Quando as mulheres decidem engravidar, e iniciam as tentativas, o primeiro passo da maioria delas é observar o período fértil. Elas vão ao ginecologista, fazem anotações, e realmente acompanham de perto o ciclo menstrual. E esse monitoramento é importante, inclusive, para detectar possíveis problemas de saúde.
Problemas esses, que podem provocar diferentes formas de infertilidade. Sejam alterações hormonais decorrentes da SOP (síndrome dos ovários policísticos), ou a presença de miomas e pólipos, entre outros. Tudo isso pode vir a prejudicar a fecundação.
Mas, a ansiedade de acompanhar o ciclo menstrual dia a dia, pode causar um certo desconforto na mulher. Isso porque, o ciclo reprodutivo é inexato por natureza. E a mulher precisa encontrar os dias de maior fertilidade para manter relações sexuais com maiores chances de uma gestação.
Porém, apesar de incerto, o ciclo reprodutivo sempre envia sinais ao corpo sobre os seus processos. E mesmo a fecundação e a nidação do embrião podem desencadear reações que se manifestam fisicamente. Por isso que é tão importante conhecer o próprio corpo e o seu funcionamento.
Só assim, a mulher terá consciência sobre os próprios processos, o que acaba diminuindo a ansiedade a respeito deles. Saber identificar as pistas de que houve a fecundação e a fixação do embrião ajudam a mulher a se manter calma e confiante na gestação.
Quanto tempo depois da relação a mulher sabe se engravidou?
Muita gente imagina que, após fazer sexo sem proteção, a gravidez ocorre imediatamente. Mas, como a linha do tempo revela, não é bem assim. Muitas etapas precisam acontecer para que um embrião (que se tornará um feto depois) seja criado.
Ou seja, a gestação só se concretiza fisicamente alguns dias depois da relação sexual. Mas quando datamos uma gravidez (a idade gestacional), o primeiro dia do seu último período menstrual é considerado como o ponto inicial. Isso significa que, quando a mulher descobre que está grávida, ela está tecnicamente com quatro semanas, ou mais.
Para entender os detalhes, é preciso relembrar alguns conceitos básicos. Há um determinado intervalo de tempo (período fértil) no seu ciclo em que existe uma possibilidade maior de você engravidar. São os cinco dias antes da ovulação, no dia da ovulação ou no dia seguinte a esse.
A ovulação é quando um óvulo é liberado dos seus ovários e transportado para as tubas uterinas. O óvulo só fica ativo por até 24 horas, depois ele se desintegra. Mas, se durante esse curto tempo, ele for fecundado por um espermatozoide, pode acontecer uma gravidez.
Também é possível engravidar se você tiver relação sexual dias antes da ovulação. Isso porque os espermatozoides podem ficar no trato reprodutor por 3 a 7 dias. Se um óvulo for liberado, um deles pode fecundá-lo. Mas não pense que ter relações sexuais sem proteção no seu período fértil sempre resultará em gravidez.
Em média, acredita-se que casais saudáveis, e em idade fértil, têm cerca de 20% de chance de concepção em qualquer mês. Mas não perca as esperanças se isso não acontecer logo! Depois de começar a tentar, 45% dos casais engravidam em 3 meses, 65% em 6 meses e 85% em 1 ano.
Linha do tempo da fecundação
Vamos entender agora, o que exatamente acontece após o sexo sem proteção. Quanto tempo leva para o esperma fecundar o óvulo? Para acontecer uma gravidez após a relação, primeiro é preciso que o espermatozoide passe pela vagina, pelo colo do útero e ache a tuba uterina que contém o óvulo no dia da ovulação.
A distância percorrida fica entre 15 e 18 cm, e leva cerca de 15 a 45 minutos. Durante essa jornada, centenas de milhões de espermatozoides acabam ficando para trás e não chegam ao ponto final. A estimativa é de que 300 milhões de espermatozoides sejam liberados na ejaculação, mas só uns 200 cheguem ao óvulo.
Entre 45 minutos e 5 dias após o sexo: acontece a fecundação. Nem sempre existe um óvulo nas tubas uterinas quando o espermatozoide chega lá. Nesse caso, o espermatozoide pode esperar por um óvulo no trato reprodutor por até cinco dias e fecundá-lo.
Entre 6 e 10 dias após o sexo: é a vez da implantação! Assim que é fecundado, o óvulo começa a se dividir rapidamente até se tornar um conjunto de células. Mais tarde isso se tornará um embrião. A partir daí é iniciada uma trajetória própria. Conforme cresce, vai sair das tubas uterinas e chegar no útero, onde a implantação pode acontecer. E é nessa etapa que o óvulo fecundado se fixa no revestimento uterino.
Em um quarto das gestações, pode surgir um leve escape de sangramento entre o 10º e 14º dia, após a concepção. Isso se chama “sangramento de implantação” e costuma acontecer na época do seu período menstrual, o que pode ser um pouco confuso.
Talvez seja difícil identificá-lo, mas ele tende a ser mais leve do que a menstruação normal. “Se a mulher tiver um leve sangramento de escape ou outro sangramento diferente, e suspeitar que está grávida, o melhor é fazer um teste de gravidez ou marcar uma consulta médica”, alerta a Dra. Tirza Ramos, médica do IVI Salvador.
Quando a gravidez se manifesta
Entre 2 e 4 semanas após o sexo: acontecem os primeiros sintomas da gravidez. O engravidar é diferente para cada pessoa, mas, a mulher pode começar a notar os primeiros sintomas entre 2 e 4 semanas depois da concepção. “O sinal mais comum é o atraso menstrual. Outros indicadores comuns são fadiga, seios sensíveis, micção mais frequente e inchaço. A boa notícia é que os testes de gravidez têm conseguido detectar gestações cada vez mais cedo. Mas é sempre fundamental procurar o seu médico”, conta a especialista.
De modo geral, demora cerca de 15 dias depois do ato sexual para se ter um resultado positivo.
É melhor esperar pelo menos o primeiro dia de atraso menstrual para fazer um teste de farmácia e obter um resultado mais preciso.
Esse tipo de teste identifica o hormônio da gravidez gonadotrofina coriônica humana (hCG), que seu corpo começa a produzir cerca de 10 dias após a fecundação e aumenta aos poucos, à medida que o óvulo se torna um embrião.
Quando você perceber que a menstruação não veio, se houver gestação, os níveis de hCG estarão altos o suficiente, nesse momento, para indicar um resultado positivo.
Comentários estão fechados.