Solicite mais informações

Varicocele, a principal causa da infertilidade masculina

08 blog varicocele

A varicocele é uma variação da anatomia normal das veias do escroto que se caracteriza pela dilatação das veias que transportam o sangue nos testículos, uma espécie de varizes que dependendo do caso pode chegar a ser visível. Esta patologia representa aproximadamente 40% das causas de infertilidade masculina e afeta cerca de 15% da população masculina.

Os especialistas ainda não conseguiram encontrar a causa pela qual a varicocele se desenvolve, mas normalmente ela é identificada durante a puberdade, quando há um aumento do aporte de sangue nos genitais, podendo afetar apenas um ou ambos lados dos testículos.

Por que a varicocele afeta a fertilidade?

Os espermatozoides são produzidos nos testículos, e para manter sua saúde e capacidade de fecundação, nenhuma condição ambiental e fisiológica deveria alterar o ambiente onde o sêmen se desenvolve. Com a varicocele, a dilatação das veias do escroto altera as condições para a produção de espermatozoides e também causa dor.

Apesar de não estar totalmente claro como a varicocele causa danos nos espermatozoides, sua relação está totalmente comprovada. A dilatação das veias está associada ao aumento da temperatura dos testículos, sendo esta a principal teoria sobre seu impacto na fertilidade para explicar a causa da diminuição da contagem, redução da motilidade e alterações morfológicas dos espermatozoides.

Como detectar a varicocele?

Para detectar a varicocele é realizado um exame de toque onde o homem deve estar em pé, pois muitas vezes sua presença fica menos detectável ou inclusive imperceptível em outras posições. Não é preciso ultrassonografia para identificar a presença da varicocele, no entanto a varicocele que é perceptível no ultrassom, mas não no exame de toque existe e recebe o nome de varicocele subclínica.

Quem tem varicocele pode ter filhos?

Sim, porém o diagnóstico pode ser diferente dependendo de cada caso. O tratamento mais comum para a varicocele é a cirurgia ou embolização venosa. Após o tratamento cirúrgico, cerca de 2/3 melhoram sua condição e cerca de 40% consegue ter filhos restabelecendo a fertilidade, enquanto entre 10-15% dos homens poderão ter uma reincidência da varicocele depois da cirurgia.

Como alternativa ao tratamento cirúrgico ou como medida após a cirurgia para a obtenção da gravidez, é indicada a Fertilização in Vitro com a técnica ICSI, onde um único espermatozoide é selecionado e introduzido diretamente no óvulo para facilitar a fecundação.

Homens com suspeita de varicocele devem procurar um urologista para o tratamento e avaliação do nível de avanço de patologia e evitar a infertilidade.

Compartilhar Facebook Twitter Google +