A Inseminação Artificial (IA) é considerada um tratamento de reprodução humana assistida de baixa complexidade e recomendada para mulheres jovens, férteis e casos leves de infertilidade masculina. Você já conferiu com a gente o passo-a-passo da Fertilização in Vitro (FIV), agora é a vez da Inseminação Artificial:
Primeiro Passo: Consulta
O primeiro passo coincide para todos os tratamentos, porque é na realidade o passo fundamental para saber o que deve ser feito para conseguir a gravidez. Apesar da Inseminação Artificial ser até 4 vezes mais barata que a Fertilização in Vitro, a decisão sobre um ou outro tratamento de reprodução humana não pode depender do custo e sim da indicação médica baseada no que é preciso para obter a gravidez.
Na primeira consulta serão solicitados exames que permitirão identificar a causa da infertilidade e sua solução, que não necessariamente passa por fazer uma Fertilização in Vitro ou uma Inseminação Artificial.
Em ocasiões a dificuldade de gravidez pode ser solucionada de forma simples, por isso é importante não esperar mais de um ano para procurar um especialista. Lembrando que a solução é uma questão do casal. Ambos devem passar pelo consultório e realizar exames. Durante a consulta examinamos pacientes, antecedentes familiares, índice de massa corporal, reserva ovariana, qualidade do esperma, etc.
Vários exames serão solicitados tanto para a mulher quanto para o homem. O tempo entre marcação, realização e resultados dos exames costuma levar um mês, tempo médio de retorno de nossos pacientes para apresentar os resultados ao especialista. Se a indicação for um tratamento de Inseminação Artificial, seguirá os seguintes passos:
Inicio do tratamento de Inseminação Artificial
1 – Estimulação ovariana (10 a 12 dias)
A inseminação artificial pode acontecer em um ciclo natural, mas a sua eficácia aumenta com o uso de gonadotrofinas exógenas que induzem o desenvolvimento folicular múltiplo. O controle da estimulação no caso da Inseminação Artificial é fundamental para evitar produzir muitos óvulos e evitar o risco de gravidez múltipla. Por isso, nunca tome remédios para estimular a produção de óvulos sem supervisão médica.
Durante o período de estimulação são realizadas ultrassonografias (3 ou 4) e verificados os níveis de estradiol no sangue para comprovar o crescimento e evolução dos folículos.
2 – Indução da ovulação (36 horas)
Ao comprovar por meio de ultrassom que os folículos alcançaram o tamanho adequado a inseminação é programada para aproximadamente 36 horas depois da administração de uma injeção de hCG que induz à maturação do óvulo.
3 – Preparação do sêmen (2 horas)
Duas horas antes da inseminação programada é realizada a coleta do sêmen por meio de masturbação e os espermatozoides são preparados em laboratório para melhorar e aumentar seu potencial de fecundação ao serem introduzidos no útero materno.
4 – Inseminação (14 a 16 dias)
Os espermatozoides capacitados são introduzidos no interior da cavidade uterina com a ajuda de um cateter.
Após esse procedimento o tratamento foi concluído. Então iniciamos a betaespera, ou seja, o tempo de espera para a confirmação da gravidez enquanto ocorre a nidação.
5 – Beta
Teste de gravidez (7 a 10 dias)
Obtendo o positivo no teste de gravidez, a paciente realiza uma ultrassonografia vaginal uma semana mais tarde para visualizar o saco gestacional e repetir a análise de sangue.
5 – Ultrassonografia
A primeira ultrassonografia da gravidez! Você nunca esquecerá este dia!
Ficou com alguma dúvida? Faça sua pergunta!
162 Comentários
Numa relação homoafetiva entre duas mulheres, não é possível que o bebê tenha a genética das duas?
Bom dia Hagata, acontece com frequência para que ambas participem do processo, que seja utilizado o óvulos de uma e que a outra faça a gestação. Apesar de que a gestante não tenha a influência genética direta, ela dará a influência epigenética, pois está comprovado que a gestante influencia geneticamente no bebê durante a gravidez, mesmo quando o óvulo não é próprio.
FIZ INSIMINAÇÃO ARTIFICIAL DIA 26/01, ONTEM FEZ 14 DIAS DO PROCESSO DAI FIZ TESTE DE GRAVIDEZ DEU NEGATIVO, MAS MINHA MESTRUAÇÃO A DATA PARA DESCER É DIA 14/02 POSSO TER ESPERANÇA DE ESTAR GRAVIDA.
Olá Keila, a confirmação deve ser feita na data que a clínica recomendou para você caso faça o teste antes, existe a possibilidade de um falso negativo.
Boa tarde,
Tenho reserva ovariana baixa (apenas AMH alterado, demais exames todos normais) e já tentei uma FIV, sem sucesso, os embriões não desenvolveram.
Por questão financeira gostaria de tentar uma inseminação, seria viável?
Sheila,
As chances de sucesso da inseminação costumam ser muito baixas, razão pela qual este tratamento é indicado somente para pacientes jovens, abaixo de 35 anos com infertilidade leve.
Ola meu nome e Lailsa e eu queria saber se consigo engravida pq eu tenho varios poli sisto nos dois ovario e tambem no utero.quais sao a chanse de eu engravida
Boa tarde Lailsa,
Sugiro a leitura do nosso post sobre ovários policísticos. As chances de gravidez podem variar de pessoa para pessoa, por isso é preciso que você consulte um especialista em reprodução humana para um diagnóstico personalizado: https://ivi.net.br/blog/o-que-sao-ovarios-policisticos/
eu e meu marido fizemos os exames e foi constatado que ele tem ausencia de espermas , entao decidimos que eu faria a inseminação qual em media sera o valor
Boa tarde,
no caso de ausência de esperma o tratamento indicado é a Fertilização in Vitro e não a Inseminação Artificial, no entanto antes de realizar o procedimento, é preciso confirmar se será necessário outros procedimentos que podem alterar o custo do tratamento, como por exemplo uma punção para encontrar espermatozoides nos testículos, por exemplo. Ou se pelo contrário, a opção do casal é utilizar sêmen de doador.
Vou pedir para nossa equipe enviar um e-mail com os detalhes para vocês.
Atenciosamente,