A Inseminação Artificial (IA) é considerada um tratamento de reprodução humana assistida de baixa complexidade e recomendada para mulheres jovens, férteis e casos leves de infertilidade masculina. Você já conferiu com a gente o passo-a-passo da Fertilização in Vitro (FIV), agora é a vez da Inseminação Artificial:
Primeiro Passo: Consulta
O primeiro passo coincide para todos os tratamentos, porque é na realidade o passo fundamental para saber o que deve ser feito para conseguir a gravidez. Apesar da Inseminação Artificial ser até 4 vezes mais barata que a Fertilização in Vitro, a decisão sobre um ou outro tratamento de reprodução humana não pode depender do custo e sim da indicação médica baseada no que é preciso para obter a gravidez.
Na primeira consulta serão solicitados exames que permitirão identificar a causa da infertilidade e sua solução, que não necessariamente passa por fazer uma Fertilização in Vitro ou uma Inseminação Artificial.
Em ocasiões a dificuldade de gravidez pode ser solucionada de forma simples, por isso é importante não esperar mais de um ano para procurar um especialista. Lembrando que a solução é uma questão do casal. Ambos devem passar pelo consultório e realizar exames. Durante a consulta examinamos pacientes, antecedentes familiares, índice de massa corporal, reserva ovariana, qualidade do esperma, etc.
Vários exames serão solicitados tanto para a mulher quanto para o homem. O tempo entre marcação, realização e resultados dos exames costuma levar um mês, tempo médio de retorno de nossos pacientes para apresentar os resultados ao especialista. Se a indicação for um tratamento de Inseminação Artificial, seguirá os seguintes passos:
Inicio do tratamento de Inseminação Artificial
1 – Estimulação ovariana (10 a 12 dias)
A inseminação artificial pode acontecer em um ciclo natural, mas a sua eficácia aumenta com o uso de gonadotrofinas exógenas que induzem o desenvolvimento folicular múltiplo. O controle da estimulação no caso da Inseminação Artificial é fundamental para evitar produzir muitos óvulos e evitar o risco de gravidez múltipla. Por isso, nunca tome remédios para estimular a produção de óvulos sem supervisão médica.
Durante o período de estimulação são realizadas ultrassonografias (3 ou 4) e verificados os níveis de estradiol no sangue para comprovar o crescimento e evolução dos folículos.
2 – Indução da ovulação (36 horas)
Ao comprovar por meio de ultrassom que os folículos alcançaram o tamanho adequado a inseminação é programada para aproximadamente 36 horas depois da administração de uma injeção de hCG que induz à maturação do óvulo.
3 – Preparação do sêmen (2 horas)
Duas horas antes da inseminação programada é realizada a coleta do sêmen por meio de masturbação e os espermatozoides são preparados em laboratório para melhorar e aumentar seu potencial de fecundação ao serem introduzidos no útero materno.
4 – Inseminação (14 a 16 dias)
Os espermatozoides capacitados são introduzidos no interior da cavidade uterina com a ajuda de um cateter.
Após esse procedimento o tratamento foi concluído. Então iniciamos a betaespera, ou seja, o tempo de espera para a confirmação da gravidez enquanto ocorre a nidação.
5 – Beta
Teste de gravidez (7 a 10 dias)
Obtendo o positivo no teste de gravidez, a paciente realiza uma ultrassonografia vaginal uma semana mais tarde para visualizar o saco gestacional e repetir a análise de sangue.
5 – Ultrassonografia
A primeira ultrassonografia da gravidez! Você nunca esquecerá este dia!
Ficou com alguma dúvida? Faça sua pergunta!
162 Comentários
Qual o valor para a primeira consulta e qual o procedimento para uma produção independente?!
Tenho 29 anos e moro em cabo frio a Consulta poderia ser por aqui?
Olá Julimara, Cabo Frio – RJ? Infelizmente não temos clínicas nessa localização. Somente Salvador e São Paulo.
O procedimento para produção independente dependerá do estado da fertilidade da paciente.
estamos à disposição
Boa tarde Zena,
Aos 42 anos é muito importante incorporar as análises genéticas de embrião, pois a maioria dos óvulos produzidos podem ter alterações cromossômicas. A perda gestacional costuma ser uma consequência disso, outra consequência podem ser alterações e trissomias.
Leia este post, acredito que pode te ajudar e consulte um especialista com urgência, pois as chances de sucesso diminuem rapidamente a partir dos 40 anos.
https://ivi.net.br/blog/pgs-aumenta-chances-de-gravidez-e-reduz-risco-de-aborto/
estamos à disposição!
Boa noite. Sou casada no papel com uma mulher e nós gostariamos de ter um bebe. Minha pergunta é quais são os papos que ela deve fazer para realizarmos nosso sonho de ter nosso filho? Agradeço desde ja a atenção!
Olá Angela,
Não existe burocracias extras para uma união homoafetiva ter filhos, mesmo quando não é oficializada no papel. Vocês simplesmente devem agendar uma consulta, realizar os exames para a avaliação da fertilidade e decidir qual das duas colocará o óvulo e o útero para a gestação.
Agende uma consulta e peça mais informações diretamente com a clínica de sua preferência através do link: https://ivi.net.br/agendar-consulta/
fico à disposição!
Ola meu marido fez vasectomia no outro casamento dele e eu nao tenho filho sera que nesse caso da para fazer a inseminacao
Olá Fabiana,
Em caso de vasectomia não é possível a inseminação, pois a ejaculação não tem espermatozoides. É preciso realizar uma punção testicular e posterior tratamento de Fertilização in Vitro com a técnica ICSI. Veja no link mais detalhes: https://ivi.net.br/tratamentos-reproducao-assistida/icsi/
Boa tarde!
Me chamo Claudiane, tenho 41 anos. Há 8 anos parei de tomar anticoncepcional, e simplesmente nunca consegui engravidar, devido as rotinas entre trabalho, e estudos, não fui verificar a causa da demora. Agora aos 41 anos, fomos ao médico, meu marido e eu, e tudo mostra que estamos normal, e mesmo assim não engravido. Será que no meu caso, a inseminação artificial, seria o melhor a fazer? pois já estou com essa idade, e tenho muito medo de ficar esperando, e nunca conseguir.
Desde já agradeço a atenção.
Olá Claudiane,
Aos 41 anos a inseminação não é indicada pelo fator idade, o ideal é uma Fertilização in Vitro com PGS (para o estudo genético dos embriões). Provavelmente no caso de vocês é preciso realizar mais estudos. Foram realizados testes genéticos? Atualmente ainda existem muitos casos de infertilidade sem causa aparente. Isso significa que existe algum impedimento, no entanto a ciência ainda não conseguiu explicar. Muitos desses casos estão começando a serem explicados com testes genéticos.
Estamos à disposição!