromo é muito encontrado em pão integral ou de centeio, pimentão verde, ovos e frango. Recomenda-se ainda que os homens consumam muitas frutas cítricas, pois a vitamina C pode ajudar a aumentar o número de espermatozoides.

Nutrientes importantes para as mulheres

Além daqueles que já citamos, é importante que as mulheres se cuidem e consumam bastantes alimentos antioxidantes, para ajudar na estimulação da produção dos hormônios sexuais. Exemplos de alimentos que funcionam como antioxidantes são cenoura, batata doce, kiwi, tomate, abacate, vegetais verdes, castanha-do-pará, atum, beterraba, pimentão amarelo, entre outros. O inhame também possui elementos que aumentam a produção de hormônios femininos e facilitam a ovulação.

Cuide da vida, planeje sonhos

Uma forma de eliminar ou reduzir o estresse do dia a dia é buscar o equilíbrio através de algo que você goste de fazer. Já que agora você já sabe quais os alimentos que ajudam a aumentar a fertilidade, adote uma rotina mais saudável. Mas além disso, busque fazer coisas que te tragam prazer. Pratique um esporte, por exemplo. Mesmo na pandemia do novo coronavírus e no contexto de isolamento social, dá pra pular corda, dançar com aulas online, fazer yoga ou até mesmo corrida estacionária. Tudo isso vai contribuir para a saúde física e mental. A mente é um dos fatores que, às vezes, interfere muito na infertilidade, A “pressão” por estar tentando engravidar há algum tempo, sem sucesso, faz com que a cabeça trabalhe contra. Por isso, cuide da alimentação. Mas cuide também de você. De seus sonhos. Malhe, dance, planeje viagens, pense leve, para buscar o tão sonhado equilíbrio, que vai te ajudar a alcançar todos os objetivos.

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up