julho 14, 2016

Quando é indicado o congelamento de sêmen?

quando o congelamento de sêmen é recomendado? imagem de pai e filho vestidos com bermuda e capa de super herói

A técnica de vitrificação de gametas, utilizada para o congelamento sêmen, óvulos e embriões ficou conhecida como uma alternativa para preservar a fertilidade de pacientes antes do início de tratamentos ou cirurgias que poderiam comprometer sua fertilidade futura, como o tratamento contra o câncer. Hoje, além de fatores médicos, fatores sociais também levam os homens a realizar o congelamento de sêmen. Por exemplo, antes de realizar a vasectomia, normalmente é oferecida a possibilidade de congelar sêmen como medida preventiva para eventuais mudanças de planos sobre ter filhos. Átila Sena e Laís Diniz, do laboratório de Andrologia do IVI Salvador, explicam que a técnica de vitrificação permite manter de forma segura os espermatozoides por tempo indeterminado. As amostras são tratadas e criopreservadas em nitrogênio líquido a temperatura de -196ºC.

Indicações para o congelamento de sêmen:

– Antes de realizar tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, se o paciente deseja conservar as chances de ter filhos no futuro. Estes tratamentos são tóxicos e podem comprometer a fertilidade do paciente tanto no caso dos homens quanto no caso das mulheres.
– Antes de submeter-se a procedimentos no órgão reprodutor masculino. Para evitar que a produção de espermatozoides seja comprometida em consequência de cirurgias no aparelho reprodutor do homem, como a remoção total ou parcial do testículo, por exemplo.
– Antes de realizar uma vasectomia. Apesar do propósito dessa cirurgia ser exatamente interromper de forma definitiva as chances de gravidez, com o passar dos anos e mudanças na vida, temos recebidos muitos pacientes vasectomizados que desejam ser pais novamente. Contar com uma amostra de espermatozoides congelados irá evitar a necessidade de uma punção testicular ou reversão da vasectomia, ambos procedimentos mais complexos e menos eficazes que realizar o descongelamento de uma amostra de sêmen vitrificada.

Como é realizado o congelamento de espermatozoides?

Diferente da mulher, que para congelar seus óvulos precisa passar por um processo de estimulação ovariana com o uso de medicamentos, os homens com uma única coleta obtida por meio de masturbação conseguem uma amostra com milhões de espermatozoides, que caso precisem ser utilizados, fecundarão óvulos por meio de tratamento de Fertilização in Vitro, através da técnica ICSI, que introduz um único espermatozoide diretamente no óvulo.

Solicite a sua primeira consulta:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up