dezembro 1, 2015

Lavagem de sêmen para ter filhos sem HIV

ilustração espermatozoide sendo analisado para filhos sem HIV

Um pouco mais de dez anos atrás ser portador do vírus da AIDS significava um grande risco de vida e certamente o fim do sonho de ter filhos, já que a transmissão do vírus HIV para os descendentes seria uma certeza. Felizmente hoje em dia os tratamentos disponíveis dão a quem é soropositivo a possibilidade de uma vida plena, que com os avanços da reprodução humana inclui realizar o sonho de ter filhos sem HIV, mesmo sendo portador.

Existem soluções para impedir a transmissão do HIV tanto nos casos do homem, quanto da mulher serem portadores. Hoje vamos explicar como funciona a técnica conhecida como “lavagem de sêmen”, que é utilizada para impedir a transmissão do vírus da AIDS tanto para parceira, quanto para o descendente.

O que é a lavagem de sêmen?

A lavagem de sêmen é uma técnica de reprodução assistida chave para impedir a transmissão do HIV, já que o vírus não se encontra nos próprios espermatozoides, mas sim no plasma seminal e em outras células presentes do sêmen, a partir da lavagem do sêmen o segundo passo será começar na mulher um ciclo de preparação para a fertilização in vitro.

Através de um procedimento realizado dentro do laboratório que separa o plasma seminal e as outras células que poderiam ser portadoras do vírus da amostra de sêmen. Após a separação é feita a comprovação que a mostra separada sem vírus realmente estão livres do HIV e a mostra é colocada em quarentena para uma nova avaliação posterior para garantir que a lavagem de sêmen foi efetiva.

Qual o tratamento para a gravidez após a lavagem de sêmen?

A forma mais segura e efetiva de gravidez após a lavagem de sêmen é a fertilização in vitro com a técnica ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoide), onde um espermatozoide é introduzido diretamente no óvulo com a ajuda de uma pipeta.

Durante todo o tratamento o homem deve estar em dia com os medicamentos de controle do HIV que toma e também ter um acompanhamento especializado rigoroso.

Quando a mulher é soropositiva é possível ter filhos sem HIV?

Sim, neste caso também é necessário contar com o apoio das técnicas de reprodução humana, que pode ser a inseminação artificial ou a fertilização in vitro, dependendo da avaliação da fertilidade do casal. O pré-natal deve ter um acompanhamento rigoroso e também o parto, para evitar a transmissão do HIV, sendo que assim como no caso masculino, é preciso estar em dia com o controle do vírus. Após o nascimento do bebê, a mãe não poderá dar o peito.

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up